
O mercado global de telecomunicações registrou, em 2024, o pior desempenho das últimas duas décadas. De acordo com o Dell’Oro Group, as receitas dos principais fornecedores, como Huawei, Ericsson e Nokia, caíram 11% em relação a 2023, acumulando uma retração de 14% nos últimos dois anos. O resultado reflete estoques elevados, desafios macroeconômicos e investimentos abaixo do esperado em redes 5G.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter,Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link
Queda generalizada no setor
Apesar de uma leve recuperação no segundo semestre, impulsionada por crescimento na América do Norte e na região da EMEA (Europa, Oriente Médio e África), a demanda permaneceu fraca na Ásia-Pacífico, especialmente na China, que é o maior mercado do setor.
Os segmentos mais afetados foram Transporte Óptico, Roteadores para Provedores de Serviço (SP Routers) e Redes de Acesso Rádio (RAN), que juntos recuaram 14%. Já as categorias de Transporte por Micro-ondas e Redes de Núcleo Móvel (MCN) tiveram quedas menores, enquanto o segmento de Acesso à Banda Larga (Broadband Access) manteve estabilidade.
As empresas latino-americanas aceleraram sua transição para a nuvem: estão
A nuvem já não é uma promessa para o futuro: é o padrão para operar, escalar e competir. No entanto,…
Will Bank abre mais de 20 vagas remotas em tecnologia,
O will bank, fintech brasileira com mais de 8 milhões de clientes, está com 23 vagas abertas para trabalho 100%…
Curve Finance sofre novo ataque de DNS e alerta usuários
A Curve Finance, um dos principais protocolos de finanças descentralizadas (DeFi) do mercado, confirmou que foi alvo de um ataque…
82% dos brasileiros usam biometria e expõem dados sensíveis à
Golpes utilizando biometria facial são o novo alvo de criminosos no Brasil Embora a biometria seja uma maneira útil de economizar…
Android 16 é revelado com novo visual: mais cor, fluidez
O Google apresentou nesta terça-feira (13) os principais destaques do Android 16, nova versão do sistema operacional móvel mais usado…
China sinaliza investir R$ 27 bilhões no Brasil em energia,
Durante a visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China, empresas chinesas sinalizaram a intenção de investir…
Mudanças no mercado e perspectivas para 2025
Mesmo em um cenário desafiador, a Huawei e a Ericsson conseguiram melhorar suas posições no mercado global. A Huawei, inclusive, ultrapassou a Nokia como líder fora da China, ampliando sua participação em receita de 2 a 3 pontos percentuais desde 2021.

O setor segue altamente concentrado, com oito grandes fornecedores respondendo por cerca de 80% das receitas mundiais. Para 2025, a previsão é de estabilização, mas com crescimento próximo de zero. O relatório aponta que operadoras e fabricantes precisarão focar em eficiência e novas tecnologias para se adaptarem ao cenário de menor expansão.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.