A Americanet assinou na quinta-feira passada, dia 28 de novembro, o contrato sobre a implantação da solução Cidade Inteligente (SCaaS – Smart City as a Service) com a Prefeitura de São José dos Campos (SP). Trata-se de uma iniciativa inédita no país, que reúne os mais amplos serviços de tecnologia, colocando a cidade em um grupo seleto de municípios inteligentes do Brasil.
O contrato no valor de R$ 39,3 milhões e com duração de quatro anos, prevê a instalação de cerca de 1.000 câmeras inteligentes por toda a cidade, com reconhecimento facial, leitura de placas, interligação semafórica e alerta de situação de emergência, além de um Centro de Segurança Integrada (CSI). Antenas de Wi-Fi com internet gratuita à população estarão disponíveis em 295 prédios públicos, 839 salas de aula, centros poliesportivos, parques e praças municipais e hospitais e postos de saúde, que passarão a ter acesso à internet, completam o projeto.
De acordo com o edital, o início da implantação do sistema deve acontecer em até nove meses, com a previsão de término em agosto de 2020. “Iremos construir uma infovia que irá conectar toda cidade. Serão nove meses de muito trabalho e dedicação”, explica José Luiz Pelosini, vice-presidente da Americanet. “A Americanet se sente orgulhosa em fazer parte desta iniciativa inovadora e pioneira, que irá proporcionar à população de São José, uma cidade inteligente e totalmente conectada”, completa Pelosini.
José Luiz Pelosini, vice-presidente da Americanet |
Um ponto a ser destacado é o CSI, que irá operar 24 horas por dia, sete dias por semana. “Um sistema de videowall, instalado no Parque Tecnológico, permitirá a visualização de todas as câmeras, disponibilizando em tempo real recursos analíticos e condições para a rápida solução de problemas como assaltos, manifestações populares, eventos, quebra de faróis, entre outras coisas”, afirma Pelosini.
Participe das comunidades tecflow no Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter.
Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.