No dia 27 de setembro de 2024, novos rumores surgiram sobre a próxima geração do Apple Vision Pro, o dispositivo de realidade aumentada (AR) da gigante de tecnologia. Ming-Chi Kuo, um dos analistas mais respeitados quando se trata de previsões sobre a Apple, revelou que a empresa pretende iniciar a produção em massa da nova versão do Vision Pro no segundo semestre de 2025. A grande novidade? A inclusão de computação espacial com inteligência artificial (IA), possibilitada pelo futuro chip Apple M5.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter,Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link.
O Avanço do Vision Pro com o Chip M5
Atualmente, o Vision Pro é alimentado pelo chip M2, presente em diversos dispositivos da Apple. No entanto, o próximo modelo promete melhorias substanciais com a chegada do chip M5. O novo processador deve permitir um salto no desempenho, especialmente em funcionalidades de IA, que são essenciais para aprimorar a chamada “computação espacial”.
A computação espacial refere-se à interação mais intuitiva entre humanos e dispositivos, usando tecnologias como rastreamento ocular e controle de gestos. Essa inovação busca tornar as interfaces mais naturais e eficientes, melhorando a forma como os usuários interagem com o ambiente virtual e misturado.
Interface Homem-Máquina e IA Avançada
O foco da Apple com o Vision Pro de próxima geração é justamente tornar essa interface entre homem e máquina mais intuitiva, e as capacidades de IA aprimoradas pelo chip M5 serão fundamentais nesse processo. Segundo Kuo, a empresa pretende criar uma experiência que combine Apple Intelligence, rastreamento ocular avançado e controle de gestos para proporcionar um uso mais fluido e interativo.
Além disso, a Apple pretende manter o preço do novo Vision Pro próximo ao do modelo atual, dado que o hardware permanecerá praticamente o mesmo, com exceção do novo chip. A empresa também planeja incorporar um design mais leve e uma bateria com maior autonomia.
Um Passo Rumo ao Mainstream?
Um dos desafios apontados por Kuo será oferecer cenários de uso atrativos o suficiente para conquistar o mercado de massa. Embora o Vision Pro de próxima geração venha equipado com recursos de IA que prometem superar os de smartphones tradicionais, a dúvida que permanece é se essas inovações serão suficientes para atrair o público.
A resposta pode estar nas aplicações práticas da tecnologia. Se a Apple conseguir apresentar casos de uso cativantes e realmente diferenciados, o Vision Pro pode se consolidar como um dispositivo essencial para o futuro da computação espacial e AR.
Agora, resta aguardar o lançamento oficial para ver se o Vision Pro de próxima geração cumprirá suas promessas e marcará o início de uma nova era de dispositivos inteligentes.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Rafael Oliveira
Rafael de Oliveira é um profissional apaixonado por tecnologia e um entusiasta do mercado B2C, tendo um perfil dedicado a cobrir as últimas tendências do setor no site Tecflow. Fora do mundo corporativo, Rafael é um colecionador de discos e dedica seu tempo livre a criar beats usando o software Fruit Loops.