Fundacred organiza e-book para as empresas se atualizarem sobre as práticas de gestão de dados exigidas na nova legislação
A Fundacred, fundação sem fins lucrativos, disponibilizou um guia gratuito com orientações para as empresas se adequarem a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Elaborado por Nivio Júnior Lewis Delgado, Diretor Executivo da Fundacred, o e-book ajuda as organizações a se autoavaliarem quanto as práticas de gestão de dados.
Publicada no Diário Oficial da União em agosto de 2018, a LGPD busca garantir às pessoas o direito fundamental à privacidade. O dispositivo estava previsto para entrar em vigor a partir de agosto de 2020. No entanto, há recorrentes Projetos de Lei no Congresso visando a prorrogação deste prazo, especialmente em meio à pandemia da Covid-19. Com isso, é possível que as empresas que ainda não se atualizaram ganhem mais tempo para regularizar suas práticas conforme as determinações da lei.
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“Estamos trabalhando para conscientizar todos os nossos stakeholders, sejam eles colaboradores, parceiros, fornecedores ou clientes para que, desde agora, possam melhor conviver com essa importante mudança de mindset, de cultura”, afirma Nivio Delgado. O Diretor Executivo da Fundacred é advogado com MBA em Gestão Empresarial e, desde 2018, também dedica-se às temáticas relacionadas ao Direito Digital, Privacidade e Proteção de Dados, área na qual é especialista.
Nivio Delgado é Diretor Executivo da Fundacred. |
O material disponibilizado pela fundação está dividido em seis temas centrais, são eles: Conjunto de princípios e boas práticas para orientar os times; Critérios para avaliar o nível de aderência aos princípios da LGPD; Guia de avaliação para uma governança de dados; Checklist de autoavaliação; FAQ para esclarecer as principais dúvidas sobre proteção de dados e privacidade; e Bibliografia recomendada e outras fontes confiáveis de consulta.
O guia está disponível online em formato e-book. Para conferir o conteúdo, basta fazer o download do material no link.
Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.