Pandemia força popularização de recursos tecnológicos entre caminhoneiros

Pelos aplicativos de frete, caminhoneiros e contratantes conseguem se conectar sem entrar em contato pessoalmente, o que diminui riscos de contaminação

Durante a pandemia, muito foi falado sobre como aplicativos de pequenas entregas se popularizaram e complementaram a renda de muitos trabalhadores – com os grandes fretes, realizados por caminhões, não foi muito diferente. As soluções digitais têm permitido que os caminhoneiros encontrem entregas para fazer, mesmo com diversos terminais de carga com funcionamento reduzido e até mesmo fechados para evitar a disseminação do coronavírus.

Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!

Com os aplicativos de frete, é possível realizar a contratação do transporte de forma mais ágil e com o mínimo de contato humano. É o que explica Bernardo Lage, porta-voz do Pega Carga, app de frete com mais de 40 mil caminhoneiros ativos.

Siga o tecflow no Google Podcast Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo em áudio

“O aplicativo facilita a contratação do serviço de frete por conectar motoristas e transportadoras à distância, sem contato humano e aglomeração de pessoas, o que reduz sensivelmente a disseminação do vírus. Com compartilhamento de informações confiáveis para a contratação rápida e segura de um transporte de alto valor agregado, é possível iniciar o frete com mais segurança para todos”, diz Lage.

Por conta dessa possibilidade de ter mais segurança no trabalho, o número de adeptos dos aplicativos aumentou significativamente depois da chegada da Covid-19 ao Brasil. Em outra empresa do mesmo segmento, a FreteBras, por exemplo, o número de usuários teve aumento de 118% de janeiro a abril, se comparado ao mesmo período de 2019. Foram cerca de 80 mil, fazendo o número total de participantes ir para 400 mil inscritos.

O aumento ocorreu mais especificamente em março, quando a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou a situação de pandemia no país. Nesse único mês, em comparação a março do ano anterior, o aumento no número de cadastrados no aplicativo foi de 130%.

As empresas que precisam realizar o transporte de suas mercadorias por caminhões também sentiram a necessidade de migrar para o digital, o que fez o número de busca por fretes seguir a mesma tendência. De janeiro a abril, a plataforma teve mais de 10 milhões de acessos de interessados em contratar os transportadores. A procura veio de 97% das cidades do Brasil. Na comparação com o ano passado, o aumento foi de 50%.

A modernização dos serviços de frete e a digitalização do contato com o contratante também são registrados por uma pesquisa realizada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), que aponta que 87% dos caminhoneiros do país estão online.

Ouça nosso último Podcast:

Deixe seu comentário e faça como os mais de 2.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!

Marciel

Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!