

As gigantes chinesas de tecnologia Tencent e Douyin (da ByteDance) lançaram novos programas para apoiar comerciantes internacionais que buscam vender seus produtos dentro da China. A medida ocorre em um momento de crescente tensão comercial entre Estados Unidos e China, e sinaliza um esforço coordenado entre grandes empresas de tecnologia e o governo chinês para fortalecer o mercado doméstico.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter,Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link
Na última quinta-feira (17), a Tencent anunciou um programa por meio do WeChat — sua popular plataforma de mensagens e comércio eletrônico — com o objetivo de movimentar 100 bilhões de yuans (cerca de R$ 74,2 bilhões) em vendas locais. O plano inclui a abertura facilitada de lojas virtuais por exportadores chineses, com isenção de depósitos iniciais em alguns casos, além de descontos e subsídios para operações em tempo real no aplicativo.
Outro pilar do programa é o apoio à expansão de pequenas e médias empresas chinesas para o sudeste asiático, utilizando a Tenpay Global, plataforma internacional de pagamentos da Tencent.
Já a Douyin, versão chinesa do TikTok, anunciou na noite de quarta-feira (16) um programa semelhante, também com foco em ajudar exportadores a reduzirem sua dependência do mercado externo. A iniciativa prevê linhas de crédito de até 1 milhão de yuans (cerca de R$ 740 mil) e até 45 dias de financiamento sem juros, para empresas que cumpram critérios definidos pela plataforma.

IA ajuda escritório do interior a aumentar em 80% sua eficiência
Os inúmeros dashboards e relatórios estão dando espaço para a IA generativa no mercado financeiro. Com isso, na 3P Capital, escritório focado…
Trocafone lança campanha de Dia dos Namorados para captar mais
A Trocafone, referência nacional na compra e venda de smartphones seminovos, lança a campanha de Dia dos Namorados 2025 “Seu…
Nintendo Switch 2 esgota em poucas horas no Brasil e
No primeiro lançamento simultâneo da Nintendo no Brasil e no exterior, o aguardado Nintendo Switch 2 esgotou em poucas horas…
Ralph Corrêa revela, em entrevista exclusiva, como o Microlançador Brasileiro
O Brasil acaba de dar mais um passo decisivo em direção à sua autonomia no acesso ao espaço, com a…
Mercado Cripto despenca: Bitcoin ameaça os US$ 100 Mil e
O mercado de criptomoedas enfrenta forte pressão nesta quarta-feira (5), com quedas expressivas nas principais moedas digitais. O Bitcoin (BTC)…
Eólica e solar geraram 24% da eletricidade no Brasil em
Em 2024, o Brasil consolidou sua posição como uma das principais potências em energia renovável no mundo, alcançando 88,2% de…
Com essas iniciativas, Tencent e Douyin não apenas buscam atrair novos negócios para suas plataformas, como também respondem ao apelo de Pequim por uma maior resiliência econômica interna diante das incertezas do comércio global.
As empresas ainda não divulgaram detalhes sobre a duração ou a abrangência geográfica dos programas, mas a expectativa é de que eles acelerem a digitalização do varejo doméstico e ajudem na manutenção do crescimento econômico da China.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.