Homens compram mais do que mulheres no Instagram e são atraídos por anúncios

Um levantamento realizado pela VidMob, plataforma de inteligência criativa que acaba de chegar ao Brasil, descobriu por meio de estudo realizado em parceria com a empresa de pesquisa mFour, em agosto deste ano, que um terço dos usuários do Instagram já compra direto pelos anúncios na plataforma. 
foto do instagram


A pesquisa também aponta que a probabilidade de usuários do sexo masculino comprarem pelo Instagram é 10% mais alta do que entre as mulheres; no entanto, 81% delas compram de marcas que não conhecem, enquanto menos homens (75%) dizem fazer o mesmo.

Geração z  compra mais, segundo pesquisa da VidMob

Meninas da Geração Z (entre 16 e 19 anos) apresentaram a maior incidência de compras por meio de anúncios no Instagram, enquanto as entrevistadas entre 35 e 45 anos foram as que menos adotaram esse costume – menos de 40% delas declarou ter comprado algo por meio de anúncios na rede social.
Os produtos mais comprados tanto por homens quanto por mulheres são roupas, sapatos e acessórios, sendo os preferidos por cerca de 60% de mulheres e mais de 50% dos homens.

Foto do instragram logo

Homens compram 3 vezes mais computadores e produtos tecnológicos do que mulheres, que por sua vez adquirem 3 vezes mais produtos de beleza do que eles. Outras categorias populares são viagens, alimentos e ingressos de cinema.
“À medida que cresce a popularidade dos shoppable ads [anúncios que oferecem venda direta de produtos] e a funcionalidade Checkout, ainda em sua versão beta, o Instagram se transforma cada vez mais em um centro de compras,” afirma Stephanie Bohn, CMO da VidMob.

VidMob conclui que consumidor está mais atento as ofertas

A pesquisa mostra que o consumidor segue informado: antes de realizar a compra direta no Instagram, quase dois terços dos usuários buscam pesquisar mais sobre os produtos e marcas fora da plataforma e mais de 40% o fazem dentro da própria rede social.

Foto do Instagram logo

  

Em termos de fatores que influenciam as compras, menos de 20% de todos os entrevistados dizem ter comprado algo após ver celebridades ou influenciadores no anúncio do Instagram. Segundo o relatório, mais mulheres do que homens veem o preço como principal fator de influência, enquanto os homens são 77% mais influenciados pela aparência dos anúncios do que as mulheres.
“Os consumidores têm se mostrado bastante dispostos a comprar de marcas que não conhecem se gostarem do anúncio. Isso significa que peças publicitárias que tenham um bom design podem ajudar a colocar marcas novas e tradicionais em pé de igualdade”, destaca a executiva.
Isso porque, do ponto de vista das empresas, chama atenção a possibilidade de conquistar novos públicos: 6 em cada 10 consumidores passaram a seguir uma marca que não conheciam no Instagram após encontrarem um anúncio da empresa do qual gostaram.
A atitude é mais comum entre pessoas do gênero feminino entre 16 e 19 anos, dentre as quais 77% declaram ter se tornado seguidoras de empresas após gostarem de um anúncio. Homens entre 35 e 45 anos são os que demonstram menos flexibilidade para seguir novas marcas, mas, ainda assim, mais da metade deles declara ter esse costume.

Instagram imagem
“Essas tendências estão presentes no mercado brasileiro e as marcas devem ficar bastante atentas à forma com que se comunicam em plataformas como o Instagram, que têm um impacto cada vez maior nas receitas das empresas. Com a chegada da VidMob no Brasil, buscaremos dar às marcas a habilidade de otimizar e mensurar a criatividade de forma que elas criem anúncios verdadeiramente impactantes, de alta performance”, conclui Miguel Caeiro, head das operações latino-americanas da VidMob.

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Marciel

Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.

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