A automação nas empresas está avançando em ritmo acelerado. Segundo um estudo recente do Gartner Inc., até 2026, 30% das organizações automatizarão mais da metade de suas atividades de rede, um crescimento expressivo em comparação aos menos de 10% registrados em meados de 2023.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter,Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link.
Chris Saunderson, Diretor Sênior e Analista do Gartner, destaca que os líderes de Infraestrutura e Operações (I&O) estão cada vez mais adotando tecnologias baseadas em Inteligência Artificial (IA) e automação inteligente para lidar com a crescente complexidade das operações. “Essas ferramentas possibilitam maior resiliência operacional e capacidade de resposta, ajudando a processar volumes crescentes de dados de forma mais eficiente”, afirma Saunderson.
Automação Inteligente: O Futuro da Infraestrutura e Operações
A automação inteligente, que envolve técnicas como a Inteligência Artificial Generativa (GenAI), está sendo cada vez mais utilizada em iniciativas de Infraestrutura e Operações. Segundo o Gartner, essa tecnologia emergente permitirá maior agilidade para as empresas e facilitará o desenvolvimento de serviços avançados de I&O.
Embora a automação inteligente ainda se encontre no “Vale da Desilusão” no Hype Cycle for I&O Automation 2024 do Gartner, a expectativa é que ela alcance adoção generalizada nos próximos cinco a dez anos.
Fonte: Gartner (setembro 2024) .
Impacto da GenAI e AIOps no Mercado
A inclusão da GenAI nas plataformas de automação está impulsionando o mercado, especialmente em operações de TI. A IA está aprimorando operações, aumentando a eficiência e gerando insights valiosos. De acordo com Saunderson, os fornecedores de tecnologias que oferecem ferramentas de AIOps (operações de TI baseadas em IA) e monitoramento de desempenho serão decisivos na adoção de automação inteligente.
“O uso de IA em operações de TI, especialmente através da GenAI, pode transformar a forma como as empresas monitoram e gerenciam suas redes, permitindo uma automação muito mais avançada e responsiva”, complementa o analista.
Hiperautomação: Essencial para Grandes Empresas
A hiperautomação continua sendo uma prioridade para 90% das grandes empresas, especialmente desde o ressurgimento do interesse pela IA e GenAI em 2022. Frances Karamouzis, Vice-Presidente e Analista do Gartner, explica que a hiperautomação envolve o uso de múltiplas tecnologias como Machine Learning, automação de processos robóticos e arquitetura orientada a eventos.
No entanto, menos de 20% das empresas dominam a medição de iniciativas de hiperautomação. Para o Gartner, esse movimento está diretamente ligado à demanda por excelência operacional e resiliência, fatores que estão impulsionando o crescimento das soluções de hiperautomação.
Perspectivas para o Futuro
A previsão do Gartner para 2026 revela que as empresas estão investindo pesado em automação inteligente para alcançar novos níveis de eficiência, flexibilidade e resiliência. A adoção dessas tecnologias será essencial para as organizações que desejam se destacar no mercado, principalmente em um cenário em que a quantidade de dados e a complexidade das operações só tende a aumentar.
Para mais detalhes, clientes do Gartner podem acessar o relatório completo “Hype Cycle for I&O Automation 2024”.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.