Pandemia provocou uma mudança nas pesquisas no Google e mostrou maior interesse em atividades caseiras e altruísmo
Todos os anos, o Google faz um levantamento sobre quais termos tiveram maior aumento de pesquisas em comparação com o ano anterior. Devido à pandemia, em 2020, as buscas foram um pouco diferentes do habitual, com maior foco para o coronavírus e assuntos relacionados.
Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
Nos anos anteriores, a curiosidade era sazonal, de acordo com eventos que acontecem todos os anos, como campeonatos de futebol, programas de entretenimento e feriados. Contudo, as pesquisas genéricas deram lugar à iniciativa de entender acontecimentos que marcaram o ano e mostraram que o anseio por mudanças está mais forte.
Um exemplo são os termos como celular barato, que tiveram um aumento considerável em comparação com 2019, chegando a atingir 100% do interesse em junho. Apesar da alta no consumo de eletrônicos, impulsionada pelo home office e o ensino a distância, as compras não entraram no ranking.
Siga nosso stories no Instagram é receba em primeira mão notícias como essa!
Em vez disso, o levantamento mostrou que o interesse por atividades manuais cresceu, a partir de pesquisas relacionadas a como fazer exercícios, fotos e hortas em casa. A culinária foi adotada por muitos como terapia, fazendo com que as receitas de pão se tornassem as mais buscadas não apenas no Brasil, como no mundo.
Google e o ranking 2020
Falando em mundo, o coronavírus foi o termo mais pesquisado de todos, seguido do resultado das eleições americanas, que, por aqui, ficou em quarto lugar. No ranking brasileiro, o auxílio emergencial ficou em segundo lugar, acompanhado das eleições municipais em terceiro e o BBB 20 em quinto.
Em 2020, o espírito colaborativo e humanitário se mostrou também nas buscas do Google. “Como doar” foi duas vezes mais pesquisado do que “como economizar dinheiro”. O mesmo aconteceu com maneiras de apoiar pequenas empresas locais, que dobrou globalmente em comparação com 2019.
A pandemia incentivou os olhares para o futuro. Buscas por esperança bateram o recorde no Brasil. Diante do que vivemos, ser positivo e promover mudanças se tornou essencial. “Como mudar o mundo” foi duas vezes mais pesquisado do que “como voltar ao normal”, mostrando que as pessoas estão se tornando mais preocupadas com o futuro.
A conscientização se faz indispensável há muitos anos, mas, em 2020, ela teve um impacto diferente e empenhou a população no entendimento de temas urgentes como o racismo, a deficiência invisível e as mudanças climáticas, que também alcançaram números históricos. Será que essa onda vai se manter em 2021?
Deixe seu comentário e faça como os mais de 2.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Você também pode seguir o tecflow no Google News e conferir artigos como este!
Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.