Um Telecom lança a Atlantic Data Centers, marca da sua unidade de negócios de data centers

A Um Telecom – empresa especializada em infraestrutura de serviços digitais, incluindo Cloud, Segurança da Informação, Conectividade, Mobilidade (MVNO) e Serviços Gerenciados – apresentou, nesta quarta-feira (15/01), marca e composição corporativa da sua unidade de negócios de data centers. A Atlantic Data Centers terá os executivos Daniel Gomes e Joselito Bergamaschine nas posições de presidente e vice-presidente, respectivamente.

O nome e a logomarca da Atlantic Data Centers foram inteiramente desenvolvidos por ferramentas de inteligência artificial, considerando critérios estratégicos e de mercado. O nome remete ao Oceano Atlântico, que banha o litoral brasileiro, sendo ainda uma porta para o mundo. Além disso, é universal, com boa aceitação tanto em português quanto em outros idiomas, facilitando a expansão internacional da marca. Já a imagem imprime força, solidez e versatilidade. 

Durante o evento, realizado em Recife, também foi anunciado o início da obra do primeiro data center da marca, batizado de “Recife1’, localizado no Parque Tecnológico de Eletrônicos e Tecnologias Associadas de Pernambuco (Parqtel), no bairro da Várzea, no Recife. “Esse importante ecossistema digital, que terá certificação Tier III, reforça o compromisso da Um Telecom em transformar Pernambuco num hub de dados, contribuindo para a descentralização das infraestruturas críticas no País, consolidando o Brasil como fornecedor de serviços de data center para todo o mundo”, afirma Rui Gomes, CEO da Um Telecom.

“A Atlantic Data Centers nasce com a missão de impulsionar a transformação digital das empresas, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Nordeste e do Brasil. Estamos construindo uma infraestrutura escalável, robusta e essencial para atender às demandas crescentes de digitalização. Recife, reconhecida como referência em tecnologia através do Porto Digital e suas empresas inovadoras, agora contará com o Recife1, que potencializará ainda mais o desempenho dessas companhias, colocando Pernambuco no mapa global de data centers. Nosso objetivo é atender a essa demanda exponencial gerada pela digitalização da economia e pela adoção crescente de inteligência artificial nas organizações,” destaca Daniel Gomes, presidente da Atlantic Data Centers.

“O Recife1 será um pilar estratégico para atender empresas de tecnologia e nuvem, como big techs e outras, e também as grandes corporações de setores como saúde, indústria, finanças e games, assim como governos, pequenas e médias empresas em processo de expansão digital. Essa infraestrutura irá alavancar a competitividade dessas organizações, o data center também contribuirá para melhorar a qualidade dos serviços digitais oferecidos à população da região, além de formar mão de obra qualificada para atuar em um segmento alinhado ao futuro da tecnologia”, ratifica Joselito Bergamaschine .

O Brasil, no contexto global de data centers, ocupa uma posição privilegiada por sua matriz elétrica, com cerca de 92% de energia renovável, comparada a uma média global inferior a 50%. O Nordeste, em particular, destaca-se como líder nacional na geração de energia eólica e solar, reforçando o alinhamento entre inovação tecnológica e sustentabilidade. Nos Estados Unidos, por exemplo, o Electric Power Research Institute (EPRI) estima que o consumo de energia pelos data centers poderá crescer para até 9% da geração de eletricidade anual, em comparação aos 4% registrados em 2023.

Com um investimento total de R$ 300 milhões, o Recife1 será desenvolvido em três fases, ocupando uma área de quase 14 mil metros quadrados. A primeira etapa contará com capacidade para mais de 150 racks, uma potência de 1 MW dedicada a equipamentos de TI e recursos iniciais de R$ 50 milhões, financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As duas etapas seguintes adicionarão o equivalente a pelo menos mais 5x que a primeira fase, podendo chegar a 6 MW ou mais de carga de TI, tornando o empreendimento de alta escalabilidade e modularidade para crescer de acordo com a demanda.

O compromisso com a sustentabilidade é um dos pilares do projeto. O empreendimento será parcialmente alimentado por energia solar, com geração proveniente da usina fotovoltaica da Um Telecom, localizada em São Caetano, no Agreste pernambucano. A usina ocupa uma área de 1 hectare e possui capacidade de geração de 120.000 kWh/mês, contribuindo para a redução de emissões de carbono e reforçando o alinhamento da Atlantic Data Centers com as melhores práticas ambientais.

Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.

Redação tecflow

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!