As comunidades de jogos on-line estão repletas de comportamento tóxico – no Xbox Live é quase garantido que você ouvirá alguns de seus colegas gamers jogando insultos com tanta facilidade quanto lançam granadas em “Call of Duty”.
“É regular, em todos os outros jogos em que você participa, sempre há alguém que tem um microfone ou digita no bate-papo”, disse Bailey Mitchell, jogador de 16 anos, à BBC. “Eles te insultam de várias formas. ”
Em um esforço para combater essa toxicidade [para não falar xingamentos], a Microsoft anunciou que começou a desenvolver novos filtros para o Xbox Live, projetados para bloquear mensagens potencialmente ofensivas – e, numa reviravolta futurista, a empresa já está tentando descobrir como fazer isso.
De acordo com uma publicação no blog da Microsoft, os usuários do Xbox poderão escolher entre quatro níveis de filtragem de conteúdo: Amigável, Médio, Maduro e Não Filtrado.
Se o sistema de filtragem sinalizar uma mensagem além dos limites que o jogador definiu, substituirá a mensagem por um espaço reservado que lê “mensagem potencialmente ofensiva oculta”. O jogador poderá clicar no espaço reservado se quiser ler a mensagem de qualquer maneira.
Mas filtrar mensagens baseadas em texto é apenas o primeiro passo
A Microsoft Research já está tentando decifrar a tradução de fala para texto em tempo real – uma tecnologia que permitiria transcrever uma conversa verbal essencialmente à medida que ocorre – e a divisão do Xbox já está analisando o que isso poderia significar para sua comunidade online .
“Começamos a experimentar é traduzir fala em texto em tempo real e temos esses recursos de filtragem de texto, podemos bloquear possíveis comunicações em uma configuração de voz. disse Dave McCarthy, chefe das operações Xbox da Microsoft, disse ao The Verge.
Rob Smith, gerente de programa da equipe de engenharia do Xbox Live, acrescentou que o “objetivo final” seria um sistema que pudesse “detectar uma frase ruim [em conversas por voz] e emitir um sinal sonoro para usuários que não querem ouvir isso”
Ele o compara à transmissão de TV, embora os censores da televisão tenham o benefício de um atraso de sete segundos para ajudar na filtragem de conteúdo ofensivo – atrasar a comunicação de voz entre os jogadores por até uma fração de segundo pode afetar drasticamente o jogo.
Ainda assim, é fácil ver como a tecnologia de transcrição já está se movendo na direção que a Microsoft.
Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.