A NETSCOUT SYSTEMS , empresa internacional de soluções para segurança, acaba de anunciar os números de seu Relatório de Inteligência de Ameaças (Threat Intelligence Report) bianual, que ressaltam o impacto dramático dos ciberataques nas organizações públicas, privadas e governamentais em todo o mundo. No primeiro semestre de 2021, os cibercriminosos lançaram cerca de 5,4 milhões de Ataques de Negação de Serviços (DDoS) – tipo de ataque cibernético que tenta tornar um website ou recursos de rede indisponível por meio de tráfego mal-intencionado –, um aumento de 11% em relação ao levantamento anterior (1H2020).
As projeções de dados da empresa mostram que 2021 deve superar o recorde de 11 milhões de ataques DDoS globais. A perspectiva é que essa situação perdure ainda por um longo tempo, alimentando uma crescente crise de segurança cibernética que continuará a prejudicar organizações públicas e privadas.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Estamos no Autthentic! Clique aqui e siga nossas notícias!
O impacto de DDoS e outros ataques de segurança cibernética foram sentidos em todo o mundo – como os da Colonial Pipeline, JBS, Harris Federation, emissora australiana Channel Nine e CNA Financial. Como resultado, os governos introduzem novos programas e políticas de defesa, enquanto as organizações policiais iniciam esforços colaborativos inéditos para enfrentar a crise.
“Os cibercriminosos estão lançando um número sem precedentes de ataques, beneficiando-se da massiva mudança para home office durante a pandemia, minando componentes vitais da cadeia de fornecimento de conectividade“, afirmou Richard Hummel, líder de inteligência de ameaças da NETSCOUT.
Segundo o relatório de 2021, os cibercriminosos transformaram e exploraram sete novos vetores de ataques DDoS de reflexão/amplificação, colocando as organizações em maior risco. Essa explosão de vetores estimulou um aumento nos ataques DDoS multivetor, com um recorde de 31 vetores implantados em um único ataque contra uma organização.
“Gangues de ransomware adicionaram táticas de DDoS de extorsão tripla ao seu repertório.” “Ataques e invasões relacionados à segurança cibernética seguem crescendo, colocando cada vez mais as empresas na defensiva e na busca de soluções e processos que as protejam efetivamente antes da ocorrência de um evento. Visibilidade total das redes e do tráfego IP tornaram-se fundamental nesta guerra diária“, alerta Geraldo Guazzelli, diretor da NETSCOUT Brasil.
O relatório de Inteligência de Ameaças da Netscout cobre as últimas tendências e atividades no cenário de ameaças DDoS. Nele são apresentados os dados compilados pelo ATLAS (NETSCOUT’s Active Level Threat Analysis System), adicionados de informações fornecidas pelo ASERT (NETSCOUT’s ATLAS Security, Engineering & Response Team).
A visibilidade e a análise representadas no Relatório alimentam o Atlas Intelligence Feed usado no portfólio de produtos de segurança Omnis da Netscout para detectar e bloquear atividades de ameaças para empresas e provedores de serviços em todo o mundo.
Para mais informações sobre o Relatório semestral da Netscout, acesse o link.
Faça como os mais de 3.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!
Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.