Por que investir em fones de ouvido?

Seja para ouvir música enquanto estuda, pratica exercícios ou qualquer outra atividade, os fones de ouvido são elementos muito presentes em nosso dia a dia.

Seja para ouvir música enquanto estuda, pratica exercícios ou qualquer outra atividade, os fones de ouvido são elementos muito presentes em nosso dia a dia. 

Atualmente, é possível encontrar uma infinidade de modelos com diversas capacidades para você ouvir o que você quiser.

Participe do nosso grupo no Telegram ou  Whatsapp!

Uma pessoa que trabalha com projetos pneumáticos tem uma parte de seu expediente em uma situação mecânica, rodeado de sons de maquinário. Ter um bom fone de ouvido para tirar o incômodo pode ser interessante.

O fone de ouvido é um acessório fundamental para garantir conforto e privacidade, além de concentração. Compreender suas próprias necessidades para com os fones é o primeiro passo na pesquisa para tomar a melhor decisão de compra.

Isso porque eles podem variar imensamente em modelos, tamanhos, formatos e acessórios, permitindo que você tenha uma vasta gama de opções, encontrando o modelo ideal para suas atividades.

Siga nosso stories no Instagram é receba em primeira mão matérias sobre Transformação Digital

Além do design, é importante se atentar às especificações técnicas na hora de fazer sua escolha. Muitas vezes, vale a pena investir um pouco mais no fone do que tentar uma opção mais barata que pode fazer mal aos seus ouvidos.

Um bom fone permite uma melhor identificação de notas musicais, o que é essencial para alguém que está fazendo aula de piano para iniciantes.

Fabricantes de confiança tendem a ter modelos de diversas faixas de preço, sendo acessíveis a diversas pessoas. Por isso, escolha com sabedoria para ter em mãos um produto de qualidade e que atenderá sua necessidade.

Principais tipos de fones

Existem alguns tipos básicos de fones de ouvido, dos quais você pode encontrar modelos das mais variadas marcas. Cada modelo tem suas especificidades, sendo necessário atenção na hora de escolher o ideal para não ter possíveis problemas com eles.

1 – Auricular

O tipo mais popular de fone de ouvido, os auriculares, também conhecidos como earbuds, costumam ser pequenos, leves e portáteis, podendo ser armazenados em bolsos ou espaços pequenos.

Entretanto, esses modelos não são os mais ergonômicos, e seu formato normalmente deixa o som vazar, forçando você a aumentar o volume em níveis que podem danificar seus ouvidos e diminuindo a qualidade do áudio, além de incomodar as orelhas.

Esse tipo de fone é adequado para pessoas que precisam de praticidade, mas que não gastam muito tempo usando os fones, para não se prejudicarem com o som.

Exercícios físicos costumam ser ótimos para a utilização desse tipo de fone, principalmente os exercícios mais longos, como a esteira para academia.

2 – Intra-auricular

Os fones intra-auriculares são aqueles com uma borracha ou silicone que se encaixam no canal auditivo. 

Com essa borracha, que às vezes incomoda o usuário, eles propiciam um isolamento muito maior do que os auriculares, permitindo uma melhor qualidade de som e de volume.

Entretanto, é preciso ter cuidado ao usar este tipo de fone na rua, uma vez que ele abafará sons externos como buzinas e outras pessoas. Eles também são leves e práticos.

3 – Supra-auricular

Esse tipo de fone é maior e muitas vezes mais difícil de armazenar. Trata-se do fone que fica por cima da orelha, normalmente interligado por uma tiara.

Os designs desse tipo de fone são variados, e o fato de a peça não entrar em contato direto com o canal auditivo o torna uma opção mais segura para ouvir sons mais altos.

Neste caso, é fundamental manter a atenção quando você estiver usando-os na rua, pois assim como os intra-auriculares, é bem comum que você perca a atenção por conta do fator de isolamento do fone.

Siga o tecflow no Google News e veja artigos como este! 

Sobre o armazenamento, a melhor opção nestes casos é mantê-lo sobre o pescoço quando não estiver utilizando, uma vez que a tiara fará um efeito de colar e você poderá realizar suas atividades sem ter o fone de ouvido atrapalhando.

4 – Circumaural

Este tipo de fone é muito utilizado para fins profissionais, como produção de audiovisual e esportes eletrônicos, que precisam de um nível de atenção e detalhes muito maior nos sons.

Apesar da qualidade dos efeitos sonoros nestes modelos, é importante frisar que eles são muito pouco portáteis e podem esquentar muito a orelha. Além disso, esses fones tem um alto poder de isolamento, sendo pouco recomendados para o uso externo.

É comum que um dj para festa utilize um destes modelos para conseguir um melhor resultado.

Para jogos e interações dentro de casa, entretanto, eles podem ser a melhor opção para conseguir reproduzir com qualidade qualquer tipo de som.

Como escolher seu fone de ouvido?

Identificar qual é o melhor tipo de fone para você pode ser uma tarefa relativamente simples. Entretanto, é importante ficar atento para as especificações técnicas de cada produto que você avaliar, para encontrar aquele que mais se adequa ao seu estilo de uso.

Dentre os itens a avaliar, você deve levar em conta:

  • Fio;
  • Conector;
  • Sensibilidade;
  • Potência.

Estes elementos são alguns dos principais que definem a utilização do fone, como descreveremos a seguir:

Fone com fio?

Hoje em dia, a tecnologia avançou ao ponto em que fios não são necessários. Existem inúmeros modelos de headsets sem fio, que funcionam com sistemas como o Bluetooth e redes wireless.

Ao comprar um notebook novo você deve verificar se o mesmo possui as tecnologias necessárias para um fone sem fio, se desejar utilizá-lo.

Entretanto, para uma melhor qualidade e desempenho, o fio ainda pode ser um grande diferencial. Tanto que alguns modelos mais recentes vem com ambas as opções, agradando assim a maior parte do público.

Caso você opte por um fone com fio, é preciso identificar qual será o maior problema que você tem ao lidar com ele. Alguns modelos possuem fios mais grossos, resistentes a quebras e que conseguem manter a qualidade por mais tempo.

Se a necessidade for de armazenamento, os fones com fio achatado costumam ter mais facilidade ao enrolar, dificilmente criando nós quando colocado em uma bolsa ou bolso.

Se você utilizar o fone para jogar videogames, seja no computador ou em um console, o tamanho do fio é algo a se levar em conta.

Similar ao aparelho surdez, o fone sem fio tem uma bateria que deve ser recarregada, então é preciso estar sempre de olho na quantidade de bateria.

Isso porque fones muito pequenos podem te forçar a ficar muito perto do monitor, o que pode gerar dores de cabeça e atrapalhar a concentração.

Opte por fios de 2,5 metros pelo menos, caso esse seja seu caso, para que você consiga ficar em um local confortável com o periférico.

Tipo de conector 

O conector é um elemento importante na hora de escolher seu fone de ouvido. Ele é responsável por passar as informações do aparelho para as saídas de áudio, e embora não interfira na qualidade do som, pode ser muito importante para você utilizar o aparelho.

O mais comum de todos os plugs é o de cobre. Esse modelo é simples e barato, mas tem oxidação rápida, perdendo a capacidade de funcionamento com uma velocidade impressionante.

Um colégio infantil particular pode usar fones com conectores de qualidade para atividades diferentes.

Uma vez que o ouro é um excelente condutor de eletricidade, os plugues de aço inoxidável banhado a ouro são as melhores opções, por não apresentarem ruídos e a transmissão ser mais suave.

Atente-se à sensibilidade

A sensibilidade é uma medida de som responsável por identificar quanto de volume um fone de ouvido consegue alcançar. Esse elemento, medido em decibéis (dB), é o que determina o quanto um aparelho consegue alcançar na transmissão.

Neste caso, basta considerarmos que um fone com alta sensibilidade será capaz de atingir volumes mais altos, o que pode proporcionar uma sensação melhor para músicas, mas é preciso tomar cuidado.

A partir dos 85 decibéis, o volume já pode ser prejudicial para o ouvido a longo prazo, portanto, tome cuidado quando passar longos períodos usando o fone de ouvido.

Potência do som

A potência é uma medida de limite para fones de ouvido. Ela representa o volume máximo que um fone consegue manter. É preciso identificar corretamente qual a potência máxima de seu fone antes de trabalhar com ele operando o volume máximo.

Isso porque se você passar o limite do fone, tem grandes chances de o aparelho estourar, comprometendo completamente sua utilização.

É importante que o funcionamento do fone seja todo programado para agir de forma eficaz, mesmo sobre condições de esforço do aparelho, como nos limites de capacidade.

Junto de uma interface de audio focusrite o fone proporciona um excelente resultado para suas gravações.

Alguns sons são ideais para testar esse tipo de aparelho. Ao colocar sua música favorita, uma que você conhece perfeitamente a sonoridade e os instrumentos, você será capaz de identificar qualquer variação que possa comprometer a qualidade sonora vinda do fone.

Além disso, músicas como jazz e música clássica, que possuem uma série de instrumentos diferentes, tem uma versatilidade muito maior, o que permite identificar a qualidade sonora do acessório que você decidir testar.

Para testes de potência e volume, o rock e o heavy metal são excelentes pedidas. O som forte das guitarras e da bateria acaba forçando os limites do aparelho, identificando se as especificações são de fato o que está escrito.

Com isso, fica claro que a escolha assertiva de um fone de ouvido pode acabar sendo uma grande diferença para o uso no seu dia a dia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe seu comentário e faça como os mais de 2.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!

Marciel

Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!