O helicóptero Ingenuity subiu aos céus de Marte novamente no domingo, de acordo com uma atualização de status da NASA. A agência disse que o Ingenuity foi capaz de voar “mais rápido e mais longe” do que qualquer um de seus testes na Terra – uma conquista que deve ser comemorada.
Siga nosso stories no Instagram é receba em primeira mão notícias como essa!
“O voo de hoje foi o que planejamos. Com este resultado, nós estamos demonstrando capacidades críticas que permitirão uma dimensão aérea para futuras missões em Marte”, disse Dave Lavery, executivo do programa da Ingenuity.
Velocidade
Durante seu terceiro voo, o Ingenuity atingiu uma altitude de 16 pés antes de voar 64 pés através da superfície marciana (aproximadamente metade do comprimento de um campo de futebol). A nave atingiu uma velocidade máxima de 6,6 pés por segundo ou 4,5 milhas por hora.
Siga o tecflow no Google News e veja artigos como este!
Embora possa não parecer muito, é mais rápido do que qualquer velocidade que já alcançou durante seus testes na Terra ou durante seu anteriores em Marte. É também a maior distância que a nave já voou.
Helicóptero Ingenuity
A Ingenuity foi capaz de usar sua câmera de navegação em preto e branco para capturar uma ótima foto da superfície marciana. Confira abaixo:
Embora a imagem seja legal, ela na verdade representa um grande marco para o helicóptero, capaz de processar com sucesso imagens da câmera de navegação enquanto ela voa por uma distância maior.
Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
O helicóptero não havia voado nessas velocidades e distâncias antes – então a NASA não tinha certeza se seria capaz de fazer isso.
“Esta é a primeira vez que vimos o algoritmo da câmera rodando em uma longa distância. Isso não pode ser feito dentro de uma câmara de teste””, disse MiMi Aung, gerente de projeto da Ingenuity.
A NASA já está planejando um quarto vôo para o Ingenuity nos próximos dias.
Deixe seu comentário e faça como os mais de 2.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!
Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.