Projeto prevê a migração de importantes serviços do IFPI para ambientes em nuvem da AWS


 A Embratel anunciou o contrato de desenvolvimento de arquitetura em Nuvem para a migração de servidores do Instituto Federal do Piauí (IFPI). O projeto é desenvolvido pela Embratel por meio da oferta Multicloud, solução de análise, implantação e gestão de Cloud Computing.

Diversos serviços e informações do IFPI estão sendo migrados, pela Embratel, para a Nuvem da Amazon Web Services (AWS). O Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), responsável pela informatização dos processos administrativos e gerência organizacional do IFPI e a página web do Instituto são alguns deles. O Q-Acadêmico, portal e sistema desktop dedicado aos professores e alunos para acesso e gerenciamento de informações acadêmicas como histórico escolar, lançamento de notas e acervo da biblioteca, também passará a ser armazenado em Nuvem.

Com a migração, o IFPI terá mais segurança, disponibilidade e flexibilidade nos sistemas. “A arquitetura em Nuvem desenvolvida pela Embratel possibilita a administração mais simplificada, segura e escalável de grandes volumes de dados dos clientes”, avalia Mário Rachid, Diretor Executivo de Soluções Digitais da Embratel. O executivo ressalta, ainda, que a Embratel mantém uma equipe altamente especializada para atender às demandas específicas de cada cliente com excelência. 

Por meio do Multicloud Embratel, o IFPI tem um serviço de consultoria, implementação e gestão eficiente e especializada de ambientes de TI, com maior capacidade de armazenamento de dados, mais segurança e otimização de custos.

Antes da migração feita pelo cliente, a Embratel também criou redes e dispositivos de segurança para suporte da infraestrutura do IFPI na Nuvem, como WAF (Firewall de Aplicativos Web), para interceptação de tentativas de ataques cibernéticos aos sistemas. O acesso para gerenciamento dos dados em Nuvem é feito por meio do Painel Multicloud Embratel, uma plataforma de gestão de múltiplas Clouds, por pessoas previamente definidas pelo IFPI.

As migrações do portal web e do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) já foram realizadas. Com a transferência dos dados e sistemas para a Nuvem, o desempenho dos serviços e a experiência do usuário foram aperfeiçoados, pois o acesso ao Suap e à página web do Instituto agora ocorrem de forma otimizada.

Na próxima etapa do projeto, será realizada a migração do Q-Acadêmico, sistema de acesso exclusivo para professores e alunos. “Queremos proporcionar mais facilidade e qualidade no acesso às informações e ferramentas para uma experiência mais positiva, rápida e simples aos usuários”, diz Eduilson Livio Neves da Costa Carneiro, Diretor de Tecnologia da Informação do IFPI.


O Instituto Federal do Piauí é uma instituição de ensino básico, técnico e superior especializada na oferta de educação tecnológica e profissional em diferentes modalidades de ensino. O projeto com a Embratel faz parte de licitação vencida pela empresa para fornecimento de soluções, apoio técnico e treinamento de Computação em Nuvem para diversos órgãos do Governo Federal.

“A digitalização do Governo Federal tem um impacto importante na sociedade. A Embratel colabora com as melhores soluções e profissionais para que os serviços prestados levem reais melhorias ao governo e à população”, afirma Maria Teresa Lima, Diretora Executiva para Governo da Embratel.

A oferta da solução Multicloud para o Instituto Federal do Piauí reforça o posicionamento da Embratel como integradora de soluções digitais que é referência no mercado brasileiro.

Participe das comunidades tecflow no FacebookLinkedInInstagram Twitter

https://www.tecflow.com.br/feed

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.