O que são altcoins?

altcoin

Uma altcoin é qualquer criptomoeda alternativa ao Bitcoin, e cada uma tem uma própria especificidade que as torna únicas. 

As altcoins possuem uma grande procura e tem diversas vantagens em sua mineração.

Um dos maiores impactos que a tecnologia causou no sistema financeiro nos últimos anos foi certamente o surgimento das criptomoedas.

Dentre elas, o Bitcoin é o grande protagonista, com um impacto que abalou o mercado como um todo e trouxe notoriedade e conhecimento sobre esse tipo de moeda para o grande público.

Hoje, você pode até mesmo pagar uma instalacao de placas de energia solar com este recurso.

Entretanto, junto da gigante Bitcoin surgiram várias outras moedas menores, em grande parte com objetivos específicos e ferramentas úteis para diversos setores, tornando-se uma das melhores opções de investimento ao longo do tempo.

Por isso, é importante ter uma ideia de como as altcoins funcionam e como utilizá-las da melhor forma possível, garantindo assim um conhecimento maior antes de iniciar um investimento nesse tipo de ativo.

Uma das bases da criação do Bitcoin é a liberdade. Essa liberdade também possibilitou a outros desenvolvedores usarem o código base da moeda para criarem suas próprias versões. Isso gerou uma série de novas possibilidades no mercado.

Enquanto alguns estruturaram códigos para criar novas versões do Bitcoin, outras moedas, como o Ethereum, seguiram linhas completamente independentes e diferentes. 

A todas essas moedas é incluído o coletivo altcoin. A palavra é uma junção dos termos em inglês alternative (alternativo) e coin (moeda), ou simplesmente moeda alternativa.

A importância de uma altcoin é decidida pelo seu desenvolvedor, que estimulará o uso para um determinado tipo de ação, como a negociação de uma administracao de restaurante corporativo.

Isso vai muito além do investimento, explorando novas possibilidades de utilização das moedas e aproveitando para aquecer o mercado das altcoins.

A criptomoeda então surge da vontade ou necessidade de criar algo que é completamente democrático e acessível, baseado exclusivamente na oferta e demanda. O número total de altcoins, entretanto, é difícil de ser determinado.

Isso acontece porque a maleabilidade do mercado permite que novas moedas apareçam e desapareçam em velocidade muito rápida, e um computador com cabos 25mm pode dar fim ou iniciar uma nova moeda em instantes.

Estima-se que mais de 7 mil altcoins existem, embora a maioria dessas moedas tenha gerado prejuízo inicialmente, por ser um elemento desconhecido.

Para evitar cair em um golpe e investir em uma dessas moedas, existem agregadores que anunciam todas as moedas tidas como mortas e que não existem mais, seja por falência ou porque elas nunca existiram e sempre foram uma tentativa de golpe.

Entretanto, ainda pensando na enorme versatilidade desse tipo de recurso, muitas moedas acabaram prosperando e se tornando muito forte no mercado, possibilitando que você tivesse muito mais opções de escolha de investimento quando pensava em criptomoedas.

Principais altcoins: quais são?

Se você tem o interesse de investir em altcoins, conhecer aqueles mais bem estruturados no mercado pode te ajudar a tomar uma decisão mais assertiva.

Principalmente, porque é mais fácil acompanhar a movimentação da moeda e verificar se vale o investimento.

Possuir um computador completo é fundamental, uma vez que é nele que você fará todas as operações.

Ethereum

O Ethereum surgiu logo depois do Bitcoin, e carrega consigo a posição de altcoin com maior capitalização do mercado. 

Trata-se de um dos projetos mais capazes de substituir o Bitcoin, que está chegando ao fim.

O Ethereum tem muita força em sua comunidade, engajada para fazer a moeda crescer e acreditando no ideal desse tipo de moeda. 

O Ethereum saiu na frente ao se tornar a primeira blockchain com foco em contratos inteligentes e em aplicativos sem centralização.

Litecoin

Inicialmente criado como uma atualização para o Bitcoin, ela apresentava vários benefícios como:

  • Mais velocidade para a confirmação de transações;
  • Menos taxas;
  • Mais escalabilidade;
  • Mais estabilidade.

Ela acabou se tornando uma altcoin, considerada por muitos como a prata, enquanto o Bitcoin é o ouro.

A ideia do Litecoin é ser uma moeda com maior aceitação e seu objetivo final é a troca eficiente dos recursos financeiros, servindo como uma moeda comum, usada até para pagar a produção de um cartao de visita advogado.

XRP

A XRP é uma moeda similar ao litecoin. Muitas vezes, a moeda é chamada de Ripple, embora haja uma grande discordância da comunidade que a utiliza.

Enquanto o Litecoin tem como principal objetivo atingir mais pessoas e se tornar comum, a XRP segue um caminho diferente.

Seu objetivo principal é servir como ferramenta para grandes corporações, como produtores de concreto usinado industrial, instituições e até mesmo bancos.

Por conta dessa proposta, ela chegou a ser a maior altcoin do mundo por um tempo, tirando o posto do Ethereum.

Entretanto, a moeda aos poucos desvalorizou-se, e embora ainda seja muito forte no mercado, já não ocupa a mesma posição que antes.

Theter

A Theter é conhecida por ser a mais famosa stablecoin do mundo. Trata-se de uma criptomoeda estável, que tem um controle muito maior de sua atividade.

Essa é uma das altcoins de maior relevância no mundo, principalmente por conta de seu potencial de exploração.

Com lastro no dólar, a moeda é muito útil para lidar com diversos tipos de transações, tendo muito mais facilidade no processo e diminuindo o atrito causado pelo dólar em si.

Vantagens de investir em altcoins

Existe muita discussão em torno das criptomoedas como um todo. Ainda assim, existem diversas vantagens em investir nesse tipo de recurso, sobretudo se você já sabe como estas moedas funcionam.

Vale lembrar que existe um risco no investimento, como em qualquer outro tipo. 

Por isso, é importante que você faça um bom planejamento é uma estratégia inteligente para conseguir aproveitar o melhor que as altcoins tem para oferecer.

Valorização da moeda

A valorização das criptomoedas é um evento impressionante, e foi justamente este elemento que chamou a atenção do público para o Bitcoin e posteriormente para outras moedas.

Algumas altcoins tiveram em poucos meses um aumento de 500%. Por isso, é importante ficar de olho nas negociações mais seguras desse formato para conseguir investir e receber uma boa quantia de retorno.

Aceitação em vários lugares

Depois dos problemas iniciais com o Bitcoin e as altcoins, o mercado parece ter aceitado e reconhecido a existência dessas moedas virtuais.

Isso pode ser visto pelo fato de que diversos empreendimentos, como uma grafica online atual card, começaram a aceitar as criptomoedas como forma de pagamento.

Hoje, você pode pagar uma série de atividades comuns do dia a dia, como supermercados, restaurantes e até mesmo tatuagens usando estas moedas, que acabaram se integrando ao conceito popular e se tornando um elemento comum do cotidiano.

Alguns países, especificamente, tem ampliado muito sua aceitação de criptomoedas, como é o caso do Japão. 

Ter um país encabeçando a popularização de uma moeda acaba sendo uma importante ferramenta para aumentar suas capacidades.

Isso porque a moeda acaba sendo valorizada e fortalecida no mercado internacional, tornando-se uma potência ainda maior de investimento para você.

Segurança de operações

O mundo mudou consideravelmente nos últimos anos. Embora de início as criptomoedas fossem vistas com desconfiança, elas aos poucos mostraram seu potencial com protocolos complexos e ações integradas de segurança.

Hoje em dia, o investimento em criptomoedas é até mesmo mais seguro que o investimento em alguns meios mais tradicionais. 

Depois da quebra em 2009, a própria Wall Street começou a ser vista com muito mais desconfiança, o que acabou aflorando ainda mais as altcoins.

Investidores começaram a procurar estas novas moedas, e as instituições começaram a aceitar trabalhar com elas, principalmente pela segurança que o blockchain oferece para cada transação.

Além disso, o fato de as ações não precisarem ser intermediadas por uma instituição bancária também tem sido um grande ponto positivo para estas moedas. 

Isso permite que uma empresa de adesivacao de carros consiga vender muito mais.

Isso faz com que muitas pessoas decidam investir nesse tipo de operação, buscando um conhecimento maior de sua estrutura.

Acesso às informações

Quando as criptomoedas surgiram, a única forma de acessá-las era por meio da deep web, uma espécie de “internet subterrânea” acessível apenas com navegadores especiais e equipamentos próprios.

Esse tipo de proteção acabava gerando a desconfiança do mercado, uma vez que era muito difícil obter rapidamente informações atualizadas sobre sua relação com criptomoedas. Entretanto, esse conceito aos poucos foi mudando.

Hoje, diversos sites e blogs se predispõem a ajudar os investidores a conhecer melhor as altcoins e como investir corretamente nelas, conquistando assim um espaço muito melhor no mercado.

Considerações finais

Embora o Bitcoin seja mais popularmente conhecido, é importante ter em mente o poder que as altcoins oferecem, sobretudo em questão financeira. 

Essas moedas tem um grande potencial de investimento, e podem ser muito importantes para sua estratégia.

Entretanto, conhecer as moedas que você deseja investir é fundamental, além de um acompanhamento de perto do mercado para conseguir encontrar as ferramentas certas para conseguir trabalhar corretamente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus

Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!