

O Google, controlado pela holding Alphabet, violou a legislação antitruste ao manter ilegalmente o monopólio em dois segmentos do mercado de publicidade digital, segundo decisão da juíza federal Leonie Brinkema, divulgada nesta sexta-feira, 17 de abril. A sentença representa uma das mais importantes derrotas para a big tech em um caso de concorrência nos Estados Unidos.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter,Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link
De acordo com a magistrada, o Google abusou de sua posição dominante nos mercados de servidores de anúncios do tipo “display” e nas plataformas de troca de anúncios para a web aberta. “O Google violou a seção 2 da Lei Sherman ao adquirir e manter intencionalmente poder de monopólio”, escreveu Brinkema.
A decisão sustenta que a empresa impôs políticas anticompetitivas que limitam a atuação de concorrentes e obrigam clientes a adotarem suas soluções publicitárias. No entanto, nem todos os pontos da acusação foram aceitos. A juíza entendeu que o governo dos EUA não conseguiu provar a existência de um mercado relevante de redes de anúncios ‘display’ para anunciantes, o que impediu uma vitória completa do Departamento de Justiça.
O tribunal ordenou que ambas as partes envolvidas no processo apresentem sugestões de soluções adequadas para remediar as práticas ilegais.

Coinbase critica Oregon por reprocessar regulamentação colapsada da SEC por
A Coinbase, uma das maiores exchanges de criptomoedas dos Estados Unidos, voltou a ser alvo de medidas regulatórias – desta…
Binance anuncia distribuição da criptomoeda Initia (INIT) via Launchpool
A Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo, anunciou nesta quinta-feira (17) a distribuição da nova criptomoeda Initia (INIT) por…
Cielo abre inscrições para o segundo ciclo do Programa de
A Cielo, referência em soluções de pagamentos no País, está com inscrições abertas até o dia 27 de abril para o…
Brasil ganha novo centro de pesquisa em Inteligência Artificial em
Um novo hub de pesquisa em Inteligência Artificial acaba de ser inaugurado em São Paulo por meio de uma parceria…
STF derruba taxa de R$ 26 mil cobrada por Poços
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, que é inconstitucional a cobrança de uma taxa de R$ 26,3 mil…
Investir em energia solar no Brasil deve ficar mais caro:
O investimento em energia solar no Brasil está prestes a enfrentar um novo obstáculo. Desde novembro de 2024, a tarifa…
Google promete recorrer
Em nota, a vice-presidente de assuntos regulatórios do Google, Lee-Anne Mulholland, afirmou que a empresa irá recorrer da decisão. “Vencemos metade deste caso e recorreremos da outra metade”, disse. Ela também defendeu o modelo de negócios da companhia, afirmando que os editores têm diversas opções e escolhem o Google por suas ferramentas simples, acessíveis e eficazes.
A sentença marca mais um capítulo na crescente pressão sobre grandes empresas de tecnologia por práticas anticoncorrenciais, e pode abrir caminho para mudanças estruturais nas operações de publicidade do Google nos Estados Unidos.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.