Na próxima semana, a Apple apresentará a série iPhone 16 durante um evento chamado “It’s Glowtime”. Aqui está o que achamos que sabemos sobre os novos modelos – aqui, focaremos no iPhone 16 e no iPhone 16 Plus, os dois Pros serão abordados em um artigo separado.
O lançamento
A Apple confirmou oficialmente que a série iPhone 16 será revelada em 9 de setembro (segunda-feira). O evento começará às 17h UTC.
A questão mais importante é quando os telefones estarão disponíveis – de acordo com Mark Gurman, todos os quatro modelos do iPhone 16 estão a caminho de uma rápida pré-encomenda (logo após o evento) e um lançamento em 20 de setembro .
O Apple Intelligence está supostamente atrasado e não estará disponível no dia do lançamento. Em vez disso, ele deve chegar como uma atualização em outubro. No entanto, esse atraso não afetará o lançamento do iPhone 16.
O design
Não houve uma evolução significativa no design vanilla do iPhone desde o iPhone 11, a menos que você considere a chegada do Dynamic Island como “significativa”. O visual geral da série 16 permanecerá o mesmo, mas manequins foram fotografados mostrando alguns ajustes.
A ilha retangular da câmera será espremida horizontalmente, alinhando as duas câmeras verticalmente. Isso também move o flash LED para fora da ilha e para a parte traseira.
Apple iPhone 16 manequins
Os manequins também revelam (todas?) as cores de lançamento. Elas devem ser mais saturadas do que os modelos Pro, que tradicionalmente só recebem os tons mais claros.
Botões de ação e captura
As vistas laterais dos manequins mostram os botões provisoriamente nomeados Action e Capture , que acionarão ações personalizadas e atuarão como uma tecla do obturador da câmera, respectivamente. Isso significa que o Alert Slider será removido, no entanto.
Todos os quatro modelos do iPhone 16 terão um botão de ação
E um botão de captura
Aparentemente, o botão Capturar será mais um trackpad capacitivo do que um botão físico, permitindo gestos de deslizar – isso poderia ser usado para controlar o zoom, por exemplo.
Exibições iguais
O iPhone 16 terá uma tela de 6,1”, a tela do iPhone 16 Plus será maior, com 6,7”, assim como no ano passado . No entanto, ambos serão menores do que as respectivas variantes Pro, que terão diagonais de 6,3” e 6,9”. Os engastes serão mais finos , então podemos esperar dimensões ligeiramente menores nos modelos vanilla e Plus (os Pros crescerão alguns milímetros).
As telas serão as mesmas, exceto por engastes um pouco mais finos
Todos os quatro modelos usarão o amplo orifício Dynamic Island na tela e é improvável que isso mude nos modelos vanilla no ano que vem (os Pros podem começar a mover o hardware abaixo da tela).
E, não, não haverá ProMotion, tanto o iPhone 16 quanto o 16 Plus terão telas de 60 Hz como na idade das trevas. Agora, isso é algo que pode mudar para o par vanilla de 2025, se você conseguir aguentar tanto tempo.
Chipsets Apple A18 e IA para todos
Já mencionamos que o Apple Intelligence será adiado – mas, crucialmente, ele eventualmente chegará ao iPhone 16 e 16 Plus. O 15 e o 15 Plus estão perdendo por causa de seus chipsets mais antigos (A16) e capacidades limitadas de RAM (6 GB).
No entanto, esse não será o caso da série 16. A Apple, como todas as outras empresas de tecnologia agora, vê a IA como a próxima grande novidade. Isso significa que os novos telefones terão uma NPU rápida o suficiente para processamento rápido no dispositivo e RAM suficiente para comportar os modelos de IA relativamente grandes.
Isso não quer dizer que a Apple vai enlouquecer com as capacidades de RAM, pelo menos não ainda. Este ano, espera-se que os modelos vanilla e Plus tenham 8 GB de RAM , os sucessores do ano que vem podem ir até 12 GB ( ou não ). O Google aumentou a capacidade de RAM na série Pixel 9, mas reservou parte dela para que o modelo de IA possa sempre ficar carregado na memória – pronto para responder a qualquer momento. Se a Apple fará o mesmo, ainda não se sabe.
Os telefones não-Pro podem ter menos núcleos de GPU, mas isso não deve afetar o desempenho da IA. E com seus displays de 60 Hz, potência extra de GPU não é necessária de qualquer maneira.
As mesmas câmeras
Como já vimos, o iPhone 16 e o 16 Plus terão duas câmeras – sem surpresas aqui. Rumores sugerem que os dois telefones usarão exatamente a mesma câmera principal de 48 MP de seus predecessores da série 15. O salto de 12 MP na série 14 e modelos mais antigos foi bem grande e não podemos esperar uma melhoria semelhante a cada ano.
Quanto à câmera ultra wide, ela será basicamente a mesma, exceto por uma lente atualizada – ela terá uma abertura f/2.2 mais brilhante (comparada a f/2.4) para melhor desempenho em pouca luz. Melhor ainda, ela terá foco automático, permitindo tirar fotos macro.
Ouvimos rumores de outras mudanças, por exemplo, suporte a JPEG XL no aplicativo da câmera (como uma alternativa ao HEIC). E já cobrimos o botão Capture acima.
O que vem depois
Apenas uma breve visão geral do que os analistas preveem que acontecerá em 2025. Este pode ser o fim da estrada para a grande série Plus, que supostamente dará lugar ao iPhone 17 Slim . Este terá uma tela ligeiramente menor de 6,6”, de acordo com o analista Jeff Pu, o que o separará ainda mais do modelo Pro Max (6,9”).
Tanto o iPhone 17 quanto o 17 Slim manterão a Dynamic Island, mas contarão com uma câmera selfie de 24 MP atualizada . Os Pros devem ter uma Island menor, então haverá uma diferença notável entre o vanilla e o Pro. Pelo menos o par vanilla deve finalmente obter telas de alta taxa de atualização.
De qualquer forma, há muitos rumores sobre a geração do iPhone 17 circulando agora e sua plausibilidade é bastante duvidosa. Por exemplo, ouvimos que o iPhone 17 Slim terá apenas uma câmera traseira , mas será mais caro do que o 17 Pro Max . Um ou ambos podem não ser verdade. Ainda assim, achamos que era importante mencionar essas coisas como contexto para o que a série iPhone 16 representará em termos de atualizações.
Há também o iPhone SE 4 a ser considerado, que completará a transição da Apple para OLED . O novo SE provavelmente chegará no Q1 de 2025.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Rafael Oliveira
Rafael de Oliveira é um profissional apaixonado por tecnologia e um entusiasta do mercado B2C, tendo um perfil dedicado a cobrir as últimas tendências do setor no site Tecflow. Fora do mundo corporativo, Rafael é um colecionador de discos e dedica seu tempo livre a criar beats usando o software Fruit Loops.