Aqueles que publicam vídeos no Instagram podem ter notado que, enquanto alguns conteúdos são exibidos com clareza, outros acabam com uma aparência menos nítida. Segundo Adam Mosseri, chefe do Instagram, isso ocorre porque a plataforma prioriza a qualidade de vídeo para conteúdos que atraem mais visualizações. Em uma sessão de perguntas e respostas (AMA), Mosseri explicou que o Instagram ajusta automaticamente a qualidade do vídeo com base na popularidade do conteúdo.
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Em sua fala, Mosseri detalhou que o Instagram tenta sempre mostrar o vídeo na melhor qualidade possível. No entanto, quando um vídeo não atrai espectadores por um tempo, a plataforma pode reduzir sua qualidade para economizar recursos. “Se o vídeo volta a ser assistido muitas vezes, renderizamos novamente na melhor qualidade”, comentou o executivo. Segundo ele, o objetivo é garantir que os usuários tenham acesso ao conteúdo mais popular na máxima resolução disponível.
Prioridade para vídeos populares
Mosseri mencionou também que a plataforma dedica mais recursos aos criadores cujos vídeos recebem um volume maior de visualizações. Assim, se um conteúdo se destaca e atinge uma audiência ampla, o Instagram aloca processamento mais avançado para oferecer melhor qualidade visual.
Impacto para criadores menores
Em resposta a uma preocupação de que essa abordagem poderia afetar criadores com menos alcance, Mosseri afirmou que a alteração na qualidade não é tão significativa. Ele enfatizou que as pessoas tendem a engajar com vídeos baseando-se no conteúdo e não apenas na qualidade da imagem, o que, segundo ele, minimiza o impacto para aqueles que têm menor visibilidade.
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Uma estratégia de economia de recursos
A política de compressão da Meta não é novidade. Em 2021, a empresa revelou que estava encontrando desafios para manter a infraestrutura necessária para a crescente quantidade de vídeos carregados. Com bilhões de transmissões de vídeo por dia apenas no Facebook, a Meta precisou priorizar recursos. Em um blog, a empresa explicou que, enquanto vídeos populares recebem uma codificação mais detalhada e avançada, vídeos menos assistidos passam por uma compressão mais rápida e básica.
Com isso, a Meta economiza recursos computacionais e permite que os vídeos mais populares recebam um processamento aprimorado, entregando uma experiência de alta qualidade para os vídeos mais vistos e ajudando criadores populares a manterem o engajamento com seu público.
Comentários dos usuários
A decisão de ajustar a qualidade conforme a popularidade dos vídeos tem gerado reações diversas, com usuários destacando tanto a praticidade da medida quanto a possível desvantagem para criadores de menor expressão. Resta saber se a Meta ajustará essa prática ou se essa diferença de qualidade continuará sendo uma característica das plataformas da empresa.
Fonte: The Verge
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Rafael Oliveira
Rafael de Oliveira é um profissional apaixonado por tecnologia e um entusiasta do mercado B2C, tendo um perfil dedicado a cobrir as últimas tendências do setor no site Tecflow. Fora do mundo corporativo, Rafael é um colecionador de discos e dedica seu tempo livre a criar beats usando o software Fruit Loops.