A Inteligência Artificial Generativa (GenAI) está prestes a transformar radicalmente a engenharia de software, com uma pesquisa da Gartner, Inc. indicando que até 2027, 80% da força de trabalho de engenharia precisará desenvolver novas habilidades para atender à crescente demanda por aplicações habilitadas por IA.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter,Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link.
Philip Walsh, analista da Gartner, ressalta que “alegações ousadas sobre o potencial da IA geraram especulações de que ela poderia reduzir a demanda por engenheiros humanos ou até substituí-los completamente”. No entanto, ele afirma que, embora a IA modifique o papel dos engenheiros de sistemas, a experiência e a criatividade humanas continuarão essenciais para a entrega de software complexo e inovador.
Impactos da Inteligência Artificial na Engenharia de Software
A pesquisa da Gartner aponta três formas principais pelas quais a IA afetará o papel da engenharia de software:
- Curto Prazo: Limites da IA
Inicialmente, as ferramentas de IA gerarão aumentos modestos de produtividade, complementando as práticas e tarefas dos desenvolvedores. O impacto será mais significativo para desenvolvedores sêniores em empresas com práticas de engenharia maduras. - Médio Prazo: Expansão com Agentes de IA
O surgimento de agentes de IA transformará os padrões de trabalho, permitindo aos desenvolvedores automatizar e delegar mais tarefas. Esta fase marcará o início da engenharia de software nativa de IA, onde a maior parte do código será gerada por IA em vez de ser escrita manualmente. Walsh destaca que, “na era nativa de IA, os engenheiros de software adotarão uma mentalidade ‘IA-primeiro’”. - Longo Prazo: Ascensão da Engenharia de IA
Com os avanços em IA, as empresas precisarão de ainda mais engenheiros de software qualificados para atender à crescente demanda por sistemas habilitados por IA. Walsh afirma que “desenvolver um programa com IA exigirá uma nova geração de profissionais de software: o engenheiro de IA”.
Crescimento na Demanda por Engenheiros de IA
Uma pesquisa realizada pela Gartner com 300 empresas nos EUA e no Reino Unido revelou que 56% dos líderes de desenvolvimento de software consideram a função de engenheiro de IA/Machine Learning a mais demandada para 2024, apontando a aplicação de IA/Machine Learning em aplicativos como a maior lacuna de habilidades.
Para apoiar essa nova demanda, as empresas precisarão investir em plataformas de desenvolvimento de IA, que permitirão construir soluções de IA de maneira mais eficiente e integrar a tecnologia em larga escala. Walsh observa que esse investimento exigirá a qualificação das equipes de engenharia de dados e de plataformas para promover a integração e o desenvolvimento contínuo de artefatos de IA.
Os clientes do Gartner podem acessar mais informações no relatório “AI Will Not Replace Software Engineers (and May, in Fact, Require More)” e participar do webinar gratuito “What Mature Organizations Do Differently for AI Success”.
Sobre o Gartner for Software Engineering Leaders
O Gartner for Software Engineering Leaders auxilia os líderes a se alinharem com as partes interessadas, otimizar suas equipes e desenvolver produtos inovadores que beneficiem as empresas, parceiros e clientes. Para mais informações, visite Gartner for Software Engineering.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.