O que faz um gerenciamento de TI? Conheça 5 ferramentas!

O gerenciamento de TI é um investimento que deve ser feito por todas as organizações, considerando que é necessário equilibrar os recursos voltados para a tecnologia da informação. Contudo, esse trabalho pode ser um pouco complexo.

gerenciamento

Para facilitar, é necessário optar por uma estrutura que ajuda a lidar com os desafios de fazer o gerenciamento dos serviços de TI, o que engloba planejamento estratégico e gerenciamento de incidentes.

O conceito de gerenciamento de TI ficará claro no decorrer deste conteúdo, mas, para compreendê-lo, primeiro é necessário saber o que é o serviço de TI.

O serviço de TI possibilita a criação de valores entre o departamento de tecnologia da informação, a organização como um todo e seus clientes.

Também existe um conjunto de boas práticas que precisa ser adaptado ao contexto e a um nível de maturidade de cada empresa. Na maioria das vezes, a Tecnologia da Informação é vista como um recurso que ajuda a entregar valor aos clientes.

A área de TI traz diversos benefícios, mas para aproveitá-los, é necessário saber o que é o setor que abrange seu gerenciamento, por que as empresas devem aderir a esta prática e quais são as ferramentas dessa profissão. Confira!

Afinal, o que é gerenciamento de TI?

O gerenciamento de serviços de TI, também conhecido pela sigla GSTI, são processos que ajudam a planejar, executar e monitorar os serviços prestados pela área de Tecnologia da Informação.

Esse trabalho também é conhecido como IT Service Management (ITSM), que é a sua versão em inglês. 

Mas, de qualquer forma, seu propósito é garantir que os clientes tenham serviços de qualidade à sua disposição e que sejam capazes de atender às necessidades da companhia.

Na internet, podemos encontrar informações sobre vários assuntos, como a isenção de icms e ipi para deficientes não condutores, do mesmo modo em que é possível entender como fazer um bom trabalho de gerenciamento de TI.

Em primeiro lugar, a empresa precisa investir em pessoas, tecnologia e processos, e a partir disso terá acesso a todos os benefícios que esse gerenciamento é capaz de trazer.

É assim que a empresa vai otimizar seus recursos, melhorar os processos de comunicação e ser capaz de aplicar as melhores práticas.

Esse gerenciamento também é importante para promover a qualidade do serviço de TI e fazer com que esteja sempre aliado às necessidades do negócio.

Afinal, ele depende de colaboradores que tenham um perfil de liderança e bom planejamento estratégico, pois assim será possível ter uma visão dos processos deste setor e integrá-los aos objetivos da corporação. 

Entre as principais funções do profissional de gerenciamento de TI estão:

  • Estudar a evolução tecnológica;
  • Incorporar novas tecnologias;
  • Solucionar problemas de TI;
  • Fomentar a inovação tecnológica.

Eles também são responsáveis por motivar e integrar os colaboradores do departamento de TI, gerenciar as equipes e centros de desenvolvimento, além de integrar os recursos tecnológicos à organização.

Por que investir em gerenciamento de TI?

Um fabricante de letra caixa luminosa tem muitas razões para investir em gerenciamento de TI, pois suas funções são amplas e fundamentais, ao passo que trazem resultados positivos para o negócio.

O gerenciamento de TI ajuda a reduzir o downtime, que se refere ao tempo de inatividade da tecnologia, portanto, o tempo em que os recursos tecnológicos ficaram parados.

Essa situação é prejudicial para qualquer tipo de negócio, independentemente de seu porte ou segmento. Imagine, por exemplo, que o computador de uma empresa parou de funcionar e as vendas desse período não foram computadas.

Consequentemente, não é possível emitir a nota fiscal para os clientes, o que leva à paralisação das atividades e acaba proporcionando uma experiência negativa, que pode desencadear desistências e fazer com que os consumidores procurem os concorrentes.

Por outro lado, um bom gerenciamento de TI serve como atuação preventiva, que faz a manutenção dos recursos e mapeia problemas, reduzindo as chances de downtime.

Quando o usuário procura informações sobre qualquer assunto, como bateria heliar 65 amperes preço, quer consultar as plataformas das empresas com tranquilidade e ter uma experiência positiva, e o gerenciamento de TI garante essas condições.

Por meio dele, a organização consegue mapear os recursos e supervisioná-los com frequência, até encontrar oportunidades de melhoria.

Também é dessa forma que se consegue aumentar a eficiência dos ativos tecnológicos e possibilitar que tenham mais de uma função.

O fato de diminuir o downtime traz melhorias em relação à eficiência dos recursos, o que acaba por reduzir as chances de inatividade.

Na área de TI, as mudanças são constantes e muito rápidas, tendo em vista que a todo momento surge um novo software ou recurso que acelera os procedimentos e otimiza os processos.

Os profissionais responsáveis por fazer o gerenciamento de TI têm algumas responsabilidades específicas, como realizar estudos sobre novas tecnologias que aparecem no mercado.

Justamente por isso, esse trabalho permite que uma autoescola especializada em cnh b carro esteja sempre por dentro das novidades de seu setor, e assim terá mais capacidade de aproveitá-las.

Não podemos nos esquecer do fato de que implantar novas tecnologias pode fazer com que o negócio tenha ainda mais vantagens competitivas, afinal, ele está seguindo boas tendências de transformação digital.

Quando a organização possui uma gestão de TI consolidada, tem mais facilidade para mapear processos e equipamentos e construir um histórico com base neles.

Todas as informações são registradas para que os incidentes possam ser bem gerenciados, afinal, a corporação conta com o know-how que vai ajudar a solucionar problemas e a identificar pontos de melhoria.

Esse fator também ajuda a prevenir riscos, visto que existe uma supervisão constante dos ativos que mostra o que precisa de mais atenção e de que forma um problema pode ser resolvido.

Se uma clínica de bronzeamento artificial fizer todos os ajustes necessários, como o descarte de equipamentos e softwares que não desempenham mais a mesma função, consegue evitar riscos que eles trariam para as operações.

Esse gerenciamento também ajuda a traçar estratégias que minimizem os riscos e aumentam as oportunidades. Podemos usar como exemplo backup, que evita a perda de arquivos e pode ser realizado pelo gerenciamento dos recursos de TI.

Ferramentas para o gerenciamento de TI

O gerenciamento de TI traz muitos desafios, como melhorar o desempenho da equipe e otimizar os gastos do departamento.

O gestor de tecnologia da informação precisa manter tudo sempre bem organizado para evitar demandas de trabalho extras, além de desperdício de tempo e equipe desmotivada. Para isso, precisa contar com os seguintes recursos:

1 – FindUP

FindUP é uma ferramenta que ajuda a empresa a encontrar um profissional de TI próximo. É como se fosse uma rede de conexão entre os técnicos, que possui serviço de geolocalização e mostra os que estão mais próximos.

Com isso, uma empresa de analise de vibração em equipamentos rotativos pode solicitar um profissional que esteja mais próximo, a qualquer momento. Isso significa que não é mais necessário esperar horas pelo técnico.

2 – Runrun.it

Para as empresas que querem ter um controle mais eficaz em relação ao andamento do projeto, podem usar a Rurun.it como excelente opção de ferramenta.

Por meio dela, o gestor de TI verifica em qual etapa do projeto cada membro da equipe está trabalhando, permite definir prioridades, redefinir cronograma, estipular prazos, dentre outras necessidades.

Para facilitar ainda mais seu uso, os usuários podem acessar a ferramenta tanto pelo computador quanto pelo smartphone.

3 – Team Viewer

Uma empresa especializada na criação de video convite pode usar esse software de acesso remoto para desktop, que atualmente é considerado o mais usado do mundo.

Por meio dele, é possível controlar computadores remotamente e permitir que os clientes acessem tudo o que esse recurso tecnológico pode proporcionar.

4 – Trello

Essa ferramenta é útil para os gestores de TI que querem organizar melhor os projetos e tarefas. Está disponível para computadores e dispositivos móveis, e ajuda a controlar de maneira colaborativa o andamento dos projetos.

Isso acaba por facilitar muito o trabalho em equipe, reduz o desperdício de tempo e promove a reunião entre todos os membros.

5 – Rescue Time

O gerente de TI de uma oficina de injeção eletronica pode usar diferentes ferramentas, aplicativos, plataformas e sites, e uma dessas possibilidades é o Rescue Time.

Por meio dele, é possível analisar todas as janelas que ficam abertas no computador, e assim identificar com quais sites e programas os funcionários gastam mais tempo.

Com isso, o gestor de TI pode reavaliar as atividades, considerando os objetivos, e reduzir o tempo que os membros da equipe passam em cada uma delas.

Considerações finais

O gerenciamento de TI é muito importante para que o setor de tecnologia funcione de maneira correta, para garantir que seus serviços estejam compatíveis com as necessidades da empresa e seus clientes.

Por meio das ferramentas certas, a companhia tem acesso a todas as vantagens que somente esse trabalho é capaz de proporcionar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus

Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!