AKS: O que é?

AKS

Empreendimentos que buscam crescimento precisam estar atentos às ferramentas tecnológicas, como o AKS, recurso fundamental ligado às vantagens da Computação em Nuvem.

Uma empresa que queira se manter em dia frente ao mercado, seja contra a concorrência ou a favor da sua clientela, não pode ignorar a importância da tecnologia. 

De fato, o armazenamento de dados ou mesmo de programas, além da acessibilidade dessas mesmas funções a distância, é algo que está transformando radicalmente a realidade de muitas corporações em diversos segmentos.

Por exemplo, uma firma de transporte de pequenas encomendas pode recorrer à Computação em Nuvem como modo de integrar toda sua operação, conectando programas e usuários de qualquer lugar em que estiverem.

Além disso, esse tipo de plataforma opera como um serviço que oferece um custo-benefício incrível, já que além da praticidade de tornar qualquer dado disponível 24h por dia, também opera com maior segurança e confidencialidade do que a hospedagem própria.

Entretanto, também é nesse cenário que surgem questões mais técnicas, como a do AKS, sigla para o Serviço de Kubernetes do Azure, em inglês. 

Talvez essas palavras sejam totalmente desconhecidas para alguns, mas são fundamentais nessa área.

O mais bacana é que com o desenvolvimento tecnológico atual essas estratégias podem beneficiar qualquer nicho de mercado, seja uma fábrica de sensor indutivo 2 fios ou uma loja de venda no varejo.

Por isso, decidimos escrever este artigo, trazendo aqui explicações sobre do que, exatamente, se trata o AKS.

Bem como os motivos pelos quais ele vale a pena ser utilizado, assim como as vantagens e benefícios de médio e longo prazo.

Portanto, se você quer entender melhor como a Computação em Nuvem é um futuro que já chegou e que pode revolucionar a rotina da sua empresa, tornando os processos e o tratamento de dados bem mais seguros, basta seguir adiante na leitura.

O que é Computação em Nuvem?

Falar sobre o AKS é algo que envolve alguns conceitos preliminares sem os quais é impossível entender do que se trata tudo isso, sobretudo no tocante às suas vantagens.

Primeiramente, é preciso compreender que a Computação em Nuvem já existe há cerca de 30 anos, tendo sido fundada logo após a própria internet, com o objetivo de permitir que os servidores e serviços de hospedagem ganhassem em integridade e autonomia.

Contudo, no começo ela era mais voltada para grandes operações e para a própria hipermídia da estrutura WWW (World Wide Web), cuja realidade também exige instalações físicas, embora a gente não esteja acostumado a pensar assim.

Mas, a verdade é que quando entramos no site de uma empresa de terceirização, há toda uma infraestrutura física de hardwares que permite o funcionamento daquelas telas que visualizamos. Parte desse sistema é internacional e opera para o mundo todo.

Seja como for, dos anos 2000 para cá a Computação em Nuvem começou a se popularizar no sentido mais comercial do termo, substituindo as salas de computação que as grandes corporações tinham, por terceirizar esse serviço.

Hoje as maiores empresas não precisam ter computadores próprios ou manter dados e programas rodando em suas dependências, mas sim em servidores que estão “na nuvem”, isto é, conectados 24 horas por dia, emitindo sinal de internet sem parar.

É nesse contexto de mídia como algo terceirizado e acessado pela internet que surgem os cloud containers, sendo que o AKS nada mais é do que uma solução desse tipo, como ficará claro adiante.

Por dentro dos cloud containers

Comecemos salientando que o termo container aqui não tem nada a ver com os contêineres físicos que vemos em docas e portos, que servem para transportar cargas.

Contudo, o termo é perfeito para a real função de um cloud container, já que este disposto opera justamente com o transporte de um dispositivo físico, embora o foco de sua funcionalidade seja apenas sustentar o cloud enquanto sistema.

Sendo assim, trata-se de algo como um servidor portátil, que carrega todo um ambiente isolado em termos de aplicativos, ferramentas e códigos necessários para o funcionamento da Computação em Nuvem.

O termo Kubernete da sigla AKS remete exatamente a isso, uma plataforma portável e extensiva voltada para containers

Com isso uma empresa de rastreamento automotivo, que opera muito mais em realidade externa e móvel, pode se beneficiar.

Basicamente, a cloud container permite não apenas substituir um data center tradicional, como ainda torná-lo muito mais prático e versátil. 

Neste sentido, os mais famosos fornecedores de serviço para tal operação são os seguintes:

  • One Drive;
  • Amazon Web Services;
  • Google Drive;
  • Microsoft Azure.

Com isso voltamos, novamente, à sigla AKS, já que o Serviço de Kubernetes do Azure é isto mesmo, a solução de cloud container da Microsoft.

O foco da gigante da tecnologia é fornecer uma solução que vá além da facilidade que a portabilidade já promete, viabilizando ainda mais a governança e a segurança do cloud móvel.

Assim, uma empresa de serviço de motoboy 24 horas pode se beneficiar enormemente da agilidade gerada, já que com isso se torna possível integrar equipes de modo ainda mais eficiente e assertivo.

Além disso, o foco na velocidade e na entrega do AKS permite criar plataformas únicas (embora dimensionadas em células de vários containers), unificando a entrega de colaboradores distintos, cada um com suas metas e peculiaridades.

O que é o Serviço do Kubernetes?

É interessante falar desse serviço como algo objetivo e operado por vários fornecedores, pois aqui entramos no nome de outra gigante da tecnologia, que é o Google, na verdade o inventor do serviço de cloud container como código-aberto.

O próprio termo kubernetes vem do grego e quer dizer “piloto”, no sentido de que é essa tecnologia que vai conduzir os containers que operam em mobilidade.

Antes disso, os serviços de armazenamento e hospedagem estavam na fase inicial de implantação física. 

Depois veio a virtualização, que permitia operar vários sistemas dentro de uma mesma máquina (código chamado VMS).

Hoje estamos na terceira geração, que é justamente a do cloud container. Assim, quando uma empresa de entrega de documento opera com ele ela como que soma as duas gerações anteriores.

Sendo assim, o Serviço do Kubernetes permite que ela fique com as vantagens da operação do servidor físico, e também com os benefícios da versatilidade de vários sistemas, já que a integração com a internet é móvel e total.

Sendo que nessa modalidade as operações e o próprio desenvolvimento em termos de operacionalidade e observabilidade são maiores.

Além de que essa portabilidade opera em qualquer sistema, seja comunicando-se com o data center que a empresa decida manter ou então com as plataformas na nuvem.

Além disso, outra vantagem do AKS é a autocorreção, que opera com Inteligência Artificial, reiniciando por conta os containers que acabam falhando, o que mantém a produtividade em um nível de segurança e estabilidade bem maiores.

Acelerando os seus aplicativos

Uma vantagem indiscutível do AKS enquanto Serviço de Kubernetes do Azure é que o seu desenvolvimento e execução de aplicativos é algo bem moderno.

Com ele a comunicação com a tecnologia kubernete (que não é nada simples) se torna muito mais amigável e acessível. 

Assim, é possível definir, implementar e até depurar ou atualizar sistemas com muito mais facilidade.

Um exemplo é a implementação de um pipeline de tipo CI/CD, que completa os clusters em termos de configuração e automatização.

Portanto, se a empresa lida com espaços para coworking e precisa enfrentar um cenário em que tem mais de uma cloud funcionando em containers, a rastreabilidade é tão grande que não vai haver interferência entre os usuários.

Tudo isso com poucos cliques e layout intuitivo, que é o que ficou conhecido como telemetria. 

Trata-se da funcionalidade de tornar uma tela ou painel de trabalho mais dinâmico, fazendo com que o sistema de gestão de trabalho evolua junto com a equipe.

Operação e base mais seguras em AKS

Por fim, outro benefício marcante do AKS enquanto solução da Microsoft é que o sistema operacional dele tende a ser igualmente popular, o que é típico no caso da gigante da tecnologia.

Na prática isso agrega valor em termos de dimensionamento, provisionamento e até monitoramento e reparos eventuais. 

Novamente, são poucos cliques, só que agora para criar clusters específicos e ganhar domínio operacional.

Também assim, uma empresa de divisórias que tenha mais de uma unidade pode integrar seus sistemas de trabalho com eficiência, já que o Assistente do Azure ajuda com a customização de demandas personalizadas.

Em termos de base de segurança o que se quer dizer é que o controle do acesso e de identidades é refinado, graças à funcionalidade chamada Azure Policy, que é um sistema de segurança exclusivo do AKS.

Considerações finais

Falar do Serviço de Kubernetes do Azure pode não ser tão simples, mas com o tempo vamos percebendo que se trata de algo fundamental para a TI corporativa.

Agregando descobertas e avanços operados pela Microsoft e pela Google, hoje em dia essa modalidade de serviço tem revolucionado a Computação na Nuvem.

Com os conceitos explicados acima e até os conselhos trazidos, fica mais fácil entender do que se trata essa ferramenta, bem como o modo de tirar as maiores vantagens dela.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus

Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!