O Telescópio Espacial James Webb (JWST), o próximo grande olho espacial da humanidade, será enviado para o espaço em 18 de dezembro. O telescópio de US $ 8,8 bilhões foi originalmente planejado para orbitar a Terra no início de 2007. No entanto, alguns percalços adiaram o lançamento.
O Telescópio Espacial James Webb tem a intenção de substituir o Hubble pelo fato de utilizar novas tecnologias em sua construção e ter um espelho primário de captação 2,5 vezes maior que o espelho do antecessor. Outra curiosidade sobre o novo observatório espacial são seus 18 espelhos hexagonais banhados a ouro que permitirão a espaçonave visualizar planetas distantes e os confins do universo com um nível de detalhe que ultrapassa em muito as capacidades do Hubble.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Estamos no Autthentic! Clique aqui e siga nossas notícias!
A missão primária do JWST será a de examinar a radiação infravermelha resultante da grande expansão (Big Bang) e realizar observações sobre a infância do Universo. Para conseguir tal feito o JWST deverá levar consigo um grande escudo solar dobrável metalizado, que deverá se abrir no espaço.
Telescópio Espacial James Webb.
Após o seu lançamento, haverá um período de ajustes de seis meses e após isso, se iniciará o período de observações que deverá durar no mínimo 5 anos, com a possibilidade de a missão vir a ser estendida.
Os atrasos no lançamento do Telescópio James Webb.
Já faz um certo tempo que os astrônomos estão ansiosos pelo lançamento do telescópio, mas seu desenvolvimento foi atrasado, devido aos desafios de seu desenvolvimento e custos excessivos. A NASA e Northrop Grumman, o principal contratante do telescópio, inicialmente estabeleceram um orçamento de US $1 bilhão para realizar o projeto com previsão de lançamento em 2007. No entanto, houve o primeiro adiamento e uma nova data foi estipulada para 2011.
Mais uma vez, o lançamento foi postergado e a data ficou prevista para 2018, mas por conta de acidentes no desenvolvimento que aumentaram os custos, houve mais um atraso. No início do ano passado, a NASA enfrentou desafios técnicos e por conta da pandemia, adiou a data de lançamento, mais uma vez, para 31 de outubro 2020.
Ariane 5 não estava disponível
O foguete Ariane 5, responsável pelo lançamento do telescópio James Webb, ficou aterrado por quase um ano devido a problemas detectados em duas missões comerciais em 2020.
Dessa vez ,a nova data foi definida em consulta com a Arianespace, empresa francesa cujo foguete Ariane 5, que enviará James Webb ao espaço a partir de um local de lançamento em Kourou, Guiana Francesa.
Foguete Ariane 5, que enviará James Webb ao espaço.
O observatório, um projeto conjunto entre NASA, ESA e a agência espacial canadense, concluiu os testes finais no final do mês passado e agora está passando por ajustes de operações.
Embora finalmente tenha uma nova data de lançamento, o momento exato de quando a espaçonave vai zarpar para a América do Sul ainda está sendo mantido em sigilo como uma precaução de segurança. Mas fica a dúvida: será que dessa vez o telescópio James Webb decola? Vamos aguardar e torcer para que sim!
Faça como os mais de 3.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!
Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.