

O consumo de energia elétrica no Brasil totalizou 144.186 megawatts médios (MWmed) entre janeiro e março de 2025, representando um crescimento de 2,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados constam no mais recente boletim da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e refletem o avanço da atividade econômica no país, especialmente nos segmentos residencial e industrial.
- Participe dos nossos canais no Twitter, Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link
- Assine nossa newsletter neste link.
O destaque do trimestre foi o consumo residencial, que alcançou 47.822 MWmed, com aumento de 3,4% na comparação anual. Em seguida, o setor industrial registrou demanda de 48.575 MWmed, com avanço de 2,5%. Já o comércio teve crescimento mais tímido, com 27.073 MWmed e alta de 0,1%. Os demais segmentos, que englobam serviços e setor público, consumiram 20.717 MWmed, alta de 0,6%.
MediaTek anuncia Helio G200 com GPU levemente mais rápida e
A MediaTek anunciou nesta segunda-feira (12) o novo Helio G200, chipset que dá continuidade à sua linha voltada para smartphones…
Samsung Galaxy S25 Edge vaza em vídeo antes do lançamento
Faltando poucas horas para o lançamento oficial, o Samsung Galaxy S25 Edge foi alvo de mais um vazamento. Desta vez,…
Nutanix e Pure Storage firmam parceria para oferecer solução integrada
A Nutanix (NASDAQ: NTNX), líder em computação multicloud híbrida, e a Pure Storage (NYSE: PSTG), pioneira em TI que fornece…
Entrevista: Viviane Rosa, CEO da VR Energia, revela planos de
Em meio à crescente preocupação com a sustentabilidade e à busca por soluções que combinem eficiência energética e responsabilidade ambiental,…
Thiago Bertacchini, da Nethone, explica como se proteger das fraudes
O crescimento exponencial de setores como criptomoedas, NFTs e iGaming tem gerado grandes oportunidades no mercado digital, mas também uma…
Capacitação gratuita da T-Systems prepara universitários para o mercado de
Em um movimento que reforça o compromisso da T-Systems com o desenvolvimento de talentos em tecnologia em todo o Brasil,…
Somente em março, o Sistema Interligado Nacional (SIN) registrou carga de 49.190 MWmed, o que representa uma elevação de 2,6% frente ao mesmo mês de 2024. A indústria foi novamente o principal motor desse crescimento, com consumo de 16.700 MWmed, aumento de 2,7%. O consumo residencial seguiu em alta, somando 16.195 MWmed — 3,7% acima do registrado um ano antes.
O comércio manteve estabilidade, com leve alta de 0,1% e total de 9.147 MWmed. Os demais setores registraram 7.149 MWmed, um crescimento de 3,1% em relação a março de 2024.
Os números indicam um cenário de recuperação gradual da economia brasileira, impulsionado pelo aumento da atividade industrial e pelo crescimento do consumo nas residências.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.