VMware lança Project Maestro, um orquestrador Telco Cloud, para ajudar os CSPs a acelerar a agilidade operacional multicloud

VMware lança Project Maestro, um orquestrador Telco Cloud, para ajudar os CSPs a acelerar a agilidade operacional multicloud


A VMware Inc. lança uma prévia da tecnologia do Project Maestro, um orquestrador de nuvem Telco construído para ajudar os provedores de serviços de comunicação (CSPs) a acelerarem o tempo de comercialização de funções e serviços de rede modernos nas nuvens, do core à edge, e de nuvens privadas para públicas. Além disso, a empresa anunciou que a Millicom, fornecedora global de serviços a cabo e móveis, selecionou a VMware para criar uma fundação Telco Cloud com objetivo de viabilizar sua transformação de rede e TI. Por fim, a companhia compartilhou detalhes de seu novo programa de Autocertificação de Funções de Rede Virtual (VNF), que se baseia no programa de certificação VMware Ready for NFV.

“À medida que o setor de telecomunicações passa para 5G e edge computing, os CSPs estão preparando sua infraestrutura para poder oferecer aplicativos e serviços de próxima geração a consumidores e empresas com agilidade e escalabilidade. Isso requer uma arquitetura Telco Cloud que unifique seus ambientes de rede e de TI, e também os conecte a nuvens corporativas privadas, na edge e cloud públicas”, afirma Shekar Ayyar, vice-presidente executivo e gerente geral de Telco e Edge Cloud da VMware. “Para entender tudo isso, é necessária uma nova abordagem de orquestração – uma que seja cloud-first e abstraia a complexidade multicloud. É exatamente isso que pretendemos abordar com o Project Maestro.”

Apresentado o Project Maestro


O Project Maestro oferecerá uma abordagem unificada para modelar, integrar, orquestrar e gerenciar funções e serviços de rede virtual. Com esta solução de orquestração em nuvem, os CSPs poderão criar e automatizar serviços de rede que abrangem uma variedade maior de formatos de funções de rede, permitindo interoperabilidade e otimizando suas operações em todas as camadas da arquitetura NFV e Telco Cloud. O orquestrador Telco Cloud poderá oferecer eficiência operacional em escala para ajudar os provedores de serviços de comunicação a acelerar o time-to-market de novos serviços, reduzir o custo de gerenciamento de redes cada vez mais complexas e melhorar a experiência do cliente.

VMware lança Project Maestro, um orquestrador Telco Cloud, para ajudar os CSPs a acelerar a agilidade operacional multicloud


“A modernização das redes de telecomunicações está impulsionando os desafios da orquestração, já que os CSPs agora precisam gerenciar funções de rede em vários formatos, de vários fornecedores, em uma rede de múltiplas nuvens altamente distribuída”, comenta Caroline Chappell, analista líder de estratégias de infraestrutura digital da Analysys Mason. “Esses provedores estão procurando ferramentas modernas de orquestração para lidar com essa complexidade, automatizando o gerenciamento do ciclo de vida dos serviços de rede e as funções subjacentes de vários fornecedores em qualquer nuvem.”

Agora em pré-visualização de tecnologia, o Project Maestro ajudará os CSPs a:


Acelerar o tempo de receita do serviço com uma abordagem simplificada, neutra em relação a fornecedor e compatível com os padrões para projetar e integrar VNFs/CNFs ou serviços de rede.


Automatizar operações com agilidade em múltiplas nuvens: Incorpore a verdadeira velocidade da nuvem para operacionalizar processos com recursos completos de automação de gerenciamento de ciclo de vida. Com isso, os CSPs poderão definir e aplicar políticas usando um mecanismo de decisão abrangente para automatizar do dia zero até as operações mais complexas do segundo dia.

Aprimorar a experiência do cliente: Entregue um novo nível de experiência com serviços adaptáveis e resilientes. A solução combinará recursos de decisão em tempo real com a percepção holística da Telco Cloud para ações que ajudam a oferecer melhor qualidade de serviço. Além disso, o orquestrador automatizará a distribuição de funções de rede e cargas de trabalho entre data centers e zonas de disponibilidade para obter a melhor qualidade de serviço e resiliência.

Transformação em redes nativas da nuvem: Evolua as arquiteturas de rede da infraestrutura OpenStack para aplicações baseadas em contêiner, com integração e orquestração ininterruptas de VMs e infraestrutura baseada em contêiner pronta para o futuro. Distribua cargas de trabalho do core até a edge e de nuvens privadas a públicas para orquestração de rede moderna e unificada.

Simplificar a orquestração: O orquestrador Telco Cloud simplificará a jornada de orquestração do CSP com integração nativa às tecnologias de nuvem VMware e VIMs (Virtualized Infrastructure Managers) para oferecer consistência operacional e facilidade de implementação, maximizando a utilização dos recursos da infraestrutura.

Simplificar a interoperabilidade: Construídos como uma solução modular e orientada a modelos, os componentes Generic VNF Manager (G-VNFM) e NFV Orchestrator (NFVO) poderão integrar qualquer arquitetura ETSI MANO compatível com SOL. O Project Maestro permitirá a integração baseada em padrões com sistemas OSS/BSS e orquestradores de serviço por meio de interfaces compatíveis com ETSI e TMF. A VMware aprimorará ainda mais a interoperabilidade, expandindo as certificações VNF dos parceiros para cobrir a infraestrutura e a orquestração por meio do programa VMware Ready for NFV.

Millicom escolhe VMware para construir sua Telco Cloud e impulsionar a transformação digital


A Millicom é uma provedora líder de serviços a cabo e móveis, dedicada a mercados emergentes na América Latina e na África. Por meio de suas várias subsidiárias operacionais, a Millicom fornece serviços móveis a aproximadamente 50 milhões de clientes, com cabos em mais de 11 milhões de residências. Como a empresa procura se diferenciar e melhorar a maneira como os serviços e aplicativos são entregues a consumidores e clientes corporativos, eles determinaram que sua transformação digital exigia uma abordagem multicloud. Aqui entra o VMware Telco Cloud.


“À medida que continuamos adicionando novos serviços e expandindo nossa presença geográfica, estávamos enfrentando um ambiente cada vez mais complexo que consistia em plataformas em silos para TI, core e nuvem. Precisávamos encontrar uma maneira de reunir essas plataformas com uma abordagem cloud-first”, aponta Xavier Rocoplan, CTIO da Millicom. “Estamos entusiasmados por começar a trabalhar com a VMware para desenvolver uma Telco Cloud que fornecerá uma plataforma consistente para a entrega de serviços e aplicações a todas as nossas subsidiárias. Usaremos essa oportunidade para colocar nossa infraestrutura de TI sob o mesmo ecossistema e finalmente chegar ao nosso Tigo Cloud unificado, composto por nossos próprios acessos à nuvem pública. Essa iniciativa ousada, juntamente com nossas ofertas B2B com a VMware, nos colocará em uma posição única, econômica e de rápida movimentação para nossos clientes com recursos incomparáveis.”

A VMware fez parceria com a Millicom para construir uma Telco Cloud, que é uma infraestrutura virtualizada, automatizada e definida por software, construída em NFV para cargas de trabalho da rede principal e convergida com workloads de TI por meio de uma arquitetura comum e unificada. Com o vCloud NFV, a Millicom modernizará sua infraestrutura para se preparar para o 5G e acelerar o time-to-market de novos serviços.

VMware lança programa de autocertificação VNF


O VMware Ready for NFV é um programa abrangente e premiado de certificação que permite interoperabilidade e prontidão operacional entre VNFs desenvolvidos por terceiros e a plataforma VMware vCloud NFV compatível com ETSI. O programa permite que os CSPs integrem rapidamente e implementem VNFs de vários fornecedores com a plataforma VMware vCloud NFV.


A companhia anuncia uma extensão do seu programa de certificação VMware Ready for NFV com um programa de autocertificação VNF. Essa extensão permite que os fornecedores de VNF acelerem seus testes e prontidão de aplicativos na plataforma vCloud NFV executando uma avaliação de certificação automatizada na nuvem. Isso oferece aos CSPs mais velocidade e flexibilidade para atualizar sua infraestrutura vCloud NFV com um VNF validado e certificado para essa versão específica.

Por meio da extensão do programa, a VMware aprimora ainda mais a interoperabilidade e a simplicidade para implementações de rede virtualizadas, permitindo que as operadoras contem com um fluxo contínuo de VNFs validados na infraestrutura VMware vCloud NFV. Para sustentar e monitorar a alta qualidade do programa, a VMware manterá o controle do plano de teste e revisão dos resultados. 

Participe das comunidades tecflow no FacebookLinkedInInstagram Twitter.

https://www.tecflow.com.br/feed

Marciel

Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!