
É absurdo e inaceitável que o governo queira, agora, mudar as regras do jogo e cobrar pelo uso das APIs dos sistemas da Receita Federal para a Reforma Tributária. A posição é da Associação Brasileira das Empresas de Software, defendida nesta quinta-feira, 20/2, durante a coletiva de imprensa de apresentação da sua agenda regulatória 2025.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter,Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link
“Não tem o menor sentido. Nunca houve a discussão que traria custo para o desenvolvedor e para as empresas. Durante toda a tramitação da Reforma Tributária não se falou nisso. Isso é uma obrigação social imposta por uma lei e vamos ter de pagar? Na verdade, o que vai acontecer é que o consumidor vai pagar a conta”, reclamou o diretor jurídico da ABES, Manoel dos Santos.
A situação pode ficar ainda mais complicada e preocupante. De acordo com o conselheiro da ABES, Jorge Sukarie, poucas empresas estão se preparando para a transição da Reforma Tributária, que começa em janeiro de 2026, se nada mudar. “Faltam regras claras. Na minha empresa (Brasoftware) uso um ERP desenvolvido por nós. E agora vou ter de pagar por me adequar à Receita? Não entendo e acho um absurdo. E tem mais: a transição já traz obrigações acessórias, recolhimentos. Estamos em março e nada”, salienta o executivo.
Big Techs contestam proposta de regulação econômica de plataformas digitais
A Associação Latino-Americana de Internet (ALAI), entidade que representa grandes empresas de tecnologia com atuação na América Latina, manifestou-se contra…
Data Center na Coreia do Sul exigirá tanta energia quanto
Um dos maiores data centers de inteligência artificial do mundo está sendo planejado para a Coreia do Sul, um reflexo…
HONOR lança primeiro detector de deepfake por IA da indústria
A HONOR, marca global líder em smartphones e tecnologia inteligente que acaba de chegar ao Brasil, anunciou que sua revolucionária tecnologia…
James Webb captura imagem de buraco negro no centro da
Descobertas ajudam na compreensão de como os buracos negros moldam o entorno deles O Telescópio Espacial James Webb capturou uma imagem…
Moto Secure: A nova solução da Motorola para segurança digital
A Motorola lançou recentemente o Moto Secure, uma solução voltada para aprimorar a segurança e a privacidade dos dispositivos Android….
DIO e Bradesco oferecem programa de Java e Cloud gratuitamente
A DIO, maior plataforma gratuita de educação em tecnologia do mundo, e o Bradesco anunciam o lançamento do Bootcamp Java Cloud…
O vice-presidente da ABES, Andriei Gutierrez, disse que a ABES está dialogando com a Receita Federal e com o Ministério da Fazenda. “Nosso intuito é contornar as divergências e facilitar para todo mundo e avançar no melhor possível. O tempo está curto”, completou o executivo.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.