

A Dataprev anunciou nesta sexta-feira, 17 de abril, a demissão de 92 funcionários, provocando forte reação entre entidades representativas e sindicatos ligados à empresa pública de tecnologia da informação. A justificativa da estatal é que as demissões fazem parte de um processo de renovação do quadro funcional, com a previsão de contratação de 122 novos profissionais mais alinhados aos Pilares Tecnológicos do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI).
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter,Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link
Segundo a Dataprev, a decisão busca ampliar a capacidade operacional, consolidar tecnologias e processos estratégicos, e fomentar a inovação, integração e interoperabilidade. A empresa informou ainda que a medida tem como objetivo a redução do número de empregados em cargos de nível médio — como o de Assistente de Tecnologia da Informação —, abrindo espaço para contratações em cargos de nível superior, como Analista de Tecnologia da Informação e Analista de Processamento.
Além disso, a estatal destacou que a decisão também está alinhada à estratégia de controle de despesas. “As demissões representam 2,9% do quadro total de empregados e contribuirão, a médio prazo, para a diminuição das despesas com pessoal, que ao final de 2024 superaram 44% da receita operacional líquida”, afirmou em nota. A empresa citou ainda a necessidade de maior autonomia na gestão de pessoas, respaldada pelo artigo 5º da Resolução CGPAR.

Redmi Turbo 4 Pro vaza antes do lançamento e impressiona
Previsto para ser lançado oficialmente na próxima semana, o Redmi Turbo 4 Pro teve suas especificações completas e imagens reveladas…
Exportadores da China recebem ajuda de gigantes da tecnologia para
As gigantes chinesas de tecnologia Tencent e Douyin (da ByteDance) lançaram novos programas para apoiar comerciantes internacionais que buscam vender…
Coinbase critica Oregon por reprocessar regulamentação colapsada da SEC por
A Coinbase, uma das maiores exchanges de criptomoedas dos Estados Unidos, voltou a ser alvo de medidas regulatórias – desta…
Binance anuncia distribuição da criptomoeda Initia (INIT) via Launchpool
A Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo, anunciou nesta quinta-feira (17) a distribuição da nova criptomoeda Initia (INIT) por…
Cielo abre inscrições para o segundo ciclo do Programa de
A Cielo, referência em soluções de pagamentos no País, está com inscrições abertas até o dia 27 de abril para o…
Brasil ganha novo centro de pesquisa em Inteligência Artificial em
Um novo hub de pesquisa em Inteligência Artificial acaba de ser inaugurado em São Paulo por meio de uma parceria…
Apesar das justificativas, a medida causou forte repercussão, especialmente pelo momento escolhido — às vésperas de um feriado prolongado. A Associação Nacional dos Empregados da Dataprev (Aned) divulgou uma nota oficial repudiando as demissões e criticando duramente a direção da empresa.
Para a Aned, a ação da estatal contraria os esforços do governo federal no combate ao desemprego e na promoção da inclusão social. “Essas ações afetam não apenas aqueles diretamente envolvidos, mas também a todos os demais empregados. A atitude da direção da empresa vai na contramão dos esforços da sociedade e do Governo de enfrentamento do desemprego, de recuperação da renda e da efetividade das políticas sociais públicas em favor dos cidadãos em situação de vulnerabilidade social e econômica”, diz o comunicado.
A entidade também questiona a lógica da decisão. “Se na análise que levou a esta lista de dispensa não foi apontada falha gerencial, que inclui a alta direção, para a melhoria da produtividade e entrega de resultados, somos levados a crer que foi mais cômodo penalizar mais uma vez o lado mais fraco. Quem faz diagnóstico errado, usa remédio errado.”
Sindicatos também se manifestaram publicamente. O Sindpd/Rio classificou as demissões como inadmissíveis em uma gestão pública sob um governo eleito com apoio da classe trabalhadora. “Não é possível acreditar que um governo chefiado por um trabalhador, ex-sindicalista, comprometido com a classe trabalhadora, permita que esse tipo de política de gestão que hoje está instalada na Dataprev faça vítimas com demissões imotivadas”, publicou a entidade.
A crise entre a direção da Dataprev e os trabalhadores ainda deve render novos capítulos, já que a pressão por explicações e reversão das demissões cresce entre os empregados, suas associações e entidades sindicais.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.