NASA anunciará em breve se os astronautas da Starliner voltarão em uma nave da SpaceX

No dia 24 de agosto, a NASA finalmente anunciará como os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, que viajaram para a Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da Starliner da Boeing, retornarão à Terra. No início deste mês, a agência informou que estava em negociações com a SpaceX sobre a possibilidade de garantir dois assentos para os astronautas em uma missão futura da Crew Dragon. Enquanto a NASA se certificava de que essa opção estivesse disponível, continuava solicitando à Boeing dados que comprovassem que a Starliner é segura para o retorno. No entanto, as baterias da Starliner não durarão para sempre, e a agência precisa tomar uma decisão em breve.

Em seu comunicado, a NASA afirmou que no dia 24 de agosto, sua liderança fará uma última análise dos dados reunidos pela Boeing através de vários testes em solo e simulações realizadas por engenheiros com a ajuda de Williams e Wilmore. Uma hora depois, por volta das 13h, horário de Brasília, realizará uma coletiva de imprensa para divulgar oficialmente sua decisão. Você poderá acompanhar o evento na NASA+, na NASA Television, no aplicativo da NASA, no YouTube e no site da agência, mas também manteremos você atualizado.

A primeira missão tripulada da Starliner foi lançada ao espaço em junho a bordo de um foguete Atlas V da United Launch Alliance, após vários atrasos. A nave deveria permanecer acoplada à ISS por apenas oito dias antes de retornar à Terra com os dois astronautas. Durante seu voo até o laboratório orbital, no entanto, cinco de seus propulsores de manobra falharam. O vazamento de hélio, que levou a Boeing e a NASA a adiarem o lançamento, reapareceu e até piorou. Nos últimos meses, engenheiros realizaram testes e simulações em solo para fornecer à NASA os dados que ela exigia. “Estamos deixando os dados orientarem nossa tomada de decisão em relação ao gerenciamento dos pequenos vazamentos no sistema de hélio e ao desempenho dos propulsores que observamos durante a aproximação e o acoplamento”, disse Steve Stich, gerente do Programa Comercial de Tripulação da NASA, em junho.

Amazon

Se a NASA decidir seguir com o plano alternativo de fazer Wilmore e Williams voltarem na Crew Dragon, a Starliner retornará à Terra sem tripulação a bordo. Ainda não está claro quando a Starliner retornará ao planeta, mas provavelmente isso não acontecerá em breve, o que seria desejado pela Boeing. Além do fato de que as baterias da Starliner estão se esgotando, a Boeing informou no início deste mês que sofreu mais um prejuízo de US$ 125 milhões devido ao retorno atrasado da espaçonave. Wilmore e Williams voltarão então como parte da missão SpaceX Crew-9, a mesma missão que teve que ser adiada porque a Starliner ainda ocupava uma das duas vagas na ISS que podem acomodar cápsulas de astronautas. No entanto, a cápsula Crew-9 não retornará à Terra até fevereiro de 2025, o que significa que a viagem de oito dias dos astronautas se transformará em uma estadia de oito meses.

Fonte: Engadget

Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.

Leandro Lima

Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!