Agora, empresa garante a disponibilidade dos dados e a segurança de todas as informações com um consumo de energia 1/3 menor



A Norte Energia S.A. é a empresa responsável pela construção e operação da maior usina 100% brasileira (a Usina Hidrelétrica Belo Monte). Hoje, cerca de 10% da energia de todo o Brasil vem de lá. E para continuar a atender os brasileiros com excelência, a Norte Energia tinha um desafio: precisava modernizar seus data centers, minimizar a complexidade do gerenciamento e garantir a disponibilidade dos dados. E a empresa encontrou na solução de hiperconvergência da VMware, companhia líder inovadora em software corporativo, a maneira ideal de alcançar seus objetivos.

A intenção principal era conferir mais agilidade aos processos, garantir a disponibilidade das informações por meio da replicação dos dados e unificar o suporte e manutenção, permitindo, assim, uma atuação mais estratégica da área de TI. Além disso, a Norte Energia contava com duas soluções, uma de servidores e storage, e outra de backup, além de vários fornecedores de TI, e precisava centralizar essa gestão para reduzir o custo da operação, aumentar a sua eficiência e, ao mesmo tempo, possibilitar uma atuação mais estratégica da área de TI.

Em parceria com a VMware e com o apoio da Unitech, integradora de soluções multiplataforma, a Norte Energia implementou a solução de hiperconvergência vSAN, minimizando a complexidade do gerenciamento e os custos associados a uma arquitetura tradicional de três camadas.

A modernização do data center trouxe inúmeros benefícios para a empresa. A companhia conseguiu reduzir o tempo gasto no fechamento contábil de 23 horas para apenas 18 minutos. Com isso, passou a entregar aos acionistas o relatório contábil no 1º dia do mês subsequente, viabilizando a 
tomada de decisões mais rápidas e assertivas para o negócio.

Usina Hidrelétrica Belo Monte

Além disso, agora a Norte Energia consegue garantir a disponibilidade dos dados e a segurança de todas as informações da empresa com um consumo de energia 1/3 menor e uma performance muito melhor. Projetada para ampla tolerância a falhas e alta disponibilidade, a solução oferece proteção e recuperação de desastres de forma simples e eficiente, possibilitando operações mais ágeis e flexíveis, contribuindo diretamente para a continuidade do negócio.

Aprenda: Virtualização VMware vSphere 6.7 em 5 dias!

“Realizamos uma replicação de Brasília para Belo Monte a cada cinco minutos e, se o sistema para, continuamos produzindo energia normalmente. Com a diminuição da complexidade do gerenciamento por meio da padronização, automatização e consolidação das informações, passamos a focar nossos esforços em novas tecnologias, atuando de forma mais estratégica”, destaca Denis Sousa, gerente de recursos tecnológicos da Norte Energia.

“Ganhamos uma flexibilidade inigualável para crescer e nos adaptarmos às necessidades de transformação digital”, conta Marco Milani, Superintendente de Auditoria Interna da Norte Energia. “Agora, a empresa poderá atingir seus objetivos de negócios e simplificar bastante o processo de aquisição, implementação e gestão do data center. Isso sem falar no principal atributo da tecnologia hiperconvergente: a previsibilidade, tanto financeira quanto tecnológica”, completa.

Com os ótimos resultados, agora a empresa já planeja investir em soluções que auxiliem na virtualização das suas operações e já prevê processos de migração de parte das operações para a nuvem.

Participe das comunidades tecflow no FacebookLinkedInInstagram Twitter

https://www.tecflow.com.br/feed

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.