
A rede social X, de propriedade de Elon Musk, voltou a ser alvo de um grande vazamento de dados. Um hacker afirmou ter disponibilizado gratuitamente informações de aproximadamente 200 milhões de usuários da plataforma em um conhecido fórum de vazamento de dados. Segundo ele, a decisão foi tomada após tentativas frustradas de contato com o X para relatar a situação.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter,Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link
Exploração de vulnerabilidade
O caso teve início em janeiro de 2022, quando a então plataforma Twitter identificou uma vulnerabilidade que permitia que invasores acessassem dados de usuários apenas com um endereço de e-mail ou número de telefone. Em julho do mesmo ano, descobriu-se que a falha já havia sido explorada antes de sua correção, com dados sendo vendidos na internet. “Após revisar uma amostra dos dados disponíveis para venda, confirmamos que um agente mal-intencionado aproveitou a falha antes que ela fosse resolvida”, afirmou a empresa na época.
Agora, em 2025, um hacker afirma ter combinado os dados desse vazamento inicial com outro suposto conjunto de informações obtido em janeiro deste ano. De acordo com o grupo de cibersegurança Safety Detectives, que investigou o caso, os dados foram disponibilizados em um arquivo CSV de 34 GB, contendo um total de 201.186.753 registros.
BIGBOT, empresa brasileira, expande atuação global com autorização do Governo
A BIGBOT, empresa brasileira originária do Nordeste e especializada em trading e tecnologia financeira, acaba de dar um passo estratégico em…
Mais caro: YouTube Premium terá reajuste de preços no Brasil;
O Google anunciou hoje que o YouTube Premium ficará mais caro no Brasil. O reajuste de preços está sendo comunicado…
XP Inc. anuncia bootcamp de Inteligência Artificial e Engenharia de
A XP Inc., referência no mercado financeiro, anuncia o lançamento do Bootcamp XP: Cloud com Inteligência Artificial, um programa intensivo e…
Ransomware 3.0: a nova onda de ataquesque pode parar empresas
Empresas brasileiras enfrentam uma nova geração de ransomware, que vai além do sequestro de dados e agora busca a interrupção…
Projeto de Lei que proíbe bloqueio de WhatsApp e Telegram
A Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (2), o parecer favorável ao…
Imposto de Renda trava oferta de serviços do Gov.br e
A alta demanda pela declaração pré-preenchida do Imposto de Renda causou instabilidade nos sistemas da Receita Federal e do Gov.br…
O que foi exposto?
Os pesquisadores do Safety Detectives verificaram parte das informações e confirmaram sua autenticidade. Entre os dados vazados estão:
- Nome de usuário e ID do X
- Nomes completos
- Localizações
- Endereços de e-mail
- Contagem de seguidores
- Informações de perfil
- Fusos horários
- Imagens de perfil
Consequências para os usuários
Vazamentos como esse representam um alto risco de segurança para os usuários, podendo resultar em ataques de phishing, roubo de identidade e invasões de contas. Especialistas recomendam que usuários do X ativem autenticação em dois fatores, fiquem atentos a tentativas de golpe e alterem suas senhas imediatamente.
A rede social ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso. Entretanto, o histórico de incidentes de segurança reforça a necessidade de medidas mais rígidas de proteção de dados por parte da plataforma e de seus usuários.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.