GSTI: o que é e como aplicar? Saiba quais são os 5 benefícios

GSTI

O GSTI é uma excelente ferramenta para todas aquelas pessoas que desejam possuir um maior dinamismo e organização do setor de TI da própria empresa, uma vez que a tecnologia da informação tem se mostrado um pilar fundamental da administração.

É justamente por isso que, independente do ramo de atuação, o investimento no poder dessa gestão é um meio seguro de garantir que as entregas se tornem rápidas e eficazes, ainda que seja para uma empresa que trabalhe com limpeza de sofá.

O setor da tecnologia da informação é responsável pela continuidade dos processos mais importantes de uma organização. Na verdade, é possível dizer até que uma companhia não pode sequer funcionar, caso alguns desses recursos parem de atuar corretamente.

Por isso, e para que seja possível otimizar o funcionamento de todos os processos por meio de uma gestão eficaz dessas ferramentas, para que até mesmo uma empresa que vende cozinha planejada possa ser otimizada, este artigo trará este tema como pauta principal.

Apresentando o conceito do gerenciamento dos serviços de TI, em conjunto com os seus principais conceitos e o seu objetivo, será possível trazer uma introdução ao assunto, para aqueles que não conhecem possam ter uma visão mais aprofundada.

Além disso, ainda será necessário retratar a sua aplicação e as suas abordagens, para mostrar como o seu funcionamento pode possibilitar uma melhora considerável para as empresas, ainda que se trate de uma loja para comprar cerca elétrica condomínio.

Por fim, e para que o artigo possa transmitir uma visão completa do assunto, ainda será possível finalizar com a apresentação dos principais benefícios da abordagem.

Afinal, em que consiste o GSTI?

O GSTI, que também é chamado de Gerenciamento de Serviços de TI, consiste em um conjunto de processos que envolvem os recursos da chamada Tecnologia da Informação, que é justamente o significado das duas últimas letras da sigla.

Em algumas ocasiões, também é possível encontrar uma menção ao serviço com a sigla ITSM, do inglês IT Service Management, que compreende o planejamento, a execução e o monitoramento dos trabalhos desenvolvidos na área.

O principal intuito dessa abordagem é assegurar a melhor eficiência de processos, dos trabalhos das pessoas e das tecnologias por meio da gestão estratégica das ferramentas, ainda que seja para uma empresa onde as pessoas vão para comprar persiana rolo.

Através dela, é possível garantir a qualidade no apoio aos outros setores e, em consequência disso, nas entregas feitas ao cliente final.

Dessa forma, ao compreender as necessidades do negócio e de todos os tipos de público envolvidos, essa gestão busca maneiras de gerar valor e ajudar na produtividade da companhia, por meio de entregas assertivas e processos mais bem estabelecidos.

Como é possível observar nas diversas empresas que fazem uso da abordagem, no Gerenciamento de Serviços de TI o andamento dos serviços de tecnologia é direcionado sempre pelas necessidades e objetivos da empresa.

Além disso, em diversos contextos, esse método de gestão deverá estar atrelado a diversas outras aplicações, como melhoria no caso da contínua, do conhecimento da pessoa usuária e do cliente do serviço, bem como também das atividades relacionadas e algumas outras.

Desse modo, até mesmo ao pensar nas ferramentas de auxílio logístico, é possível encontrar os impactos positivos do uso dessa gestão. Isso poderá ser benéfico em muitos sentidos, como para o aumento da saída de cabeceira casal king, dentre outros fatores.

Conceito e objetivo do GSTI

A gestão dos serviços de TI pode seguir o andamento de diversos modelos de aplicação, fazendo uso dos frameworks.

Um framework de TI consolida o estabelecimento de boas práticas sobre a administração das ferramentas tecnológicas.

Ele dá um direcionamento eficiente ao trabalho da área, consolidando padrões e orientações que colaboram para um melhor gerenciamento de projetos, processos e demais atribuições da área, ainda que a loja venda bateria 150 amperes para caminhão.

É do conhecimento dos especialistas da área que uma das principais metas do Gerenciamento de Serviços de TI é se manter alinhado às estratégias e necessidades da companhia.

Além disso, a escolha de um modelo eficiente de aplicação da gestão dos serviços de TI também dependerá dos objetivos que a empresa precisa alcançar e dos meios que irão gerar mais valor para os setores da companhia.

Sendo assim, é extremamente importante conhecer os cinco principais conceitos referentes a esta gestão. São eles:

  1. Melhoria contínua;
  2. Processo;
  3. Serviço;
  4. Usuário;
  5. Cliente.

Dentro da ideia do GSTI, o cliente é enxergado como quem paga pela aquisição dos serviços de tecnologia da informação.

Desse modo, se uma empresa faz a terceirização dos serviços, a companhia que ela atende deverá se tornar o cliente. Já nos casos dos setores internos de TI, as unidades, áreas ou setores da instituição são vistas como clientes.

Por sua vez, o usuário é definido como a pessoa que faz uso do serviço de TI no seu cotidiano, ainda que seja para a montagem quadro de comando elétrico.

Aqui, eles podem atuar como colaboradores de um cliente ou os profissionais de determinado setor, como os encarregados da área de faturamento, por exemplo.

Já o serviço é considerado, dentro do conceito do gerenciamento dos serviços de TI, como a união de diversos componentes que, atuando juntos, dão suporte aos processos da companhia.

Por fim, o processo é composto de diversas atividades que estão interligadas  e possuem o mesmo objetivo.

Fechando os conceitos do GSTI, é possível ter a melhoria contínua, um programa em que, a cada ciclo, renovados objetivos são traçados, para que possam ser cumpridos dentro de um prazo previamente estipulado.

Aplicação e abordagens

Para qualquer tomada de iniciativa dentro desse contexto, é fundamental que se realize um planejamento prévio do projeto, tendo um escopo que apresente os resultados almejados com a ação que precisa ser executada.

Para isso, é importante sempre ir listando todos os setores que estiverem envolvidos e que precisarão ser contemplados com os benefícios desse gerenciamento.

Um dos passos fundamentais dentro do gerenciamento de serviços de TI é a administração correta do tempo. É fundamental definir um cronograma para cada atividade, de acordo com os prazos prévios que forem definidos e aprovados.

Os custos por trás da manutenção e da execução do projeto precisam ser pré-definidos e analisados de acordo com o orçamento que for destinado ao projeto.

A alta qualidade dos projetos devem depender de uma execução adequada, que assegure a satisfação do cliente e extrapole as suas expectativas.

Além de recursos financeiros e tecnológicos, por mais incrível que possa parecer, as pessoas também possuem papel fundamental no gerenciamento de projetos de TI, tal como também são em uma cotação de uniforme personalizado lanchonete.

É papel do gestor direcionar as informações da melhor forma, explicando inúmeras maneiras diferentes e repetindo sempre, caso se mostre necessário.

A avaliação dos prós e contras deverá fazer parte dos pré-requisitos da excelência, sendo indicado a realização de um mapeamento de riscos e da aplicação de medidas de prevenção e contenção, nos casos mais extremos.

Também é sugerido que as contratações de profissionais específicos sejam feitas durante a implantação do projeto, juntamente com as aquisições de materiais e insumos necessários.

As pessoas são mais fortes juntas, integradas em uma equipe bem estruturada. E em um projeto de TI, não poderia ser diferente. Um projeto integrado, com a atuação de profissionais especializados e equipes colaborativas possui maiores chances de sucesso.

Quais são os benefícios dessa gestão?

Por fim, e para que este artigo fique completo, no sentido da sugestão e orientação do bom uso da abordagem para a otimização da funcionalidade dos setores de TI, será de grande utilidade retratar algumas das vantagens dessa proposta.

Desse modo, existem quatro grandes benefícios que podem ser citados quando o assunto é o gerenciamento dos serviços de tecnologia da informação. São eles:

  1. Aproximar o setor de TI das táticas de negócios;
  2. Potencializar a entrega dos serviços;
  3. Otimizar a experiência dos usuários;
  4. Aumentar a satisfação dos clientes.

Um dos principais objetivos da elaboração de um planejamento de gestão de serviços de TI é possibilitar um melhor alinhamento do setor com as táticas do empreendimento.

No momento em que isso é alcançado, o departamento e todos os demais se tornam um só, com um mesmo foco e fluxo.

Assim, com um bom gerenciamento de serviços de TI, fica mais simples e prático mapear e construir planos de ação para suprir as principais necessidades dos usuários.

Considerações finais

Para as empresas que desejam alcançar grande sucesso na administração do tempo, na ampliação da produtividade e na escalação dos lucros, não se pode deixar de lado a otimização do setor de tecnologia da informação.

Ou seja, com o bom uso da abordagem GSTI, é possível alcançar os resultados desejados muito mais depressa do que se imagina.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus

Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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