
A Softplan, por meio da Checklist Fácil, acaba de lançar o Resposta Inteligente, uma solução inovadora que utiliza Inteligência Artificial para automatizar checklists por reconhecimento de imagens. A nova tecnologia promete transformar inspeções visuais, trazendo mais agilidade, precisão e confiabilidade aos processos.
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Com o Resposta Inteligente, a subjetividade humana e os erros manuais dão lugar a um sistema que reduz o tempo de resposta em até 60%, garantindo maior consistência nos dados. A IA processa imagens dos itens inspecionados e fornece respostas em tempo real com base em critérios predefinidos, permitindo que uma única foto responda até três perguntas simultaneamente. Para assegurar precisão, um funcionário valida as respostas da IA e fornece feedback contínuo.
Além disso, a solução conta com mecanismos de segurança, como bloqueio de galeria e cerca digital com geolocalização, prevenindo o uso de imagens antigas ou manipuladas. A privacidade dos dados também é garantida, já que as imagens são armazenadas pela Checklist Fácil e não pelo ChatGPT. Disponível nos planos Basic, Professional e Enterprise, o Resposta Inteligente pode ser testado gratuitamente com até 50 respostas.
Nesta entrevista, Rafael Abreu, Diretor de Tecnologia da Unidade de Eficiência Operacional do Grupo Softplan, explica como a Softplan garante a precisão da IA, quais setores mais se beneficiam da solução, como funciona a validação humana e os desafios técnicos enfrentados no desenvolvimento dessa inovação.

tecflow: Como a Softplan garante que a IA utilizada no Resposta Inteligente mantém um alto nível de precisão nas análises das imagens?
Rafael: A Softplan toma diversas medidas para garantir que os resultados da IA sejam precisos: testamos vários modelos treinados e avaliamos de forma detalhada para escolher aquele que produz os melhores resultados; retreinamos o modelo escolhido com grande volume de imagens para que o modelo aprenda melhor aquela tarefa específica – isso se chama fine-tuning; usamos diversas técnicas para preparar as imagens, melhorando-as para a Inteligência Artificial – removendo ruídos, aumentando resolução, convertendo formato, etc.; depois de colocar o modelo em uso, monitoramos continuamente para garantir que ele continua funcionando bem, contando com um time altamente especializado. No entanto, nem todas as metodologias que conhecemos foram aplicadas ao Resposta Inteligente, pois, até o momento, não houve necessidade. O recurso oferece exemplos e instruções didáticas para ajudar o usuário a elaborar bons prompts, além de uma camada extra (a revisão humana), e isso já tem garantido o máximo aproveitamento da solução.
tecflow: Quais setores ou tipos de empresas podem se beneficiar mais dessa tecnologia e por quê?
Rafael: Todos as empresas que possuem inspeções visuais em suas rotinas podem se beneficiar dessa tecnologia, principalmente nos segmentos de Indústria, Logística e Comércio. A solução já é amplamente utilizada em processos essenciais de departamentos como Qualidade, Segurança do Trabalho, Manutenção e Transportes, além de se aplicar a diversas outras áreas. Isso porque a automação dessas inspeções, com tecnologias avançadas como a IA, permite reduzir erros, eliminar a subjetividade humana e aumentar a eficiência dos processos.
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tecflow: Como funciona a validação humana das respostas geradas pela IA e quais os desafios dessa etapa?
Rafael: A validação humana funciona como um calibrador das respostas geradas pela IA, além de ser uma dupla verificação da análise. É também uma maneira de ter visibilidade de gargalos ou pontos de melhorias nos processos de inspeção visual, a partir do confronto das respostas. Em relação ao uso da funcionalidade, não existem desafios – ela é bastante intuitiva e simples de aplicar. O desafio que enxergamos está associado ao início do uso da tecnologia nos processos já existentes. Para enfrentá-lo, a validação humana é importante, trazendo mais confiança na etapa inicial e garantindo que, após implementada, a rotina se tornará mais eficiente para os colaboradores responsáveis pelas auditorias.
tecflow: Existe algum plano futuro para expandir as capacidades da solução, como integração com outras tecnologias ou novas funcionalidades?
Rafael: Sim! O Resposta Inteligente faz parte de um grupo de soluções que tem como objetivo aumentar a eficiência operacional nas empresas. Assim como exploramos o uso da Inteligência Artificial, novas tecnologias e possibilidades já estão sendo estudadas. Nosso objetivo é evoluir constantemente, desenvolvendo funcionalidades inovadoras que aumentem ainda mais a confiabilidade dos processos. Com certeza teremos, em breve, muitas novidades para compartilhar.
tecflow: Quais foram os principais desafios técnicos no desenvolvimento do Resposta Inteligente e como a equipe da Softplan os superou?
Rafael: Um dos principais desafios foi garantir qualidade, relevância e precisão nas respostas geradas pela IA assegurando uma experiência fluida e transparente para os clientes. Planejar a usabilidade se certificando de que até quem não tem experiência com IA consegue utilizar o recurso de forma simples também foi desafiador. Por isso, desenvolvemos estratégias de comunicação e UX para alinhar expectativas, garantindo a compreensão dos usuários. Outro entrave foi assegurar que o custo para consumo não tivesse um impacto muito grande, então trabalhamos para otimizar os prompts – mesmo dependendo do input externo, condicionamos alguns parâmetros para otimizar o uso de tokens e padronizamos o comportamento das respostas, minimizando imprecisões comuns em modelos generativos.
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Redação tecflow
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