Banco Central comunica vazamento de 395 mil chaves Pix

Banco Central diz que não há dados sensíveis entre os vazamentos; Banese confirma que telefones de não-clientes foram expostos
Ransomware

O Banco Central (BC) comunicou o vazamento de 395 mil chaves Pix que estavam sob responsabilidade do Banco do Estado de Sergipe S.A (Banese). Segundo a nota enviada à imprensa pela autoridade, as informações foram expostas devido a “falhas pontuais” nos sistemas da instituição financeira.

Segundo o Banco Central, as informações vazadas são de natureza cadastral, que não permitem a realização e transações, ou mesmo o acesso às contas e a outras informações financeiras. O Banese confirma que tratam-se de chaves do tipo telefone, e de não-clientes.

“Tais consultas foram realizadas no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT), administrado pelo Banco Central do Brasil e de acesso restrito às instituições que iniciam o procedimento para realização de uma transação por PIX, e contém informações de natureza cadastral.”

Banese, em comunicado.

As hipóteses são de que as informações sejam de pessoas que realizaram transações para clientes com conta no Banese ou chaves utilizadas por clientes para o envio de dinheiro via Pix.

PIX

O Banese afirma já ter comunicado o ocorrido à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). O motivo do vazamento ainda está sendo investigado, mas a suspeita é de que os dados tenham sido obtidos por meio de phishing a partir de duas contas da instituição.

“De forma tempestiva foram adotadas ações de contenção e medidas técnicas, como a revogação do acesso às 02 (duas) contas utilizadas e a implementação de mecanismos de segurança visando evitar que casos semelhantes voltem a ocorrer”, explica o banco.

BC alerta para forma de notificação

De acordo com o Banco Central, pessoas que tiveram seus telefones vazados serão notificadas por meio do app de sua instituição de relacionamento. A autoridade reforça: “Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou email”.

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Marciel

Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.

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