

*por Eduardo Mitelman
Quando se fala em Inteligência Artificial, o tema é rapidamente ligado às alterações que a ferramenta vai causar no dia a dia. O receio é ainda maior quando o assunto é trabalho. Um levantamento da Organização Internacional do Trabalho (OIT) aponta que 37% dos empregos no Brasil devem ser influenciados pela Inteligência Artificial nos próximos anos.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter,Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link.
Realmente, a IA deve causar muito impacto na forma como vivemos o trabalho. Digo isso por entender que essa ferramenta, que avançou de forma exponencial nos últimos anos, deve seguir em evolução. Mas calma! Embora a tecnologia possa trazer alterações no mercado de trabalho, isso não significa que seremos substituídos pela máquina.
Assim como muitos, nunca fui uma pessoa técnica, mas fico impressionado com a forma como a IA pode ser usada para agilizar o trabalho, apoiar na criação de campanhas e trazer insights personalizados para estratégias. Isso já é reconhecido pelo mercado: Um estudo da Universidade de Oxford aponta que competências relacionadas à IA podem elevar salários em até 40%.
Mas então, por que tanto receio com a Inteligência Artificial?
Essa pergunta foi respondida recentemente em uma pesquisa do LinkedIn feita em todo o mundo: Os dados revelam que um em cada três entrevistados tem receio de não conseguirem se manter atualizados sobre os avanços da IA, ao mesmo tempo que 56% dos profissionais sentem que precisam aprofundar seus conhecimentos em IA para se manterem no mercado de trabalho. Talvez, a resposta crua seja o “medo” da mudança. E a má notícia é que a IA mal começou a alterar a forma como trabalhamos.
Multinacional oferece 5 MIL vagas grátis em cursos de tecnologia
A T-Systems do Brasil, multinacional do setor de tecnologia, abriu mais de 5 mil vagas gratuitas em trilhas de aprendizado…
SEGA lança campanha global “Racing Around the World” para celebrar
A SEGA anunciou oficialmente, nesta quarta-feira (21), a nova campanha de marca “Racing Around the World”, uma celebração global dedicada…
Tecnologia: Avanade abre 250 vagas em diversas áreas e cidades
A Avanade, líder global em soluções baseadas na tecnologia Microsoft, anunciou a abertura de 250 vagas de emprego no Brasil….
Samsung lança Galaxy S25 Edge no Brasil: o smartphone mais
A Samsung apresentou oficialmente no Brasil o Galaxy S25 Edge, considerado o smartphone mais fino já lançado pela marca na…
Bitcoin bate novo recorde e impulsiona o mercado de criptomoedas
O mercado de criptomoedas vive um dia histórico nesta terça-feira, com o Bitcoin atingindo um novo recorde de preço: US$…
One UI 7 começa a chegar ao Galaxy A55: atualização
A Samsung continua a expandir a distribuição da sua mais recente interface, a One UI 7, e o novo modelo…
Mesmo que a IA venha sendo inserida aos poucos nas atividades do dia a dia. O uso ainda é, na maioria dos casos, mais básico. Porém, a oportunidade de usar a ferramenta com alta performance já está na mesa – e exige preparo. Para que o país acompanhe as tendências mundiais de Inteligência Artificial no trabalho, não basta o esforço de aprendizado apenas dos colaboradores, mas também das empresas em geral para oferecerem oportunidades de desenvolvimento.
Enquanto o cenário se reformula para que a IA seja definitivamente introduzida nas operações, este tempo de adaptação mostra um caminho onde empresas e colaboradores precisam evoluir em direção ao domínio desta nova tecnologia. Isso significa que este momento pede um olhar especial de líderes para oferecer condições para que seus colaboradores se desenvolvam e se qualifiquem para esse futuro próximo.
Construindo uma percepção afastada da ficção e do receio de ser substituído pela máquina, empresas e colaboradores podem aprender juntos a usar a IA ao seu favor de forma responsável. Para isso, basta dar um primeiro passo e procurar entender como a Inteligência Artificial pode otimizar processos e melhorar a eficiência de departamentos inteiros.

*Eduardo Mitelman é graduado em Publicidade e especialista em Inovação, Design e Estratégia pela ESPM, Eduardo fundou a startup DNA Conteúdo Digital em 2018 e cofundou a Inner AI em 2023, uma startup de Inteligência Artificial, com uma plataforma 100% brasileira para oferecer uma solução all-in-one de criação de conteúdo por meio das melhores e mais atualizadas ferramentas de IA do mundo.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.