
O mercado global de telecomunicações registrou, em 2024, o pior desempenho das últimas duas décadas. De acordo com o Dell’Oro Group, as receitas dos principais fornecedores, como Huawei, Ericsson e Nokia, caíram 11% em relação a 2023, acumulando uma retração de 14% nos últimos dois anos. O resultado reflete estoques elevados, desafios macroeconômicos e investimentos abaixo do esperado em redes 5G.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter,Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link
Queda generalizada no setor
Apesar de uma leve recuperação no segundo semestre, impulsionada por crescimento na América do Norte e na região da EMEA (Europa, Oriente Médio e África), a demanda permaneceu fraca na Ásia-Pacífico, especialmente na China, que é o maior mercado do setor.
Os segmentos mais afetados foram Transporte Óptico, Roteadores para Provedores de Serviço (SP Routers) e Redes de Acesso Rádio (RAN), que juntos recuaram 14%. Já as categorias de Transporte por Micro-ondas e Redes de Núcleo Móvel (MCN) tiveram quedas menores, enquanto o segmento de Acesso à Banda Larga (Broadband Access) manteve estabilidade.
WhatsApp agora permite adicionar música ao status
O WhatsApp está trazendo uma novidade que promete animar os usuários: a possibilidade de adicionar trechos musicais aos status. A…
Starlink pressiona Anatel e limita clientes à espera de mais
A Starlink, empresa de banda larga via satélite de Elon Musk, iniciou a recusa de novos clientes e a redução…
Prince of Persia: The Lost Crown Mobile chega para dispositivos
A Ubisoft acaba de anunciar que o game Prince of Persia™: The Lost Crown será lançado para dispositivos móveis com…
OPPO amplia sua presença no Brasil com o lançamento da
A OPPO segue consolidando sua atuação no mercado brasileiro com a chegada da série Reno 13, que traz smartphones inovadores,…
ASUS lança Copilot+ PC mais leve do mundo, com menos
A ASUS acaba de apresentar duas grandes novidades ao mercado brasileiro: o Zenbook A14, o notebook mais leve do mundo,…
POCO lança a série F7 com potência extrema e desempenho
A POCO apresentou nesta quarta-feira (27) a nova série POCO F7 durante um evento realizado em Singapura. Os novos modelos,…
Mudanças no mercado e perspectivas para 2025
Mesmo em um cenário desafiador, a Huawei e a Ericsson conseguiram melhorar suas posições no mercado global. A Huawei, inclusive, ultrapassou a Nokia como líder fora da China, ampliando sua participação em receita de 2 a 3 pontos percentuais desde 2021.

O setor segue altamente concentrado, com oito grandes fornecedores respondendo por cerca de 80% das receitas mundiais. Para 2025, a previsão é de estabilização, mas com crescimento próximo de zero. O relatório aponta que operadoras e fabricantes precisarão focar em eficiência e novas tecnologias para se adaptarem ao cenário de menor expansão.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.