A OmniK, plataforma brasileira de tecnologia que transforma negócios B2B e B2C em marketplaces, acaba de anunciar o lançamento do seu plugin com a Adobe Commerce Cloud, plataforma líder em e-commerce. Com o plugin, as empresas que utilizam a Adobe Commerce terão a possibilidade de transformar o seu e-commerce em marketplace e utilizar todas as funcionalidades do seller center da OmniK de forma nativa.
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De acordo com o Head da OmniK, Thiago Coelho, o plugin vai reduzir consideravelmente o prazo de setup da ferramenta, possibilitando que projetos sejam implementados com agilidade e com menor custo, tornando as soluções ainda mais atrativas e completas no mercado.
“A nossa intenção é tornar a solução de marketplace acessível a uma maior parcela de players e desburocratizar o processo de implementação”, comentou Thiago.
Para Stella Guillaumon, General Director Latam da Adobe Commerce, a iniciativa visa “atender às empresas que veem a oportunidade de incluir no seu canal digital, seja B2C ou B2B, seus parceiros de negócio para ser one-stop-shop de seus clientes ou consumidores. Essa estratégia aumenta a conveniência, melhora a experiência de compra e de atendimento pelo canal digital.
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A parceria com OmniK traz a tecnologia necessária para oferecer aos clientes Adobe Commerce a capacidade de adotar o modelo de marketplace. Outro diferencial, é contar com toda a experiência do Grupo FCamara durante o projeto, ou seja, one-stop-shop: ecommerce + marketplace + consultoria.”
Parceria de mercado para marketplace
A parceria entre a Adobe e a OmniK ocorre em um momento estratégico. Em 2020, o mercado de marketplace cresceu 52%, acima do total do setor de e-commerce que aumentou 41%, segundo dados do E-bit. A perspectiva é que o crescimento em 2021 seja ainda maior.
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Até o final do ano, pretendemos lançar novos plugins e integrações nativas com diferentes fronts, vamos ter evoluções no nosso roadmap de produto em todos os nossos módulos, além de integração nativa com diferentes hubs de mercado para embarque de sellers,” ressalta Thiago.
Importância dos Plugins no mercado
Com o aumento da demanda e a sobrecarga de times de tecnologia, a intenção de construir plugins e integrações que facilitem a adoção da solução de marketplace por novos players se torna um grande diferencial competitivo e uma alavanca para acelerar os negócios.
A OmniK, por exemplo, possui uma arquitetura completa para a operação de um marketplace. Além do plugin com a Adobe Commerce, a plataforma ainda conta com integrações nativas com os principais hubs do mercado e módulos customizáveis e escaláveis para suportar o crescimento dos clientes.
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O seller center criado pela startup possibilita uma empresa gerenciar o seu canal de marketplace em uma única plataforma. Ele fornece todas as ferramentas necessárias para automatizar o atendimento de pedidos de vários fornecedores, os fluxos de trabalho de envio direto, as várias maneiras de integração com fornecedores, as opções de envio, além de rastrear e gerenciar pedidos e remessas, cobrar comissões, pagar fornecedores, promover produtos e vendedores, assim como configurar e controlar a interação entre o cliente e o fornecedor.
“A solução que criamos é atrativa tanto do ponto de vista de robustez tecnológica, quanto na visão de custo x benefício. A plataforma possui preço acessível para empresas médias e pequenas que estão iniciando a sua jornada no e-commerce. Entre as vantagens de transformar uma loja virtual em um marketplace estão: criação de um novo modelo de negócios na empresa, nova linha de receita mais rentável, crescimento da base e aumento da fidelização de clientes,” finaliza Thiago.
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Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.