

Em um movimento estratégico que promete redefinir a infraestrutura de tecnologia da informação global, a NVIDIA anunciou recentemente, durante a COMPUTEX, sua nova geração de servidores corporativos: os NVIDIA RTX PRO™, equipados com GPUs RTX PRO 6000 Blackwell Server Edition. Esta inovação acelera a transição da infraestrutura de TI empresarial tradicional, estimada em um trilhão de dólares, para o modelo de fábricas de IA, capazes de impulsionar desde aplicações de inteligência artificial generativa até simulações de engenharia e desenvolvimento de produtos.
- Participe dos nossos canais no Twitter, Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link
- Assine nossa newsletter neste link.
O destaque da iniciativa é o design validado da NVIDIA Enterprise AI Factory, uma proposta full-stack que une hardware, rede, armazenamento e software para facilitar a implantação de data centers locais, eficientes e preparados para os desafios da era da IA. A estratégia conta ainda com a parceria de gigantes da indústria, como Dell, HPE, Lenovo, Cisco, além de integradores como Accenture, Deloitte e EY, reforçando o compromisso da NVIDIA em democratizar e acelerar o acesso à IA empresarial.

Como a automação já impacta sua vida: entrevista com Rodolfo
O café que você bebe de manhã, a geladeira que conserva os alimentos da sua casa e até a entrega…
Da documentação ao embarque, é assim que a tecnologia está
Por Denith Garcia, Gerente de Vendas Internas para a América Latina da Axis Communications Em um ambiente aeroportuário dinâmico e exigente,…
SEGA revela detalhes da história e trailer de SHINOBI: Art
Nesta terça-feira, 27 de maio de 2025, a SEGA anunciou novidades empolgantes sobre seu próximo lançamento, SHINOBI: Art of Vengeance™,…
Moto G56 é listado acidentalmente pela Motorola e tem ficha
Após uma série de vazamentos nas redes sociais, o Motorola Moto G56 foi listado acidentalmente pela própria fabricante no site…
Norton lança navegador Neo com inteligência artificial nativa e foco
A Norton, empresa global de segurança cibernética e parte do grupo Gen, anunciou oficialmente o lançamento do Norton Neo, seu…
Xiaomi Mix Flip 2 pode ser lançado em junho com
A Xiaomi está se preparando para lançar o sucessor do Mix Flip, apresentado em julho do ano passado. De acordo…
Empresas líderes como Foxconn, Cadence e Lilly já anunciaram planos de construir suas próprias fábricas de IA com base nessa arquitetura, visando transformar setores estratégicos como manufatura, saúde e veículos elétricos.
Em entrevista exclusiva à tecflow, Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina, detalhou como os servidores RTX PRO Blackwell estão moldando essa nova era de infraestrutura corporativa, os benefícios imediatos para as empresas latino-americanas e o papel essencial da colaboração com parceiros globais.
Na conversa, Aguiar destacou ainda o diferencial em eficiência energética e desempenho que esses novos servidores proporcionam em relação aos sistemas tradicionais baseados exclusivamente em CPU, além de apontar quais setores na América Latina devem liderar a adoção das fábricas de IA.
Confira, a seguir, a íntegra das respostas assinadas por Marcio Aguiar, e entenda como a NVIDIA está pavimentando o caminho para uma revolução na forma como as empresas projetam, operam e aceleram seus negócios com a inteligência artificial.

Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina,
tecflow: Como a introdução dos servidores NVIDIA RTX PRO 6000 Blackwell está transformando a infraestrutura de TI empresarial tradicional em fábricas de IA?
Marcio Aguiar: A infraestrutura da linha Blackwell foi projetada especificamente para acelerar aplicações de IA dentro dos moldes atuais da tecnologia, considerando a IA generativa, agentes de IA etc. Essa é a principal diferença apresentada nessa geração, e é por isso que é possível transformar os setores de TI tradicionais em fábricas de IA, algo que está sendo visado em todo o mundo como o próximo passo transformador das organizações.
tecflow: Quais são os principais benefícios para empresas latino-americanas que decidirem adotar a arquitetura Enterprise AI Factory da NVIDIA neste momento?
Marcio Aguiar: A arquitetura Enterprise AI Factory da NVIDIA oferece uma infraestrutura pronta para IA, o que permite que as empresas iniciem seus projetos e implementações de forma ágil e completa. Isso representa direcionar investimentos para que os países na América Latina acompanhem a evolução da IA no mundo todo, se destacando por projetos inovadores e que não deixam a desejar em nada nas aplicações de IA generativa criadas para qualquer contexto. É um passo importante na competitividade entre as organizações, das startups à já grandes empresas, independentemente de sua origem.
tecflow: A parceria com grandes fabricantes como Dell, HPE, Lenovo e integradores como Accenture e Deloitte parece essencial. Como essa colaboração contribui para acelerar a adoção da IA nas empresas?
Marcio Aguiar: A NVIDIA sempre atuou por meio de seus parceiros, o que garante a qualquer empresa acesso às tecnologias de ponta da NVIDIA, inclusive garantindo apoio na elaboração de projetos que se adequem às necessidades atuais das empresas, sem investir nem mais e nem menos para alcançar resultados tangíveis e crescer com rentabilidade.
tecflow: De que forma os servidores RTX PRO se destacam em termos de eficiência energética e desempenho, especialmente quando comparados aos sistemas baseados apenas em CPU?
Marcio Aguiar: Os servidores equipados com as GPUs NVIDIA RTX PRO destacam-se significativamente em eficiência energética e desempenho quando comparados a sistemas baseados apenas em CPU. Projetadas especificamente para cargas de trabalho intensivas em paralelismo, como as de IA generativa e aprendizado profundo, essas GPUs oferecem performance por watt muito superior, otimizando o consumo energético sem comprometer a entrega de resultados. Com núcleos Tensor de última geração e recursos avançados para aceleração de pipelines de IA, possibilitam a redução do tempo de treinamento e inferência de modelos, ao mesmo tempo em que minimizam custos operacionais e a pegada ambiental.
tecflow: A América Latina está preparada para essa transição? Quais setores da região devem liderar a implantação de fábricas de IA com as tecnologias da NVIDIA?
Marcio Aguiar: A América Latina tanto está preparada para as mudanças trazidas pela IA, como já possui empresas ativamente usando a IA para revolucionar seus mercados. Ainda falta, sim, alguns investimentos em especialização e educação, assim como a implementação efetiva de alguns planos governamentais que já vêm sendo discutidos. Porém as empresas não estão ficando para trás. Já temos muitas startups do nosso programa Inception, por exemplo, que estão mudando seus mercados com a IA. Quanto aos setores, estamos observando muito potencial em setores como varejo, saúde, finanças e óleo e gás.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.