Com a evolução tecnológica a todo vapor, as grandes empresas veem a necessidade de buscar constantemente por ferramentas e práticas que agreguem agilidade para proporcionar uma tomada de decisões mais estratégica e assertiva. Dentre as alternativas encontradas, está a cultura de DevOps, que alinha as frentes de desenvolvimento (Dev) e operações (Ops) em projetos ágeis, estruturados e simplificados. Uma pesquisa publicada pela Puppet Labs, confirma isso, inclusive. O levantamento afirma que 63% dos entrevistados que adotaram o DevOps em suas respectivas empresas conseguem entregar a demanda 30 vezes mais rápido e com melhor eficiência no resultado final.
Nossas matérias são divulgadas primeiro na rede social Autthentic! Não perca nenhuma notícia do mercado de tecnologia! Siga o tecflow na rede social mais autêntica do mundo!
Entretanto, André Rentes, sócio e Director of Services da Iteris, consultoria brasileira de serviços de TI, explica que implementar a cultura DevOps vai muito além da união dos times de desenvolvimento e operação ou da adoção de sistemas de automação. Mas sim, um fluxo contínuo de colaboração e adaptação.
“O foco deve estar centralizado na melhoria dos processos e na transformação dos negócios, que requer análise de cenário e infraestrutura de cada empresa”, completa.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo em áudio!
A pesquisa, produzida pela Puppet, também apontou que após a implementação da cultura, as empresas obtiveram seis vezes mais sucesso em seus software desenvolvidos, comparado a empresas com processos convencionais para o desenvolvimento de sistemas. Embora pareça simples na teoria, essa jornada no dia a dia requer um forte apoio da organização, e em muitos casos, uma mudança drástica na cultura empresarial.
“Não há uma receita pronta para a implantação do DevOps, mas algumas práticas são capazes de nortear a experiência e agregar em resultados vantajosos”, ressalta André Rentes.
E para que as empresas implementem a cultura DevOps de maneira eficiente, Rentes destacou 7 principais passos que podem auxiliar neste processo. Confira:
- Entenda o momento em que a empresa está. O primeiro passo é identificar o grau de maturidade da empresa para implantar a cultura DevOps. Nessa etapa, é preciso responder a algumas questões para começar a planejar o processo e as ferramentas que farão parte da operação, por exemplo: como é o processo atual e qual a cultura da empresa?
- Defina como será o processo e os responsáveis pela operação. Encontrar e nomear os líderes que serão responsáveis pelas frentes de Desenvolvimento e Operação e quais os principais indicadores que nortearão o projeto é essencial para o sucesso do DevOps.
- Espelhe os ambientes de produção e desenvolvimento. Ter acesso a ambientes de desenvolvimento idênticos aos de produção, criados com base em scripts da equipe de operações, oferece aos desenvolvedores um local real para que eles possam experimentar. Isso significa que a empresa cria um ambiente de testes contínuos, além de oferecer visibilidade aos desenvolvedores de como os servidores são provisionados e da arquitetura dos sistemas.
- Utilize ferramentas adequadas para criar os primeiros pipelines. O DevOps tem como principal objetivo criar uma esteira (pipeline), no qual o código “passa” entre os ambientes de forma automatizada. Para essa criação, é ideal a utilização de ferramentas, como: Azure DevOps, GitLab, Jenkins, entre outras. Dessa forma, assegura-se que em todos os “passos” da esteira o código sejam implantados no ambiente de forma automática, além de ser também testado.
- Foque ao máximo na automação. Esse é um elemento central do DevOps: A automatização dos processos em todo o ciclo de desenvolvimento de softwares. É justamente ela que permitirá ganhos importantes de agilidade.
- Uma vez que os pipelines começarem a rodar, defina as regularidades para revisões do processo, como code review com o time de operações. Code review é um processo no qual os desenvolvedores revisam o código escrito, buscando padronizar e otimizar o trabalho de todos. O interessante aqui em relação ao DevOps é, além de otimizar as entregas, trazer o time de operação para analisar os impactos e aprimorar o processo de automação da esteira, por exemplo.
- Invista em monitoramento e seja flexível. O que dá sustentação a uma implementação eficiente de DevOps é a capacidade de acompanhar e monitorar os ambientes e indicadores, com foco na melhoria contínua. Assim, é possível observar, aprender e se adaptar para alcançar os objetivos e proporcionar uma verdadeira transformação organizacional.
Faça como os mais de 3.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!
Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.