
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) determinou que a Apple suspenda imediatamente restrições relacionadas aos métodos de pagamento para compras em aplicativos, enquanto o órgão avança em uma investigação motivada por uma queixa do Mercado Livre, gigante latino-americano de comércio eletrônico.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter,Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link
A Apple não comentou a decisão, e o Mercado Livre também não respondeu imediatamente às solicitações de declaração fora do horário comercial.
Entenda a disputa
A reclamação foi apresentada pelo Mercado Livre em 2022, tanto no Brasil quanto no México. A empresa acusou a Apple de impor restrições à distribuição de produtos digitais e compras em aplicativos, incluindo:
- Proibição de que aplicativos distribuam produtos e serviços digitais de terceiros, como filmes, músicas, videogames, livros e conteúdos escritos.
- Exigência de que desenvolvedores usem exclusivamente o sistema de pagamento da Apple para vendas dentro de aplicativos.
- Impedimento de redirecionar compradores para sites externos para finalizar transações.
Via Appia abre vaga para Coordenador de Infraestrutura
A Via Appia, está com processo seletivo aberto para a contratação de Coordenador de Infraestrutura para atuar em São Paulo….
RedMagic 10 Air chega em abril como o smartphone gamer
A RedMagic está prestes a lançar mais um dispositivo voltado ao público gamer. O RedMagic 10 Air chega no dia…
VibeSound desenvolve tecnologia que garante som sem distorções ou ruídos
Quem deseja uma experiência sonora diferenciada em casa, nas festas ou naquele esquenta com os amigos antes do fim de…
“Vivemos uma guerra silenciosa”: Geraldo Guazzelli, da NETSCOUT, comenta alta
Os ataques cibernéticos, especialmente os de negação de serviço distribuído (DDoS), deixaram de ser apenas ações criminosas isoladas e passaram…
App Day da Amazon oferece 15% de desconto em notebook
Nos dias 23 e 24 de abril, a Amazon realiza o App Day, uma promoção especial com ofertas exclusivas para…
Vagas em TI: TIM, Solar Coca-Cola, Grupo e Boticário estão
Profissionais de tecnologia têm motivos de sobra para atualizar seus currículos: quatro grandes companhias estão com vagas abertas na área…
Decisão do Cade
O Cade determinou que a Apple deve adotar as seguintes medidas enquanto a investigação prossegue:
- Permitir que desenvolvedores de aplicativos adicionem ferramentas para que os clientes realizem compras fora dos aplicativos, como por meio de hiperlinks para sites externos.
- Autorizar que desenvolvedores ofereçam outras opções de processamento de pagamento dentro dos aplicativos, além do sistema proprietário da Apple.
A empresa terá 20 dias para cumprir as medidas impostas, sob pena de multa diária de R$ 250.000 (cerca de US$ 43.000).
Impacto no mercado
A decisão pode gerar precedentes significativos para outros países da América Latina e regiões onde práticas semelhantes da Apple têm sido questionadas. A reclamação do Mercado Livre reflete uma preocupação crescente entre desenvolvedores e empresas digitais sobre o controle exercido pela Apple no mercado de aplicativos.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.