Entrevista: Silvio Campos, CEO da Positivo Servers & Solutions, fala sobre IA em data centers e afirma: “Brasil não pode ficar de fora das oportunidades

Com o crescimento acelerado da Inteligência Artificial (IA) no Brasil e no mundo, a Positivo Servers & Solutions tem se destacado ao oferecer soluções de ponta para data centers que buscam suportar as demandas de processamento intenso e armazenamento de grandes volumes de dados. A empresa, que faz parte do grupo Positivo Tecnologia, é também cessionária da tecnologia Supermicro no Brasil, oferecendo infraestrutura otimizada para aplicações de IA, com foco em eficiência energética e inovação.

Nesta entrevista, o CEO da Positivo Servers & Solutions, Silvio Campos, compartilha sua visão sobre o impacto da IA nos data centers brasileiros, a importância de tecnologias avançadas, como refrigeração líquida e servidores de alta performance, e o futuro das oportunidades para o Brasil no cenário global de IA. Vamos discutir como essas inovações estão transformando o setor e por que o país não pode ficar de fora dessa revolução tecnológica.

Tecflow: Como a Positivo Servers & Solutions está se posicionando para atender à crescente demanda por soluções de inteligência artificial no Brasil, especialmente em relação à implementação de servidores de alta performance e infraestrutura eficiente?

    Silvio de Ferraz Campos, CEO da Positivo Servers & Solutions: A Positivo Servers & Solutions, como cessionária da tecnologia Supermicro no Brasil, possui ofertas que atendem 100% das necessidades de infraestrutura para empresas que possuem demanda de alta performance e para atender à crescente demanda de IA. Seja qual for o estágio da adoção de tecnologia para IA, temos ofertas que vão desde um servidor equipado com dois, quatro ou dez GPUS, até um cluster com refrigeração liquida.

    Tecflow: Você mencionou a utilização da tecnologia de resfriamento líquido (liquid cooling) em suas soluções. Quais são os principais benefícios dessa tecnologia para data centers que operam com cargas intensivas de IA?

      SFC: Embora a refrigeração líquida ainda seja opcional, ela se tornará mais necessária à medida que a tecnologia e a performance de processamentos principal (CPU) e paralelo (GPU) aumentam, exigindo maior consumo de energia e gerando mais calor. A refrigeração a ar, em um futuro próximo, será economicamente e ecologicamente inviável e insuficiente para esses ambientes.

      Tecflow: Quais são os desafios que o Brasil enfrenta para se manter competitivo no cenário global de inteligência artificial, e como a Positivo Servers & Solutions está ajudando a superar esses desafios?

        SFC: A política pública vem se movimentando, como anunciado por meio do Programa Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), para alavancar a adoção da tecnologia, trazendo inúmeros benefícios para o cidadão. Esta iniciativa certamente irá encorajar mais empresas privadas a investirem no segmento para aumento da competitividade e eficiência operacional de seus negócios. 

        A Positivo Servers & Solutions pode ajudar na oferta de soluções comprovadas e em uso por outras regiões do mundo. Auxiliamos inclusive no quesito financeiro, por meio de nossa oferta de HaaS (Hardware as a Service) ou pelas linhas de crédito do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Por conta de nossos produtos serem produzidos no Brasil, fazemos jus aos benefícios fiscais e financeiros, permitindo um financiamento como o FINAME (Financiamento de Máquinas e Equipamentos) do BNDES.

        Tecflow: Com o lançamento de soluções como o SuperServer SYS-821GE-TNHR e o Generative AI SuperCluster LC, qual é o impacto esperado dessas tecnologias em termos de performance e eficiência energética nos data centers brasileiros?

          SFC: As ofertas da Supermicro, que produzimos no Brasil, possuem a melhor relação de densidade e energia. Com custos atraentes devido à fabricação local, nossas soluções entregam a mesma tecnologia utilizada nos principais data centers mundiais, reduzindo espaço e consumo de energia, sem perder performance e escalabilidade, com a melhor relação de consumo energético.

          Tecflow: Como a parceria com a Supermicro tem ajudado a Positivo Servers & Solutions a desenvolver e fornecer soluções inovadoras e avançadas para IA, e quais são as expectativas para essa colaboração no futuro?

            SFC: Nossa parceria com a Supermicro, que já dura mais de 15 anos, nos torna a única empresa com cessão de tecnologia para produção local. A Supermicro é líder no mercado de servidores para IA e possui uma equipe majoritariamente composta por engenheiros focados em desenvolver soluções de alta performance com a melhor relação ecológica, valorizando a economia de espaço e energia. Nossa expectativa é acompanhar e lançar no Brasil, no melhor “time to market”, essas soluções, viabilizando a adoção dessas tecnologias no mercado brasileiro, seja público ou privado, independentemente do estágio de adoção da empresa.

            Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.

            Marciel

            Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.

            Deixe comentário

            Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

            Mais acessados

            Dicas e Tutoriais

            SmartPhones & Tablets

            Mercado & Tecnologia

            Consoles e Games

            Ciência & Espaço

            Eventos

            Quem Somos

            Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

            Siga Tecflow em:

            Parceiro Autthentic

            error: Content is protected !!