A SWA Sistemas – empresa de Medianeira, oeste do Paraná, especializada em sistemas de tecnologias da informação na área de educação – prepara para 2022 um projeto socioeducativo que vai destinar R$ 300 mil para a concessão de bolsas de ensino superior. O objetivo é alcançar colaboradores e a população em geral, inclusive com acesso a cursos em outros estados. Com os recursos a serem aplicados, a ideia é beneficiar pelo menos 200 pessoas.
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Denominado “Educa SWA”, o programa vai priorizar a oferta de bolsas nas áreas em que a empresa mais precisa de profissionais, explica a diretora Comercial e de Marketing da SWA, Milena Miliati. Assim, serão bolsas de graduação nas áreas de administração, finanças, jurídico, desenvolvimento de tecnologias, marketing, entre outras.
Ainda segundo Milena, para algumas dessas áreas – como marketing – há dificuldades de se encontrar cursos na região. Por isso, o programa não vai se restringir à oferta de bolsas em instituições de ensino locais. Atualmente, a SWA está em tratativas com instituições para a assinatura de convênios que viabilizem as parcerias. “É um programa de promoção à educação, não só entre nossos colaboradores, mas para a sociedade em geral”, assinala a profissional, que convida: “Temos algumas empresas parceiras, clientes, que estão investindo no projeto. Contudo, qualquer instituição pode participar, de forma voluntária, e levar oportunidade de crescimento pessoal e profissional às pessoas”.
O objetivo é lançar as inscrições para o programa em janeiro. Haverá um processo de seleção básico, com o intuito de assegurar que as vagas sejam preenchidas por aquelas pessoas de fato comprometidas com o propósito de cursar a faculdade. Além da bolsa de estudos, a SWA oferecerá oportunidades de estágio na empresa, bem como qualificação, como a “escola de lideranças” – capacitação voltada à gestão de equipes.
De acordo com Miliati, o “Educa SWA” parte do princípio da importância de oferecer oportunidades para que as pessoas cresçam. A própria Milena é uma prova de como o gesto de abrir portas pode impulsionar o desenvolvimento de pessoas. Atualmente liderando a área de marketing da SWA, ela encontrou na empresa a chance de adquirir a experiência prática que precisava, depois de concluir o curso de Publicidade.
“Sou de Itaipulândia [também oeste do Paraná], e lá estudei sempre em escola pública. A região conta com campus da UTFPR [Universidade Tecnológica Federal do Paraná], mas com cursos em áreas que não eram de meu interesse. Consegui uma oportunidade em um programa de bolsas. Fiz Publicidade. Mas, depois de formada, sem ter feito estágio e sem trabalhar na área, fiquei dois anos sem conseguir entrar no mercado”, narra a diretora.
Foi quando, continua ela, surgiu a vaga na SWA, em 2018. Mais do que a experiência profissional em sua área de formação, a empresa lhe proporcionou, por meio da capacitação denominada “escola de lideranças”, adquirir conhecimento em gestão de pessoas. O que foi determinante para que a Milena chegasse ao cargo de direção que ocupa hoje.
A SWA Sistemas passa por um processo de expansão. Em outubro, assumiu as operações de uma então concorrente, a Matheus Soluções – Sistemas de Gestão Escolar, de Curitiba, movimento que eleva para R$ 7 milhões o faturamento anual da empresa. As soluções da SWA alcançam instituições de ensino superior em 22 unidades da federação. Em torno de 5% dos estudantes universitários do País são abrangidos pelos sistemas da empresa paranaense, fundada em 2006, por Leandro Scalabrin, a partir de um projeto que desenvolveu como estudante no Campus Medianeira da UTFPR.
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Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.