O Discover foi lançado inicialmente no Peru, em parceria com as operadoras Bitel, Claro, Entel e Movistar


Não é de hoje que o Facebook planeja expandir o acesso à internet em áreas remotas e países em desenvolvimento. Seja por meio de satélites ou drones, a rede social tenta há bastante tempo se colocar como um provedor de inclusão digital.

Nesta quarta-feira (6), a empresa lançou o aplicativo Discover, que em fase de testes fornecerá conexão gratuita em parceria com empresas de telefonia locais. O primeiro mercado a receber o projeto é o Peru, mas o Facebook planeja expandir para outros países no futuro próximo, incluindo Tailândia, Filipinas e Iraque.

Com o app, usuários receberão dados gratuitos de seu provedor todos os dias – com uma notificação quando eles estiverem disponíveis. O Discover só fornece navegação com baixa largura de banda, o suficiente para textos e fotos em um site, mas não vídeo, áudio ou outros elementos que consomem mais dados. Os parceiros de lançamento incluem Bitel, Claro, Entel e Movistar.

“Durante a crise de saúde pública causada pelo novo coronavírus, acreditamos que é particularmente importante explorar maneiras de ajudar as pessoas a permanecerem conectadas e aumentar o acesso a informações sobre saúde e outros recursos na Internet”, afirma a empresa no site oficial do Discover, que destacará informações relacionadas à Covid-19.

O projeto faz parte do Free Basics, uma iniciativa do Facebook disponível em mais de 55 países que permite que as pessoas acessem serviços básicos, como informações sobre saúde, locais de trabalho, ferramentas de comunicação, recursos educacionais e informações do governo sem cobrança de dados. Não é preciso uma conta no Facebook para usar o Discover.


Em termos de proteção da privacidade dos usuários, o Facebook garante que o aplicativo não coleta os históricos de navegação não armazena suas atividades para segmentar anúncios do Facebook. A rede social também afirma que respeita a neutralidade da rede. “

Para acessar o Discover, os residentes do Peru com um SIM de um dos provedores parceiros podem visitar a página do app em qualquer navegador da web móvel ou fazer o download do aplicativo para Android na Google Play.

https://www.tecflow.com.br/feed

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.