O isolamento social trouxe mudanças na rotina das pessoas. Na área profissional, por exemplo, muito se ouve falar sobre o home-office, mas para alguns o termo não é mais este. O Anywhere Office, já é uma realidade no país e está conquistando cada vez mais espaço no mercado corporativo.
Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
“É possível disponibilizar toda a estrutura de trabalho e gestão de operações no notebook ou no smartphone, convergindo todos os canais de comunicação para um único aparelho. Por exemplo, posso atender o ramal da empresa de São Paulo, estando em isolamento em alguma cidade do interior, ou na praia, bem como participar de reuniões, enfim é possível acessar toda estrutura, desde que tenha conexão com a internet. Há quinze anos, já prevíamos esta tendência”
conta Paulo Chabbouh, CEO da L5 Networks, empresa desenvolvedora de soluções em nuvem para o mercado corporativo.
Siga o tecflow no Google Podcast,Spotify Podcast e Apple Podcasts para ouvir nosso conteúdo em áudio
O termo cunhado pelo especialista faz referência a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar, não precisando de um espaço físico definido, seja o escritório da empresa ou a casa. É fato que com o isolamento recomendado pela Organização Mundial da Saúde como protocolo para evitar a propagação da covid_19, os processos de digitalização ganharam mais espaço nas diferentes rotinas de trabalho. Apesar de não serem novidades, o uso de videoconferência, e-commerce, e até mesmo WhatsApp, estão superando barreiras culturais e conquistando mais espaço na rotina de trabalho.
Veja: HOP – Home Office Produtivo
Para o empresário, as mudanças causadas pelo isolamento e o advento das inovações tecnológicas pelas empresas contribuíram também para uma conscientização de aproveitar o tempo.
“Temos visto casos de pessoas que passaram a valorizar mais o contato com a família, buscar se dedicar a hobbies ou a fazer cursos que têm interesse, enquanto que antes parte do dia era gasto no transporte, no trânsito, enfim no deslocamento para o trabalho”
relata Chabbouh.
Nesse sentido, o Anywhere Office pode contribuir para melhor qualidade de vida, já que possibilita tanto ao colaborador quanto ao gestor, a não obrigatoriedade de morar nos grandes centros urbanos, em locais próximos da empresa, precisar usar carro, ônibus, metrô todo dia.
Home Office: Freelancer Criativo
Ele pode morar na praia, em alguma cidade do interior e desempenhar sua rotina de trabalho normalmente. “As empresas podem, por exemplo, contar com a praticidade da telefonia em nuvem, que pode ser acessada de qualquer lugar do mundo, através da internet, com qualidade, mantendo todas as funcionalidades de um PABX, incluindo callcenter completo. Os usuários de Office 365 da Microsoft ou o G-Suite da Google, por exemplo, podem concentrar tudo na plataforma: sistemas, arquivos, chats e ligações, facilitando o entendimento do que aconteceu dentro de cada projeto realizado”, informa Chabbouh.
Para o CEO, a possibilidade de operações e gestões remotas tem ajudado o setor corporativo a reduzir custos com aluguéis, transporte, estacionamento e serviços de copa.
“A pandemia obrigou muitas empresas a atuarem dessa forma para preservar a saúde dos colaboradores. Algumas delas se adaptaram e anunciaram que pretendem operar assim, mesmo no pós-pandemia, outras irão estender o home office até o próximo ano”.
Saiba: Trabalho no Home Office Produtivo
Empresas como Google e Nubank, já manifestaram que não vão retomar os trabalhos presenciais neste ano. A pesquisa Tendências de Marketing e Tecnologia 2020: Humanidade Redefinida e Novos Negócios, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgada no início do isolamento social já apontava crescimento de 30% no trabalho remoto após a pandemia da covid-19. O estudo foi elaborado com base em 100 empresas.
Deixe seu comentário e faça como os mais de 1.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!
Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.