A Forrester Research nomeou a Oracle como líder em plataformas translíticas de dados, categoria de banco de dados que pode lidar com uma ampla gama de cargas de trabalho transacionais e analíticas. 

O relatório “The Forrester Wave™: Plataformas Translíticas de Dados, quarto trimestre de 2019″(1) cita que, “ao contrário de outros fornecedores, a Oracle usa um banco de dados de formato duplo (linhas e colunas para a mesma tabela) para oferecer um ótimo desempenho analítico” e que “clientes apreciam a capacidade da Oracle de suportar muitas cargas de trabalho, incluindo OLTP (Online Transaction Processing ou Processamento de Transações em Tempo Real), Internet das coisas (IoT), microsserviços, multimodelo, ciência de dados, Inteligência Artificial / Machine Learning, espacial, gráfica e analítica”

“A Oracle tem o prazer de ser reconhecida como líder pela Forrester por seus recursos de banco de dados translíticos”, disse Juan Loaiza, vice-presidente executivo de tecnologia de banco de dados de missão crítica da Oracle. “A Oracle está estabelecendo um padrão para o setor, oferecendo um único banco de dados convergente que reúne recursos de análise e processamento de transações para fornecer aos nossos clientes uma plataforma translítica de dados de missão crítica. Nosso banco de dados convergente também oferece recursos integrados de aprendizado de máquina, espacial, gráfico e JSON (acrônimo de JavaScript Object Notation), permitindo que nossos clientes executem facilmente muitos tipos de cargas de trabalho nos mesmos dados.”

Translítico” é uma adição recente ao jargão do setor de banco de dados. Para a Forrester Wave, o termo “translytics” é definido como “uma plataforma de dados unificada e integrada que suporta várias cargas de trabalho, como transacionais, operacionais e analíticas simultaneamente em tempo real, aproveitando os recursos da memória, incluindo suporte para SSD (solid-state drive, tecnologia de armazenamento), flash e DRAM (Dynamic Random Access Memory ou Memória de Acesso Randômico Dinâmica) e garante total integridade transacional e consistência dos dados”.

O relatório afirma que a Translytical é um mercado emergente e quente que oferece uma plataforma de dados unificada para suportar todos os tipos de cargas de trabalho. O ponto ideal é a capacidade de executar todas essas cargas de trabalho em um único banco de dados, alavancando a inovação nas arquiteturas de memória, multimodelo, distribuído em nuvem. Os bancos de dados translíticos podem suportar vários usos, incluindo informações em tempo real, aprendizado de máquina, análise de streaming, processamento transacional extremo e relatórios operacionais.

A Forrester relata sobre a plataforma Translytical da Oracle em ambientes Oracle. O relatório cita o Oracle Database na memória, uma opção que o estende para suportar análises no mesmo banco de dados que já está executando transações. Os aplicativos Oracle existentes não requerem alterações no aplicativo para aproveitar o Oracle Database na memória.

Diferentemente de outros fornecedores, a Oracle usa um banco de dados de formato duplo (representações de linhas e colunas para a mesma tabela) para oferecer ótimo desempenho translítico. Além disso, a Oracle utiliza o dispositivo Oracle Exadata que suporta um cache flash em larga escala para executar operações colunares rápidas na memória e no flash. Os clientes admiram a capacidade da Oracle de suportar muitas cargas de trabalho, incluindo OLTP, IoT, microsserviços, multimodelo, ciência de dados, IA / ML, espacial, gráfica e analítica.

De acordo com o relatório, os clientes também apreciam a facilidade de uso da plataforma, a simplicidade de expandir os aplicativos Oracle existentes para ampliar as vantagens translíticas, os recursos gerais de segurança de dados e de suporte técnico, além da oferta de Cloud at Customer.

https://www.tecflow.com.br/feed

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.