Semantix e Hospital Alemão Oswaldo Cruz desenvolvem solução que acelera diagnóstico de COVID-19

Projeto que utiliza inteligência artificial conta com financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Inteligência artificial

A Semantix, especialista nacional em soluções de Big Data, inteligência artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT), desenvolveu, em parceria com o Centro de Inovação e Educação em Saúde do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e financiamento da FINEP-MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), uma ferramenta para suporte ao diagnóstico de COVID-19 com o uso de inteligência artificial, de maneira mais assertiva e rápida, por meio de indícios que sugerem infecções pulmonares nas imagens de tomografia de tórax dos pacientes.

Nossas matérias são divulgadas primeiro na rede social Autthentic! Não perca nenhuma notícia do mercado de tecnologia! Siga o tecflow na rede social mais autêntica do mundo!


A tomografia computadorizada (TC) é uma alternativa certificada ao exame PCR (abreviação para polimerase chain reaction, em português, reação em cadeia da polimerase) para diagnóstico da COVID-19, sendo que o PCR pode levar até três dias para indicar a presença do coronavírus. No cenário de alta ocupação de unidades de terapia intensiva e leitos hospitalares, a utilização de TC com algoritmos de inteligência artificial pode acelerar na triagem de pacientes e, consequentemente, na otimização de recursos, incluindo os próprios radiologistas.


A identificação se dá pelo diagnóstico das imagens por inteligência artificial treinada a partir do conhecimento de uma equipe médica e de especialistas em radiologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. A solução é capaz de apontar se a infecção é causada pela COVID-19, ou outras contaminações virais ou bacterianas

Siga o tecflow no Google News e veja artigos como este ou nosso stories no Instagram e receba em primeira mão notícias como essa!

Com a tecnologia também é possível medir a evolução do grau de acometimento pulmonar, trazendo maior precisão e facilitando o encaminhamento para o tratamento mais adequado em cada caso. Atualmente esse percentual é calculado pela saturação de oxigênio no sangue e alterações na ausculta do pulmão, método que pode ser impreciso.


“A solução surgiu para auxiliar o país na luta contra o coronavírus e salvar vidas. Estamos disseminando para outros hospitais, em regiões carentes de recursos, a união entre o conhecimento dos especialistas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz com a nossa inteligência artificial e a plataforma de dados em nuvem, a Semantix Data Platform (SDP)”, explica Leonardo Santos, CEO da Semantix.

Leonardo Santos, CEO da Semantix.


“Basta o acesso à internet, um equipamento de tomografia e um técnico de operação do exame, pois nossos algoritmos fazem toda a análise”, complementa Rodolfo Uchida, gerente de ciência de dados da Semantix e líder da iniciativa.

Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!


O Diretor Executivo de Inovação, Pesquisa e Educação do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Kenneth Almeida, explica que o uso da Inteligência Artificial  aplicada ao diagnóstico é uma das estratégias adotadas pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz por meio do seu Centro de Inovação e Educação em Saúde.

“A rapidez e precisão desse tipo de ferramenta promove o melhor cuidado para o paciente. Nesse sentido, contar com a expertise da Semantix traz o estado da arte em tecnologia e inovação como foco na segurança e qualidade do atendimento”, afirma o executivo.


O sucesso do projeto não ocorre ao acaso. Em março de 2020, ainda no início da pandemia da COVID-19, o Estado de São Paulo, assim como o resto do país, não tinha visibilidade do número de casos, óbitos e giro de leitos disponíveis. Diante desse desafio, a Semantix atendeu uma solicitação da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo para o desenvolvimento de uma solução de dados para o monitoramento da COVID-19 e desenvolveu, em duas semanas, por meio de esforço coletivo entre os times Semantix e Secretaria de Saúde, a plataforma Censo COVID-19. Plataforma de dados e de gestão epidemiológica, conectando hospitais e laboratórios do estado a um ambiente analítico.


Este sistema foi doado para o Governo do Estado de São Paulo e hoje é utilizado para realizar a aferição dos números dos hospitais do estado, referentes aos pacientes em ambulatório ou UTI e de óbitos em decorrência do coronavírus. A partir desta experiência, a empresa ganhou autoridade em lidar com a avaliação de dados sobre o coronavírus, o que a motivou a criar iniciativas como o algoritmo de detecção de COVID-19 por meio de imagens.

 Deixe seu comentário e faça como os mais de 3.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!

Marciel

Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!