Microsoft supera Amazon e ganha contrato de nuvem de US $ 10 bilhões do Pentágono


O governo dos EUA concedeu à Microsoft um contrato gigante de US $ 10 bilhões em nuvem, confirmou o Departamento de Defesa. Conhecido como JEDI (Joint Enterprise Defense Infrastructure), o contrato fornecerá ao Pentágono serviços em nuvem para armazenamento, até o processamento de inteligência artificial, aprendizado de máquina e a capacidade de processar cargas de trabalho críticas.

É um contrato-chave para a Microsoft, pois a empresa luta contra a Amazon pelo domínio da nuvem e, durante algum tempo, ficou no ar se a Microsoft ou a Amazon venceria esse contrato em particular. A IBM e a Oracle foram eliminadas pela licitação em abril, deixando apenas a Microsoft e a Amazon como as únicas empresas que puderam atender aos requisitos. O contrato foi controverso durante todo o processo de licitação, e a Oracle perdeu uma contestação legal depois de alegar que o contrato tinha conflitos de interesse.

Funcionários da Microsoft também pediram à empresa que desistisse do contrato

O presidente Trump até se envolveu durante o processo de licitação, dizendo que o governo estava analisando o contrato depois de “receber enormes reclamações” de concorrentes da Amazon e da Microsoft. Trump tem criticado a Amazon e seu CEO Jeff Bezos sobre os acordos tributários da empresa.


Embora a adjudicação do contrato, que durará 10 anos, seja vista como uma grande vitória para a Microsoft, os funcionários podem não necessariamente concordar. Milhares de funcionários do Google protestaram contra o envolvimento da gigante tecnológica no programa de IA “pathfinder” do Pentágono, conhecido como Projeto Maven. O Google acabou sendo forçado a se afastar do trabalho e não fazia parte do processo final de licitação para este contrato.

Os funcionários da Microsoft também pediram à empresa que desistisse do contrato com o Exército dos EUA da HoloLens, que poderia fornecer mais de 100.000 dos fones de realidade aumentada para combate e treinamento nas forças armadas. A Microsoft ainda está cumprindo o contrato, e o Exército dos EUA já está usando fones de ouvido HoloLens 2 modificados para soldados.

Amazon está considerando recorrer da decisão

Em nota, a companhia disse que um “estudo detalhado das ofertas” poderia “levar claramente a uma conclusão diferente.” A Amazon está considerando recorrer da decisão final, disse uma fonte à agência de notícias Reuters. Já a Microsoft não comentou o assunto, mas se beneficiou da decisão: após a divulgação, as ações da empresa se valorizaram em 3% depois do fechamento do pregão da sexta-feira. 

Satya Nadella é o atual diretor executivo da Microsoft. Ele foi nomeado CEO em 2014.


Algumas empresas disseram ainda que um contrato com um único vencedor daria ao escolhido uma vantagem comercial. Em resposta, o Pentágono disse que planeja fazer diferentes acordos de nuvem com várias empresas no futuro.

https://www.tecflow.com.br/feed

Marciel

Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!