

No alto do Cerro Armazones, a 3.046 metros de altitude, no Deserto do Atacama, no norte do Chile, está sendo erguido o maior telescópio óptico do mundo: o Telescópio Extremamente Grande (ELT, na sigla em inglês). Liderado pelo Observatório Europeu do Sul (ESO), o projeto conta com a participação de 16 países europeus, além de Austrália e Chile.
- Participe dos nossos canais no Twitter, Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link
- Assine nossa newsletter neste link.
Com um espelho principal de impressionantes 39,3 metros de diâmetro, formado por 798 segmentos hexagonais, o ELT promete capturar imagens cinco vezes mais nítidas do que o Telescópio Espacial James Webb. A estrutura permitirá estudar fenômenos cósmicos complexos, como buracos negros, galáxias distantes, matéria e energia escuras, além de buscar sinais de vida fora do Sistema Solar.

Como a automação já impacta sua vida: entrevista com Rodolfo
O café que você bebe de manhã, a geladeira que conserva os alimentos da sua casa e até a entrega…
Da documentação ao embarque, é assim que a tecnologia está
Por Denith Garcia, Gerente de Vendas Internas para a América Latina da Axis Communications Em um ambiente aeroportuário dinâmico e exigente,…
SEGA revela detalhes da história e trailer de SHINOBI: Art
Nesta terça-feira, 27 de maio de 2025, a SEGA anunciou novidades empolgantes sobre seu próximo lançamento, SHINOBI: Art of Vengeance™,…
Moto G56 é listado acidentalmente pela Motorola e tem ficha
Após uma série de vazamentos nas redes sociais, o Motorola Moto G56 foi listado acidentalmente pela própria fabricante no site…
Norton lança navegador Neo com inteligência artificial nativa e foco
A Norton, empresa global de segurança cibernética e parte do grupo Gen, anunciou oficialmente o lançamento do Norton Neo, seu…
Xiaomi Mix Flip 2 pode ser lançado em junho com
A Xiaomi está se preparando para lançar o sucessor do Mix Flip, apresentado em julho do ano passado. De acordo…
A escolha pelo Deserto do Atacama se deve às condições excepcionais para a observação astronômica: céu limpo, ar seco e baixa poluição luminosa. O ELT está localizado próximo ao Observatório Paranal, onde já opera o Very Large Telescope (VLT), formando uma das maiores concentrações de telescópios avançados do mundo.
Além de seu tamanho monumental, o ELT utilizará espelhos adaptativos capazes de corrigir distorções causadas pela atmosfera terrestre, garantindo imagens com precisão inédita. Cada segmento do espelho principal passa por um processo rigoroso de fabricação em ambiente controlado, com a equipe conseguindo finalizar dois pedaços por dia.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_fde5cd494fb04473a83fa5fd57ad4542/internal_photos/bs/2024/A/K/sFEAv6R0iGKb2hLXfwLg/dji-0984.jpg)
A cúpula metálica que protegerá o telescópio já está montada, pesando cerca de 2.500 toneladas. No entanto, o clima hostil do Atacama, com ventos fortes e mudanças bruscas de temperatura, representa um desafio constante para as equipes de engenharia.
O projeto começou em 2014 e atualmente já superou a marca de 50% de conclusão, apesar de ter ficado paralisado por dois anos devido à pandemia de COVID-19. A previsão é que o ELT entre em operação em 2028.
Para os cientistas envolvidos, o ELT representará uma verdadeira revolução na astronomia. “Tudo foi pensado nos mínimos detalhes. Vai ser revolucionário”, afirma Davide Deiana, um dos administradores do ESO.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.