Segundo um estudo realizado e divulgado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a demanda anual por profissionais de TI prevista até 2024 será de cerca de 70 mil profissionais. Porém, a média de formandos em tecnologia da informação com perfil para suprir as necessidades do mercado é de apenas 46 mil por ano.
Siga nosso stories no Instagram é receba em primeira mão notícias como essa!
Ainda de acordo com o levantamento, a área com o maior índice de formandos é a de Desenvolvimento e Análise de Sistemas. A Business Partner da Prime Control, Thais Schio, explica que isso ocorre em razão da maioria dos cursos serem voltados para o desenvolvimento de aplicativos e sites, o que oportuniza o deslumbramento com a criação de algo.
“Historicamente, a parte do desenvolvimento sempre foi mais exaltada com um peso diferenciado. Então, muitas pessoas que ingressam na área de TI não conhecem o campo de qualidade de softwares, tanto porque não faz parte da grade curricular, quanto porque até pouco tempo era comum ouvir que o próprio desenvolvedor testava, como se a atividade do tester fosse inutilizável” – explica, Schio.
Neste cenário, a Prime Control, que foi considerada pelo relatório ISG Provider Lens™ Next-gen Application Development & Maintenance (ADM) Services 2020 como uma concorrente em ascensão na disputa entre grandes players de tecnologia, tem trabalhado para incentivar os estudantes da área a conhecerem e atuarem no campo de qualidade de softwares.
Siga o tecflow no Google News e veja artigos como este! Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
Por meio do programa PrimeExperts, a empresa desenvolveu parcerias com universidades de ensino como Universidade Para Todos (UPT), UNIBRASIL, UniCuritiba, Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e Positivo. Além de disponibilizar cursos gratuitos para os estudantes que têm interesse na área, o programa possibilita que esses alunos passem por um processo seletivo para disputar uma vaga no time da Prime Control como estagiários ou trainees.
Segundo Schio, o PrimeExperts é especialmente voltado para alunos que buscam a primeira oportunidade de emprego.
“Existem muitas vagas no mercado de TI, mas também existe uma exigência muito alta dos conhecimentos especializados. É comum a gente ver vagas para estágio que têm como pré-requisito experiência na área e, para nós, a questão do desenvolvimento das pessoas e oportunidade é muito importante” – comenta.
Além do PrimeExperts, a empresa também participa do programa de formação de jovens da Prefeitura de Curitiba, EmpregoTech, no qual, além de disponibilizar treinamentos em cursos de nível básico e intermediário para alunos que saíram do ensino médio e querem ingressar no mercado de TI, também oferecem a oportunidade para esses estudantes participarem do processo seletivo da organização.
Como resultado desses programas de incentivo e indicações internas, a Prime Control já possui um novo time de estagiários, formado por oito novos profissionais, que iniciaram suas atividades na última segunda-feira (26).
De acordo com Schio, a curva de desempenho dos profissionais da Prime Control costuma ser alta.
“Em pouco tempo nossos profissionais já possuem a oportunidade de crescer profissionalmente, sendo promovidos e recebendo novos desafios porque desde o início eles são envolvidos em demandas importantes com bastante autonomia e assumindo responsabilidades, mas com todo acompanhamento e suporte necessário. Isso lhes permite obter uma performance muito boa” – finaliza.
Deixe seu comentário e faça como os mais de 2.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!
Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.