5‌ ‌vantagens‌ ‌do‌ ‌passaporte‌ ‌digital‌ ‌

O passaporte digital é uma modernidade que pode facilitar muito a vida dos viajantes.

O passaporte digital é uma modernidade que pode facilitar muito a vida dos viajantes. O documento pode ser acessado por um aplicativo de celular, dando muito mais segurança e garantia para a pessoa que precisa apresentá-lo.

Siga nosso stories no Instagram é receba em primeira mão notícias como essa!

Qualquer pessoa que deseja viajar para uma série de países precisa obrigatoriamente apresentar o CIVP ou Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia. 

Por meio de um flyer digital você pode encontrar todas as informações referentes a este modelo.

Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!

Este documento é emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pode ser solicitado pela internet depois de o cliente ter sido vacinado.

O Brasil é o primeiro país do mundo que oferece este serviço de maneira completamente online e gratuita.

Além disso, qualquer alteração nas normas e regras de saúde para voos nacionais e internacionais passará pelas mesmas regras, sendo adicionado ao CIVP qualquer tipo de nova vacina obrigatória para o transporte no país.

O mundo mudou, e hoje em dia as pessoas estão cada vez mais conectadas. Os avanços na tecnologia, principalmente em internet móvel, tornaram as pessoas muito mais próximas da utilização da internet.

Basta um smartphone e a conexão móvel hoje em dia para qualquer pessoa acessar facilmente uma série de recursos.

Assim, uma empresa de plotagem de projetos pode voltar a fazer viagens de negócios sem precisar de documentos físicos.

Por isso, muitos países estão trabalhando para criar uma forma de facilitar todo o processo de viagens, onde é possível pesquisar dados do passaporte e ao mesmo tempo conferir a vacinação e outros documentos importantes para o transporte aéreo.

O passaporte de vacinação está sendo cada vez mais ampliado em suas utilizações, principalmente como uma forma de se prevenir dos eventos relacionados à pandemia do COVID-19.

Por conta das restrições de movimentação, muitas companhias aéreas sofreram grandes prejuízos, bem como a maior parte do setor de hotelaria, em geral.

Para conseguir se recuperar economicamente, entretanto, eles ainda precisam tomar uma série de cuidados.

Por isso, é importante compreender o impacto desse passaporte digital. Ele é fundamental para permitir que as pessoas entrem em um país, de maneira similar a um visto.

 Esse tipo de regra foi criado para proteger a saúde e bem estar dos viajantes, em um período crítico. Muitos aeroportos estão utilizando um computador novo para conseguir ler todas as informações contidas no documento digital.

Como funciona o passaporte digital?

Por meio de um aplicativo que você pode baixar pelo seu smartphone, ficará um registro de todas as vacinas e exames necessários para efetuar uma viagem internacional.

Neste caso, toda vez que um oficial solicitar a documentação, você pode apresentar o aparelho, desde que o mesmo esteja conectado a internet.

Existem diversos modelos de empresas que estão procurando soluções práticas e rápidas para resolver esse tipo de recurso.

O objetivo do passaporte digital de vacinação é permitir a livre circulação no país, garantindo que o turista esteja com toda a documentação em dia e possa transitar com tranquilidade no país.

Com esse tipo de recurso, um importante meio de alavancar o turismo pode voltar a funcionar.

Além disso, é fundamental para quem trabalha viajando, como um responsável por avaliação de ativos precisa conseguir chegar até as empresas para trabalhar, por exemplo.

Isso porque atualmente, quando você faz uma viagem internacional é solicitado uma quarentena de pelo menos quinze dias, período que pode variar entre países.

Isso significa que você deve se programar para ficar quinze dias a mais em viagem, e todos dentro de um hotel especificado pela agência de imigração. 

Esse tipo de ação muitas vezes acaba estourando o orçamento de turistas, que desistem de seguir na viagem.

Com o passaporte digital, entretanto, você conseguirá provar que está imunizado por meio de vacinas, enquanto o próprio aplicativo permite que você consulte e apresente exames que atestem a negativação de qualquer problema.

A ideia é que o passaporte digital seja cada vez mais bem aceito no público, em geral, criando uma nova padronização e protocolos de viagem.

Assim, todas as ações acabarão sendo muito melhor utilizadas e os viajantes conseguirão aproveitar melhor o período de trânsito.

Dessa forma, você pode usar um serviço de entregas rápidas para juntar toda sua documentação sem preocupação.

A ideia por trás desse tipo de recurso é justamente a agilidade e a praticidade.

Deve ser algo muito fácil de utilizar, com informações prontamente disponíveis e que possam facilitar tanto para o viajante quanto para o oficial de imigração que fará a análise dos documentos.

Esse aplicativo ainda ajuda o viajante, uma vez que você pode ativar alarmes que indiquem em quanto tempo de antecedência você deve fazer o exame para que ele conste no aplicativo no momento do embarque.

Cada país tem suas próprias regras com esta nova situação que se impõe no mundo, e por isso você deve aproveitar o máximo que a tecnologia pode oferecer para conseguir conquistar mais tranquilidade e aos poucos retomar a normalidade com relação a viagens.

Benefícios do passaporte digital

Existem muitas vantagens em utilizar esse tipo de recurso, sobretudo para as próprias agências de imigração. 

As informações apresentadas digitalmente são muito mais atualizadas e difíceis de burlar, diferente das atuais carteiras de vacinação.

Até mesmo a destruição documentos deixa de ser uma preocupação, uma vez que tratam-se de dados digitais.

Siga o tecflow no Google News e veja artigos como este! 

Entretanto, existem diversas outras vantagens que este novo documento pode oferecer, e por isso ele é tão necessário para o público no mundo todo aproveitar suas funcionalidades corretamente.

1. Padrões de atendimento

A ideia por trás desse novo método de documentação é criar um modelo de padronização para este tipo de recurso. Assim, não importa de que lugar do mundo você venha ou onde esteja indo, os recursos a serem apresentados serão os mesmos.

Isso acaba facilitando muito o trabalho dos agentes de imigração, uma vez que eles não precisarão se adaptar a compreender uma série de documentos diferentes, com informações variadas.

Se você deseja conhecer um espaço de coworking em um país que deseja iniciar seus negócios, é importante identificar os padrões de atendimento para aumentar a frequência de suas viagens.

Além disso, a tendência é que este aplicativo seja aprimorado, podendo até mesmo receber recursos de tradução automática que podem ser fundamentais para quebrar barreiras linguísticas.

2. Autoridade internacional

Um dos principais pontos para a produção deste aplicativo e da discussão internacional sobre sua validação é justamente o status de autoridade que um documento como estes possui.

Isso porque existem diversos pontos que um documento precisa seguir para ser considerado válido, por exemplo:

  • Aceitação em todos os países;
  • Respeito à soberania nacional;
  • Proteção da privacidade do indivíduo;
  • Princípio de igualdade e liberdade de locomoção.

Todos estes quesitos devem ser avaliados na aplicação em massa deste novo recurso. É importante que um documento como o passaporte digital respeite acima de tudo todos os direitos fundamentais das pessoas que o estão utilizando.

A criação de um modelo de autoridade internacional pode acabar facilitando alguns pontos importantes para a utilização desse documento.

Isso porque em muitos países, os vistos são usados para impedir pessoas que possam ser um risco de saúde a população entrem no país. 

Se você está indo realizar uma locação de espaço comercial, precisa se adequar às regras locais.

Com um documento que garante a saúde do turista, é possível que as regras rígidas de aquisição de vistos de turismo começam a ficar mais flexíveis.

3. Pluralidade de vacinas

Este é outro ponto importante deste novo tipo de passaporte. Para conseguir entrar em alguns países, você não só precisa ter uma quantidade determinada de vacinas específicas, mas também deve tomá-las de laboratórios selecionados pelo país.

Com o passaporte digital, você conseguirá identificar exatamente quais vacinas você tomou e de que laboratório elas são, conseguindo procurar exatamente as vacinas que precisa para não ter problemas com isso quando chegar no país.

Dessa forma, você consegue um controle muito melhor de suas vacinas e garante que conseguirá usar com mais qualidade os serviços digitais disponíveis para um melhor aproveitamento destes recursos.

4. Certificação flexível

Embora seja vinculado ao passaporte, e precise do crivo da polícia federal, no caso de passaportes emitidos em território nacional, o aplicativo é gratuito e pode ser baixado em qualquer smartphone.

Isso permite uma flexibilidade muito maior de utilização destes recursos. É importante ter em mente que você pode precisar de diversas informações diferentes para cada país que estiver tentando visitar, e este documento acaba unindo todas as informações.

5. Possibilidade de maiores recursos

A ideia dos governos é ampliar cada vez mais a utilização desta ferramenta, integrando-a de forma melhor com o passaporte do viajante e outros documentos necessários para realizar a viagem.

Além disso, todo o trabalho é feito pautado em autorizações internacionais, como a da OMS (Organização Mundial de Saúde). 

Nestes casos, é fundamental compreender que todos os registros e dados citados serão realizados de acordo com órgãos internacionais de controle.

Considerações finais

A pandemia do COVID-19 mudou a forma como o mundo funciona. Por isso, muitas empresas tiveram que se reimaginar. Com o setor do turismo não foi diferente, sobretudo no caso do turismo internacional.

Estes recursos digitais acabam ajudando a criar um ambiente mais seguro para a viagem, principalmente porque não há a necessidade de toque entre o conferente e o turista.

Ao apresentar o conteúdo digital através de um QR code você pode evitar completamente o contato.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe seu comentário e faça como os mais de 2.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!

Marciel

Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!