O que é a computação de borda ou edge computing?





Aqui no tecflow, já dedicamos alguns artigos sobre tendências tecnológicas como IoT (Internet of things, ou Internet das Coisas). Agora, vamos dar um passo além para chegar pertinho das bordas – literalmente, porque vamos falar de edge computing (“computação de borda”, ou de “beira”), que, ao que tudo indica, será crítico para a IoT.

O que é edge computing?


Em termos mais técnicos, trata-se de “dispositivos que carregam a habilidade para realizar processamentos e análises avançados”. A definição é de Raj Talluri, VP de Gestão de Produto da Quallcomm Technologies.

Para o portal Network World, ele afirma que devemos pensar no “edge” como o universo de dispositivos conectados pela internet — uma contrapartida para a nuvem. Assim, o conceito de edge computing fornece novas possibilidades em aplicações de IoT. Particularmente para aquelas que dependem de computação cognitiva para tarefas como detecção, reconhecimento de faces, processamento de linguagem e prevenção de obstáculos.



Agora, traduzindo para uma linguagem menos especializada, edge computing corresponde à rede de dispositivos de “borda” – abrangendo qualquer coisa que estiver conectada, desde carros sem motorista e drones até os dispositivos de Internet das Coisas.

Falando num termo mais técnico, a edge computing denota o conceito de dispositivos que possuem a habilidade de realizar processamentos e análises avançadas e vem ganhando um grande impulso com o desenvolvimento de processadores e sistemas computacionais mais potentes, presentes nos dispositivos móveis.

A edge computing fornece novas possibilidades para o conceito do IoT – ou Internet das Coisas. Os dispositivos que executam algum tipo de computação cognitiva e que dependem de um processamento mais poderoso estão se beneficiando deste tipo de aplicação para tarefas como detecção de faces, processamento de linguagem natural e até sistemas de recomendação.

O mercado está se preparando para oferecer soluções de Edge Computing

A Intel acaba de assinar um acordo com o provedor de infraestrutura de TI e de Serviços Pivot Technology Solutions Inc, para aquisição da divisão de plataforma de borda inteligente Smart Edge™. A Smart Edge é uma plataforma nativa de nuvem, escalável e segura para computação de borda de acesso múltiplo (MEC). Com a Smart Edge, empresas e provedores de serviços de comunicação podem habilitar serviços semelhantes à nuvem mais próximos do usuário, seja nas dependências do cliente ou na rede.

 A expansão da computação na rede e na borda é uma oportunidade única de crescimento para a Intel – um mercado endereçável em silício estimado em 65 bilhões de dólares até 2023. A computação de borda é uma oportunidade que ganha cada vez mais força graças à chegada das redes 5G.

“Essa transação aprimora nossa capacidade de lidar com a transformação da rede 5G combinada a uma posição de liderança em computação na borda. Vamos aproveitar ao máximo a combinação de talentos de nossas tecnologias e equipes para acelerar o desenvolvimento do mercado de computação de ponta, criando uma solução atraente para nossos clientes”, informa Dan Rodriguez, vice-presidente do Data Center Group na Intel e diretor geral de Network Compute Division.

Microsoft também disputa o mercado de  Edge Computing

Já a Microsoft anunciou novidades para os seus produtos Windows e SQL Server dedicados a IoT (Internet Of Things ou Internet das Coisas) e Edge Computing (tecnologia para melhorar os tempos de resposta e economizar largura de banda). Durante o evento CEATAC, que aconteceu no Japão, o diretor de operações de desenvolvimento dessa tecnologia, Ian LeGrow, apresentou as propostas de Smart Tower, Windows ML Container e SQL Server IoT 2019.

O Microsoft SQL Server é um sistema gerenciador de Banco de dados relacional (SGBD), totalmente desenvolvido pela Microsoft. Há diversas edições destinadas a públicos diferentes, neste novo evento a empresa apresentou a expansão ainda maior dos seus serviços. Seu principal uso é o destino de armazenamento de informações de trabalho.

A empresa demonstrou no setor de hardwares a disponibilidade geral para o Windows 10 IoT Core Board Support Packages (BSP), que estão inclusos na família de processadores NXP i.MX. Isso inclui os processadores de aplicativos: i.MX6, i.MX7, i.MX 8M e i.MX 8M Mini. O principal objetivo é fornecer uma variedade mais ampla de opções profissionais para os engenheiros de projetos de IoT, fazendo com que eles tirem o melhor uso da plataforma IoT do Azure (plataforma de execução de serviços, baseada em computação em nuvem).
Outros anúncios feitos foram em relação ao Smart Tower. Essa tecnologia busca combinar o Windows 10 IoT CoreNXP e Azure IOT para fornecer uma melhor rede de dados. O principal destaque é na melhoria da confiabilidade da infraestrutura pública, como por exemplo em torres que fornecem sinal para celular, a tecnologia é capaz de reduzir o tempo de inatividade do sinal. O Hub IoT do Azure também é usado para melhorar o gerenciamento e a conexão de dispositivos da rede em geral.

Edge Computing amplia a performance e escalabilidade do e-commerce para a Black Friday

Uma das datas mais aguardadas pelo consumidor, a Black Friday, que acontece este ano no dia 29 de novembro, já começa a mobilizar o varejo brasileiro. E para que a data seja um sucesso, as empresas possuem o desafio de conciliar boas ofertas com uma tecnologia que garanta alta performance em momentos de pico de acesso. Afinal, o consumidor deseja navegar pelo site e finalizar a compra de forma rápida e segura.


Em 2018, a plataforma de Edge Computing da Azion foi utilizada por quase 50% da receita transacionada pelo varejo nos dias da Black Friday, e em 2019 este número será ainda maior. Para que o usuário tenha uma boa experiência, livre de falhas e com uma excelente performance, a Azion conta com servidores colocados dentro de praticamente todas as grandes e médias operadoras de telecomunicações do País, além de um moderno framework para que desenvolvedores construam e executem aplicações de forma rápida e segura, mais próximas de seus usuários, no edge da rede.

A plataforma de Edge Computing da Azion também permite o acompanhamento e a alteração de aplicações em tempo real, proporcionando uma maior facilidade em promover ajustes e regras de negócio durante o evento para buscar resultados ainda mais expressivos, sem deixar a segurança de lado. “Se o preço ou o estoque de um determinado produto for alterado, ou o cliente deseja executar testes A/B para entender qual oferta vende mais, a Azion garante que estas alterações sejam refletidas para os usuários em tempo real, sem que o cliente tenha que fazer deploy de uma nova aplicação no backend, aumentando a confiabilidade do processo, sem afetar a escalabilidade e performance do serviço”, explica Julio Silvello, Chief Product Officer (CPO) da Azion.



Com o objetivo de entregar uma experiência fluida, independente do dispositivo, a Azion oferece uma série de módulos e bibliotecas de software que podem ser contratadas separadamente, de acordo com a necessidade. Assim, o cliente pode expandir suas aplicações, utilizando o modelo de precificação Smart Pricing da Azion, em que a empresa paga apenas pelo que utiliza.

“Com aplicações distribuídas de maneira inteligente em uma rede composta por centenas de servidores espalhados por pontos de presença no Brasil inteiro, é possível melhorar drasticamente a performance, a segurança e a disponibilidade de aplicações web. Ao mesmo tempo, a gestão do serviço é simplificada pois todo o modelo é baseado no conceito serverless, no qual a própria Azion faz a gestão dos servidores e gerencia dinamicamente a alocação de recursos a eles, de forma totalmente transparente para os clientes.Com a Azion, nossos clientes garantem menor latência – tempo de resposta – e maior performance, especialmente no e-commerce”, finaliza Silvello.


Participe das comunidades tecflow no FacebookLinkedInInstagram Twitter


https://www.tecflow.com.br/feed

Marciel

Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!