
A limpeza de fachadas de edifícios e estruturas de grande porte sempre representou desafios complexos, envolvendo segurança, tempo de execução e altos custos operacionais. No entanto, com o avanço da tecnologia, os drones têm se consolidado como uma solução inovadora, trazendo maior eficiência e segurança para o setor.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter,Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link
Empresas especializadas já utilizam equipamentos equipados com jatos de alta pressão, escovas automatizadas e sensores avançados para otimizar processos e reduzir riscos para trabalhadores.
Apesar do crescimento acelerado do setor, a adoção dessa tecnologia ainda enfrenta desafios como a regulamentação do espaço aéreo, a necessidade de operadores qualificados e a aceitação do mercado. Para entender melhor essa transformação e o futuro da limpeza automatizada, conversamos com Marcello Galindo, fundador da da Urano Drone Wash, que compartilhou insights sobre o impacto dos drones na manutenção predial e as tendências para os próximos anos.

tecflow: Quais são os principais desafios que os drones enfrentam ao substituir métodos tradicionais de limpeza predial e de grandes estruturas?
Acredito que o grande desafio hoje é educar o mercado para entender essa nova tecnologia e se adaptar aos processos do que essa tecnologia traz. Hoje o método tradicional, ele começa rápido e demora a finalizar. A gente tem uma preparação muito grande, mas na hora que a gente inicia, a gente termina bem rápido? A gente é sete vezes mais rápido.
tecflow: Como a regulamentação do espaço aéreo e a formação de operadores especializados podem impactar o crescimento do setor no Brasil?
Na Urano temos um programa chamado Urano Academy e estamos abrindo hoje para os profissionais de altura que tem NR35, NR36, para que eles possam entrar nessa nova carreira, se especializando e formando um curso conosco, onde ele vai ter regularmente operações , vai assistir e acompanhar as operações para poder ser inserido nesse novo mercado. Além disso, a gente conta com pilotos experientes com mais de 3 mil horas de voo para fazer as operações de aero limpeza.
tecflow: Além da limpeza, quais outras aplicações dos drones na manutenção de edifícios já estão sendo exploradas ou têm potencial para se desenvolver?
Fazemos uso de tecnologia termal, fazemos patologia de estruturas com entrega de laudos periciais para que a gente tenha total segurança na hora da limpeza. Em relação aos potenciais que estão sendo explorados, há muita coisa na área de inspeção com aeronaves que ainda não está sendo explorada, pelo menos aqui no Brasil, entre outras muitas tecnologias que a gente aqui está desenvolvendo junto com outros parceiros fora do Brasil.
tecflow: Os custos iniciais dos drones ainda são considerados elevados. Como empresas e clientes avaliam o custo-benefício dessa tecnologia em comparação com os métodos convencionais?

Hoje a gente está trabalhando com o método quadrado junto ao método tradicional. A nossa proposta justamente é elevar a segurança das operações, de maneira que o cliente consiga enxergar o benefício disso e a segurança que isso traz. Vale ressaltar que não estamos expondo pessoas a alturas e a nenhum risco. A tecnologia está sendo muito bem aceita no mercado porque estamos buscando o preço que o cliente pode pagar, não o preço que a gente quer propor ao mercado, porque o mercado já existe, nós que estamos chegando para melhorá-lo.
tecflow: Com o crescimento acelerado do setor, quais tendências tecnológicas devem impulsionar ainda mais o uso de drones na limpeza e conservação de grandes estruturas nos próximos anos?
Nos próximos anos, o mercado de facilities e conservação de prédios vai passar por uma grande transformação. Na Urano dizemos que todo e qualquer esforço repetitivo vai ser substituído por um robô e por isso, estamos nos preparando para que essa frase se concretize na nossa companhia. Para os próximos meses e até o ano que vem, traremos além dos drones para conservação e limpeza, toda a área de robótica, seja ela aérea, terrestre ou submarino.
Funcionalidades do Android que vão revolucionar seu smartphone
O sistema operacional Android se destaca por sua flexibilidade e ampla gama de recursos. No entanto, muitas funcionalidades poderosas acabam…
Trump mira satélites, taxação de big techs e LGPD para
O governo dos Estados Unidos incluiu regras da Anatel e da ANPD entre as críticas ao Brasil em um relatório…
Hacker alega vazamento de dados de 200 milhões de usuários
A rede social X, de propriedade de Elon Musk, voltou a ser alvo de um grande vazamento de dados. Um…
Anomalia magnética da Terra pode colocar tecnologia espacial em risco
Uma extensa região de baixa intensidade magnética sobre a Terra vem preocupando cientistas da NASA. Chamada de Anomalia Magnética do…
Volkswagen abre vagas de emprego na área de TI com
A Volkswagen, uma das maiores montadoras do mundo, está com novas vagas de emprego abertas no Brasil, e a área…
Claroty anuncia Amir Preminger como Chief Technology Officer
A Claroty, empresa líder em proteção de sistemas ciberfísicos (CPS), anuncia a nomeação de Amir Preminger como Chief Technology Officer (CTO)….
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.